ituada na região nordeste do Rio Grande do Sul, a cidade de Caxias do Sul tem uma população que supera 400 mil habitantes, sendo a segunda maior cidade gaúcha em número de habitantes. Em termos de esgotos urbanos, é o município que contribui com a maior carga poluidora para as águas do Rio das Antas e do Rio Caí. Esses rios vão desaguar no Lago Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, onde a água precisa ser rigorosamente tratada para servir ao abastecimento público.
Em 1999 foi concebido o primeiro Plano Diretor de Esgotamento Sanitário de Caxias do Sul (PDES). Convencida de que a recuperação dos arroios que cortam a cidade e recebem toda a carga de efluentes industriais e domésticos terá reflexos futuros na qualidade de vida e no abastecimento da cidade, a direção do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae, por meio da Divisão de Esgotos e Recursos Hídricos, trabalha pelo sucesso do projeto de tratamento de esgotos na cidade.
Com o projeto “De Oito a Oitenta”, o SAMAE de Caxias do Sul venceu o Prêmio Expressão de Ecologia 2008 na categoria Controle da Poluição – Setor Público. O projeto descreve as diversas ações da entidade para o tratamento do esgoto e melhoria dos sistemas hídricos. A cidade gaúcha tratava, até três anos atrás, cerca de 6% do esgoto.
Atualmente o percentual já é de 12%. Investimentos em obras, todas já em andamento, permitirão alcançar um índice de quase 90% da população com esgoto tratado dentro de aproximadamente três anos.
|