8º Prêmio Expressão de Ecologia (2000)

Conheça abaixo os vencedores por ordem alfabética.

 

78 projetos inscritos
22 projetos vencedores
Premiação: Tabajara Tênis Clube (8/12/2000)

 

Organização: Acapra (Associação Catarinense de Proteção aos Animais)
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Controle do Ambiente e da População de Animais Domésticos na Região Metropolitana de Florianópolis
Resumo do projeto: 
Sua principal ação tem sido resgatar cães e gatos de rua. A superpopulação dessas espécies já preocupa administradores de várias cidades. Como não é possível cuidar de tantos animais e o simples extermínio é uma solução polêmica, a Acapra divulga o conceito de "propriedade responsável". Entre janeiro de 99 e julho de 2000, encaminhou para doação, com a campanha "Amor sem Raça - Adote um Vira-Latas", 620 cães de rua.

 

Organização: AFUBRA - Associação dos Fumicultores do Brasil
Cidade: Santa Cruz do Sul (RS)
Categoria: Entidade de Classe
Título do projeto: Projeto Verde é Vida
Resumo do projeto: Em 1988, a Associação dos Fumicultores do Brasil decidiu unificar em uma campanha permanente todas as ações em favor do meio ambiente, que vinha desenvolvendo de forma esporádica. Daí surgiu o projeto Verde é Vida, que realiza, por exemplo, a distribuição gratuita de livros e materiais didáticos aos professores e alunos das escolas públicas e privadas dos 660 municípios da Região Sul onde a Afubra atua.

 

Organização: AGCO do Brasil 
Cidade: Santa Rosa (RS)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: A Produção mais Limpa como Estratégia na Eliminação dos Resíduos
Resumo do projeto: 
Com apenas R$ 6 mil e alterações simples no processo de produção, a unidade da AGCO do Brasil conseguiu um processo de produção mais limpo e com menos desperdícios, reduzindo o consumo de água, energia, produtos químicos e materiais.

 

Organização: RobertBosch 
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Projeto Bosch para Eliminação de Solventes
Resumo do projeto: A fábrica trocou as lavadoras de peças, que usavam solvente de elevada toxicidade, por máquinas que utilizam detergente alcalino - menos agressivo ao ambiente - com reaproveitamento de água e eliminação do resíduo industrial. Não usa mais o solvente percloro-etileno, diminuindo o perigo de contaminação de lençóis freáticos, e entre os resíduos da empresa não há mais nenhum produto de alta toxicidade para ser processado.

 

Organização: Bunge 
Cidade: Esteio (RS)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Ecologia e Cidadania: Respeito Ambiental para Melhorar a Qualidade de Vida dos Colaboradores, da Comunidade e Preservação dos Recursos Naturais
Resumo do projeto: 
Única empresa do Hemisfério Sul que produz proteína isolada de soja, a Bunge também era responsável pela emissão de efluentes em volume equivalente ao de uma cidade de 600 mil habitantes, apesar de utilizar tecnologia sofisticada. Em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, chegou a uma solução inovadora: o sistema anaeróbico no qual bactérias transformam o resíduo orgânico em gás, que volta para a fábrica na forma de combustível.

 

Organização: Cecrisa
Cidade: Criciúma (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Reutilização do Resíduo de Esmalte como Matéria-Prima do Processo
Resumo do projeto: 
Um dos maiores problemas ambientais das indústrias cerâmicas é o resíduo de esmalte, que contém metais pesados, perigosos para o ecossistema. O resíduo é resultado da lavagem de máquinas que absorvem o esmalte - a camada superficial do piso. A solução veio em 1997 com uma mudança: o resíduo de esmalte deixou de fazer parte da camada de cobertura e passou a compor a massa, como elemento de fundição. A empresa consegue utilizar 100% do esmalte, tornando o circuito de produção fechado.

 

Organização: Cysy Mineração 
Cidade: Jaguaruna (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: O Planejamento Ambiental na Extração de Conchas Calcárias
Resumo do projeto: A empresa desenvolve um trabalho de planejamento ambiental que abrange pesquisa e delimitação da área de calcário explorada para possibilitar a extração de conchas que se encontram ao longo da costa brasileira, sem agredir o meio ambiente. Os lençóis de conchas são reservas naturais de carbonato de cálcio, substância importante para a agricultura, para a pecuária, e para as indústrias de cerâmica, vidro, borracha, PVC e tintas.

