Newsletter Ambiental 18/09/2008
Acesse o site do Prêmio Expressão de Ecologia
A
décima-sexta edição do Prêmio Expressão de Ecologia apresenta os vencedores 2008 da maior premiação ambiental do Sul. Em reunião realizada nos dias 1º e 2
de setembro, em Florianópolis, os jurados premiaram 42 trabalhos ambientais, além de conceder o título de Personalidade Ambiental ao professor-doutor e biólogo
da UFSC Ademir Reis.
Uma nova categoria, chamada Ação Ambiental, foi criada para premiar o Diálogo Florestal, um abrangente debate nacional que agrega empresas e entidades do setor, além de ONGs representativas e renomados ambientalistas, com o objetivo de criar soluções conjuntas para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Veja relação dos premiados no site:
www.expressao.com.br/ecologia

Recorde de inscrições
O Prêmio Expressão de Ecologia surgiu em 1993, um ano após a Rio Eco-92, e consolidou-se ao longo dos anos como a principal premiação ambiental do Sul do país, com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente. A edição de 2008 teve o recorde histórico de 164 projetos participantes, o maior número de inscritos em uma única edição dos 16 anos de existência do prêmio. Prova que o sucesso da premiação é um reflexo do aumento da consciência do setor produtivo sulista, que cada vez mais está inserindo a preservação do meio ambiente e de desenvolvimento sustentável entre os seus objetivos estratégicos.

Anuário 2008 do Prêmio Expressão de Ecologia
O Anuário Expressão de Ecologia circula em 2008 com uma novidade: além dos cases vencedores do 16º Prêmio Expressão de Ecologia, também serão apresentados todos os projetos participantes. A publicação inicia sua distribuição em novembro, com os melhores cases ambientais do Sul.

Personalidade Ambiental
O professor-doutor e biólogo do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Ademir Reis foi escolhido como Personalidade Ambiental do 16º Prêmio Expressão de Ecologia. Ademir também é diretor-técnico do Herbário Barbosa Rodrigues, de Itajaí (SC), dando continuidade ao trabalho do renomado ambientalista padre Raulino Reitz, premiado pela ONU pela qualidade das pesquisas botânicas e os serviços prestados em prol do meio ambiente. Além de sucessor de Raulino Reitz, Ademir Reis é considerado uma das grandes referências nacionais em recuperação de áreas degradadas. Seu valioso trabalho na conservação da biodiversidade, em especial na florística e ecologia das nossas florestas, foi justamente reconhecido pela coordenação do Prêmio Expressão de Ecologia.

Diálogo Florestal
Participantes do Diálogo Florestal
reunidos em Canoinhas (SC) para
mais uma reunião do Fórum Regional
O bem-sucedido Diálogo Florestal, que tem como protagonistas indústrias de celulose e papel, madeireiras, associações de reflorestamento e algumas das principais ONGs que atuam no Brasil, foi vencedor do Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Ação Ambiental. A idéia surgiu da necessidade de transformar conflitos entre ONGs e empresas em diálogo construtivo. O Diálogo Florestal começou em um Fórum Internacional, no âmbito da ONU, em 2003, e segue com várias reuniões regionais. Trata-se de um autêntico diálogo no interior da sociedade civil organizada onde são discutidas ações conjuntas para serem tratadas com o Estado e o Legislativo, como por exemplo a formatação de novas leis. A regulamentação da Mata Atlântica teve forte influência do Diálogo Florestal.

Em 2008, nos dias 17 e 18 de julho, aconteceu em Canoinhas (SC), a 1ª Reunião do Fórum Regional do Diálogo Florestal PR e SC, com avanços significativos para a conservação da biodiversidade na região. E no dia 15 de agosto foi realizado o Fórum do Diálogo Florestal do Rio Grande do Sul, que contou com 25 participantes na cidade de Rosário do Sul.

Conheça os demais projetos vencedores de 2008
no site do Prêmio Expressão de Ecologia:

www.expressao.com.br/ecologia

Outros projetos vencedores serão detalhados nas próximas newsletters

Realização



ANTISPAM

Para não receber mais a
Newsletter Ambiental da Expressão responda com o assunto REMOVER

Editora Expressão
Av. Rio Branco, 380 / 6º andar
CEP 88.015-200 – Florianópolis - SC
Fone: (48) 3222-9000 Fax: (48) 3222-7506
www.expressao.com.br