10º Prêmio Expressão de Ecologia (2002)

Conheça abaixo os vencedores por ordem alfabética.

 

158 projetos inscritos
28 projetos vencedores
Premiação: FIESC (29/11/2002)

 

Organização: A Notícia
Cidade: Joinville (SC)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: A Notícia, em Sintonia com o Meio Ambiente
Resumo: A empresa, certificada com a ISO 14001, tem um sistema de gestão ambiental voltado para os impactos relacionados ao papel, efluentes e tinta da confecção do jornal. Os cadernos AN Verde, AN Escola e AN Segunda são confeccionados em papel reciclado, e o restante é produzido com papel sem cloro elementar e tinta atóxica.

 

Organização: AGCO do Brasil
Cidade: Canoas (RS)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Utilização Ecoeficiente de Embalagens e Uso Racional da Água
Resumo: Programa que procura diminuir os impactos ambientais causados por suas embalagens. Desta forma, foram substituídas as embalagens descartáveis por retornáveis e reaproveitamento. "Uso racional da água" relata as medidas tomadas pela empresa como reutilização, utilização da água da chuva no processo industrial e instalação de torneiras automáticas.

 

Organização: Agrícola Fraiburgo
Cidade: Videira (SC)
Categoria: Agropecuária
Título do projeto: Controle Biológico de Lagartas com Uso de Trichogramma Pretiosum
Resumo: A empresa desenvolveu em laboratório o parasita Tricograma, com o objetivo de conter lagartas dos tipos Grafolita e Enroladeira, que podem comprometer a produção macieira. Essas pragas estão se proliferando em função de um desequilíbrio no ecossistema da região, que matou seus predadores naturais. O Tricograma, ao eliminar as lagartas, está contribuindo para a volta do equilíbrio ambiental em Videira.

 

Organização: Apremavi
Cidade: Rio do Sul (SC)
Categoria: Conservação de Recursos Naturais
Título do projeto: Conservando a Mata Atlântica Através do Enriquecimento das Florestas secundárias
Resumo: O projeto surgiu a partir da constatação de que proprietários rurais não dão valor às florestas secundárias e tendem a substituí-las por culturas agrícolas ou pastagens. Com o enriquecimento (plantio de espécies nativas), acompanhado de campanha pela preservação, as florestas recuperam sua diversidade mais rápido e possibilitam alternativas de manejo sustentável no futuro.

 

Organização: Bardusch Arrendamentos Têxteis
Cidade: São José dos Pinhais (PR)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Ações Práticas de Controle Ambiental
Resumo: O programa de gestão ambiental da Bardusch procura encontrar soluções ecologicamente corretas que aumentem a competitividade e a produtividade, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas com a fábrica. Para isso, entre outras medidas práticas, foi diminuída a quantidade de resíduos na água descartada e a lagoa de decantação foi desassoreada.

 

Organização: Robert Bosch
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Produto Verde
Título do projeto: CRI e UP - Tecnologia a Favor da Natureza
Resumo: A fabricante de peças e acessórios Bosch desenvolveu dois sistemas de injeção de óleo diesel no motor, CRI e o UP, que diminuem o consumo do combustível, são de fácil manuseio e diminuem a emissão de poluentes.

 

Organização: Ceusa
Cidade: Urussanga (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Conjunto de Esmaltação - Redução de Efluentes Líquidos
Resumo: A cerâmica desenvolveu um processo de esmaltação inovador, que permite uma redução de 60% de esmaltes tratados, acarretando diminuição equivalente nos resíduos líquidos gerados e no consumo de água. O investimento realizado foi recuperado em menos de quatro meses.

 

Organização: Copel
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Regeneração de Óleo Isolante com Terra Fuller Reciclada
Resumo: O óleo isolante é amplamente usado nos equipamentos do sistema elétrico. Para recuperar os óleos que estão precisando ser trocados sem desligar o transformador e cortar a energia para os consumidores, a Copel desenvolveu a regeneração on-line, na qual o isolante é adicionado da argila chamada de terra fuller reciclada. Esta mistura gera um produto que pode ser descartado sem qualquer dano ao meio ambiente.