 

Organização: DSM Elastômeros
Cidade: Triunfo (RS)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Projeto de Redução de Emissões do Solvente Hexano para a Atmosfera
Resumo do projeto: 
Maior fabricante de borracha sintética tipo EPDM da América Latina, a DSM Elastômeros se preocupou com a emissão do solvente usado no processo de fabricação da borracha sintética: o hexano. Com um pequeno investimento e um processo de engenharia com inovação tecnológica o problema foi sanado por completo, eliminando o mau cheiro e reduzindo sua emissão na atmosfera.

 

Organização: Embrapa Florestas 
Cidade: Colombo (PR)
Categoria: Manejo Florestal
Título do projeto: Tecnologia para Manejo Sustentável de Reflorestamentos
Resumo do projeto: O reflorestamento para extração de madeira e celulose tem um papel fundamental na preservação do meio ambiente. Além de evitar o corte de mata nativa, garante a cobertura vegetal, proteção do solo e captura de gás carbônico - um dos elementos responsáveis pelo efeito estufa. A Embrapa desenvolveu um conjunto de softwares que simula desbastes de florestas, indicando a melhor forma de fazê-lo. Também identifica a quantidade de gás carbônico capturada pela floresta, para dimensionar o desempenho da área reflorestada.

 

Organização: EPAGRI – Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural
Cidade: Santa Catarina
Categoria: Agropecuária e Produto Verde
Título do projeto: Projeto de Produção Orgânica de Alimentos
Resumo do projeto: Depois de ter dois cases entre os vencedores do Prêmio Expressão de Ecologia no ano anterior, a Epagri repetiu a façanha e conquistou dois troféus. Na categoria agropecuária com o projeto de difusão da rizipiscicultura - a cultura da criação de peixes em lavouras de arroz; e na categoria produto verde, com um trabalho de produção orgânica de alimentos.

 

Organização: Fundação Municipal de Meio Ambiente 
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Turismo e Qualidade de Vida
Título do projeto: Trilhas de Interpretação: Roteiros de Ambiente
Resumo do projeto: A fundação implantou trilhas interpretativas no Parque da Lagoa do Peri, localizado ao sul da ilha. Foram cinco meses de trabalho, até transformar as precárias picadas existentes no local em trilhas com infraestrutura para receber visitantes. A ordenação dessas trilhas visa ainda facilitar o trabalho de fiscalização.

 

Organização: Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Conscientizando para Preservar
Resumo do projeto: Em uma década, a Fundação O Boticário incentivou 650 projetos, com a doação de US$ 4 milhões e ajudou a capacitar mais de 400 pessoas. Além de manter um trabalho constante de educação ambiental na Reserva Salto Morato, em Guaraqueçaba (PR), a fundação está empenhada em disseminar a consciência ecológica. Criou o Projeto de Promoção de Responsabilidade Social Empresarial com foco em Meio Ambiente, em conjunto com a Fundação Avina, da Suíça.

 

Organização: Global Telecom 
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Global Ecológica
Resumo do projeto: A operadora de telefonia móvel para Santa Catarina e Paraná assumiu uma parcela de responsabilidade pela preservação ambiental, se antecipando à legislação que obriga fabricantes e revendedores a providenciar um destino final às baterias de celular. Em maio de 99, começou a distribuir brindes aos consumidores que entregassem suas baterias. Mesmo com o fim dos brindes, a prática se manteve.

 

Organização: Instituto Larus
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Manejo Florestal
Título do projeto: Reserva Particular do Patrimônio Natural do Morro das Aranhas
Resumo do projeto: Trata-se de uma área de 440 mil metros quadrados de Floresta Atlântica, restinga, dunas, praias, lagoas, sítios arqueológicos e um lençol freático estratégico para o abastecimento de milhares de pessoas no resort Costão do Santinho. Para evitar a degradação, o resort encomendou ao Larus um trabalho de pesquisa, proteção e educação ambiental.

 

Organização: Klabin 
Cidade: Correia Pinto (SC)
Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas
Título do projeto: Bota-Fora Nunca mais
Resumo do projeto: Ao longo de 30 anos de intensa atividade de fabricação de papel e celulose, a Klabin acabou deteriorando boa parte dos 100 hectares onde se localiza a fábrica. Os resíduos do processo produtivo eram dispostos, sem maiores cuidados, em áreas perto da fábrica. Depois de implantar um sistema de gerenciamento dos resíduos industriais, a Klabin Celucat investe na revegetação de 11 áreas degradadas pela deposição dos resíduos.

 

Organização: Prefeitura de Chapecó 
Cidade: Chapecó (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Do lixão à Busca da Qualidade de Vida
Resumo do projeto: Com a conclusão da primeira fase do aterro sanitário, capaz de receber as 70 toneladas diárias de lixo, a administração municipal resolveu um dos maiores problemas da cidade de Chapecó, município do extremo-oeste catarinense que em 2000 possuía 144 mil habitantes. Também foi criada uma cooperativa, que reúne 23 catadores, para fazer a triagem e classificação do lixo coletado seletivamente.

 

Organização: Prefeitura de Pinhais 
Cidade: Pinhais (PR)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Clube Verde
Resumo do projeto:  A ideia é envolver as crianças na defesa e melhoria do meio ambiente. O projeto teve grande acolhida já no primeiro ano, com a adesão de todas as escola da cidade. Os Clubes Verdes, formados pelos alunos, que realizaram diversas manifestações públicas por uma maior consciência ambiental, campanhas de arrecadação de latas e embalagens de plástico e de implantação da coleta seletiva nas escolas.

 

Organização: Prefeitura de Porto Alegre - Secretaria do Meio Ambiente
Cidade: Porto Alegre (RS)
Categoria: Marketing Ecológico
Título do projeto: Agenda Ambiental Permanente
Resumo do projeto: Com 15 imagens e textos de personalidades de várias áreas da cultura porto-alegrense, a Agenda Ambiental Permanente, lançada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre, homenageou os 65 anos de uma das mais antigas e queridas áreas de lazer da capital gaúcha: o Parque Farroupilha, com mais de 20 milhões de metros quadrados de áreas verdes. É nele que a história da cidade é contada.

 

Organização: PROAMB - Fundação Bentogonçalvense Pró-Ambiente
Cidade: Bento Gonçalves (RS)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: A Proamb e a Gestão e Disposição de Resíduos Sólidos Industriais
Resumo do projeto: Para dar destino final adequado aos resíduos industriais, 31 empresas criaram a Fundação Bentogonçalvense Pró-Ambiente (Proamb), em 1991. A Proamb assessora as empresas na minimização, segregação, tratamento e destinação dos resíduos sólidos industriais. Sua central de resíduos recebe rejeitos industriais perigosos e não-inertes.

 

Organização: Toalia 
Cidade: Blumenau (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Avaliação da Biodegradabilidade de Corantes Auxiliares Têxteis Através de Teste Microbiológico Rápido
Resumo do projeto: 
Como parte do projeto Ecogoman, que envolveu diversas indústrias têxteis do Brasil e da Alemanha, a empresa desenvolveu um sistema para teste da biodegradabilidade dos corantes usados, para minimizar os efeitos ambientais. No caso da Toalia, oito substâncias identificadas como poluentes em excesso foram eliminadas neste processo.

 

Organização: Weg Química
Cidade: Guaramirim (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Implantação de Estação de Tratamento de Efluentes
Resumo do projeto: A fábrica, líder nacional no mercado de tintas industriais para o segmento de máquinas e equipamentos, desativou uma estação de tratamento de esgotos (ETE) manual com vazão de um metro e meio cúbico por hora e instalou uma nova, totalmente automatizada, capaz de processar até 7 metros e meio por hora.

 

Organização: White Martins
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Controle da Poluição - Química
Título do projeto: Lavagem de Roupas com Ozônio
Resumo do projeto: 
A empresa introduziu no Brasil a lavagem industrial com ozônio em 1996. A utilização do ozônio foi testada em lavanderias das redes hospitalar e hoteleira, com resultados muito bons em ambos os casos. Devido à eliminação de algumas etapas de lavagens, é possível obter uma redução média de 30% no consumo de água, que pode chegar a 65% no caso de roupas pouco sujas, reduzindo volume de efluentes gerados.

 

Vencedores por ano:

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.