 

Organização: Curtume Caxiense
Cidade: Caxias do Sul (RS)
Categoria: Controle de Poluição
Título do projeto: Substituição do Processo de Curtimento de Peles Ovinas
Resumo: A empresa realizou uma inovação no processo de curtir as peles ovinas. O uso de produtos químicos agressivos ao meio ambiente foi substituído pelo uso de outros, de origem natural, e, portanto, não poluentes. Além de diminuir a quantidade de efluentes, essa medida aumentou a produtividade e reduziu sensivelmente os custos.

 

Organização: Dalquim 
Cidade: Lages (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Fechamento do Circuito de Águas com Extinção de Descartes de Efluentes e Resíduos Classe II
Resumo: Em vez de construir um aterro industrial para depositar resíduos de bauxita, a Dalquim resolveu procurar uma alternativa que tivesse ainda menos impactos ambientais. Depois de pesquisas, descobriu que os resíduos poderiam ser utilizados na composição da cerâmica vermelha, para a fabricação de tijolos. Desta forma, a bauxita passou de resíduo de classe II (não-inerte) a matéria-prima.

 

Organização: DSM Elastômeros
Cidade: Triunfo (RS)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Projeto de Otimização da Área de Pré-Tratamento de Efluente Orgânico
Resumo: A intenção do projeto é reduzir o teor de alumínio e vanádio (elemento químico) nos efluentes. Essa redução é feita através da precipitação desses metais, que formam uma lama e podem ser utilizados na fabricação de tijolos refratários e cimento. Após a implantação do pré-tratamento, a concentração de alumínio e vanádio nos efluentes orgânicos caiu 72% e 73%, respectivamente.

 

Organização: Emater
Cidade: Tomazina (PR)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Oficinas de Educação Ambiental
Resumo: A empresa investiu na capacitação dos professores das redes pública e privada para que estivessem preparados para trabalhar com seus alunos a temática ambiental e desenvolver projetos na área dentro da escola. Até 2002, envolveu 624 professores de dez municípios do interior do Paraná, totalizando mais de 15 mil alunos atendidos.

 

Organização: EPAGRI – Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural
Cidade: Chapecó (SC)
Categoria: Agropecuária
Título do projeto: Controle Biológico da Praga dos Citros
Resumo: Desenvolvimentode um estudo para promover o controle biológico do minador-dos-citros, que ameaça plantações de laranja. A introdução da vespa Ageniaspis citricola para o controle da praga foi feito em duas regiões produtoras no Oeste de Santa Catarina, onde predominam pequenas propriedades. Os resultados tornaram dispensáveis o uso de inseticidas, que prejudicam a qualidade dos frutos.

 

Organização: Fras-Le
Cidade: Caxias do Sul (RS)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Projeto de Melhorias na ETE
Resumo: A fabricante de materiais de fricção implantou melhorias na sua estação de tratamento de efluentes, que já estava de acordo com a legislação ambiental. Melhorou a qualidade físico-química de seus resíduos e reduziu o consumo de água e a demanda de oxigênio e de nitrogênio.

 

Organização: Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
Cidade: São José dos Pinhais (PR)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Estação Natureza
Resumo: A fundação mantém a exposição interativa Estação Natureza, com o objetivo de alertar o público visitante sobre a preservação ambiental. Trata-se de uma exposição permanente com informações e imagens que representam os biomas brasileiros. O projeto é voltado para todas as idades, e recebeu quase 14 mil estudantes das redes públicas em seis meses de funcionamento.

 

Organização: Furukawa
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Sistema de Produção Furukawa e Gestão Ambiental
Resumo: O sistema de produção e gestão ambiental da Furukawa é fundamentado na redução de custos pela diminuição das perdas, reaproveitamento de sucatas, aumento da produtividade e reutilização de resíduos recicláveis. A empresa de componentes eletrônicos investiu na capacitação de funcionários para conseguir bons resultados ambientais e produtivos.

 

Organização: Ilha do Papagaio
Cidade: Palhoça (SC)
Categoria: Turismo e Qualidade de Vida
Título do projeto: Ilha do Papagaio: Charme e Respeito ao Meio Ambiente
Resumo: A Pousada Ilha do Papagaio é um exemplo de empreendimento turístico ecologicamente correto. Utiliza fontes de energia alternativa, de menor impacto ambiental. Todo efluente gerado é tratado na própria ilha. O lixo reciclável é vendido e os recursos obtidos são destinados às escolas da comunidade. O óleo queimado no restaurante é transformado em sabão em barra pelos próprios funcionários.

 

Organização: Kepler Weber
Cidade: Porto Alegre (RS)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: A Galvanização se Associa à Natureza
Resumo: A implantação do sistema de gestão ambiental da empresa é referência na área. Sua estação de tratamento de efluentes é composta por duas estações de tratamento físico, químico e biológico e, ainda, por equipamentos de proteção atmosférica que impedem o lançamento de resíduos no meio ambiente. A água é devolvida praticamente 100% pura à natureza.

 

Organização: Klabin 
Cidade: Guaíba (RS)
Categoria: Manejo Florestal
Título do projeto: Manejo Florestal Klabin Celulose Riocell - A Certificação Florestal e Seus Benefícios
Resumo: A Klabin é certificada pelo Conselho de Manejo Florestal (FSC), entidade internacional que avalia o manejo em uma determinada área, levando em conta aspectos sociais, ambientais e econômicos. A indústria mantém 161 hortos em 24 municípios da região de Guaíba, totalizando quase 70 mil hectares. Destes, 55% são compostos por diversos tipos de eucalipto, manejados com objetivo comercial. O restante é mantido como área de preservação permanente.

 

Organização: Malwee
Cidade: Jaraguá do Sul (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Ecologia na Malwee
Resumo: A empresa implantou a primeira estação ecobiológica de tratamento de efluentes industriais da América do Sul. O novo sistema possibilitou o alcance de várias metas ambientais da Malwee: redução de 66% do lodo residual e de 70% do consumo de energia elétrica, reutilização de parte do gás carbônico liberado pelas caldeiras e aumento da eficiência do sistema.

 

Organização: Marcopolo
Cidade: Caxias do Sul (RS)
Categoria: Controle de Poluição
Título do projeto: Reciclagem com Reúso - em Busca da Sustentabilidade
Resumo: A fabricante de carrocerias Marcopolo passou a reutilizar em larga escala os papéis tipo craft e semi-craft utilizados nas pinturas, antes descartados como resíduo. Depois de reciclados, os produtos voltam para a linha de produção com a mesma função.

 

Organização: Prefeitura de Porto Alegre
Cidade: Porto Alegre (RS)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Programa Guaíba Vive - Gestão Integrada da Orla do Lago Guaíba
Resumo: O Lago Guaíba é responsável por grande parte da água consumida pela cidade de Porto Alegre. Para frear o desenvolvimento de atividades industriais e urbanização na orla, a prefeitura lançou o programa Guaíba Vive, que investiu em educação ambiental e projetos culturais para conscientizar a população da importância do lago.

 

Organização: Souza Cruz 
Cidade: Santa Cruz do Sul (RS)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Clube da Árvore - Consciência Ecológica Também se Planta
Resumo: O Clube da Árvore é o programa de educação ambiental desenvolvido há 20 anos pela Souza Cruz para alunos de escolas do meio rural. Cada ano é eleito um tema relacionado ao meio ambiente, e as escolas recebem material didático, cartazes, jogos educativos e kits para a produção de mudas. Ao todo, o programa já atingiu 70.000 pessoas e mais de 400.000 mudas já foram plantadas.

 

Organização: TECPAR - Instituto de Tecnologia do Paraná
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Tecnologia de Controle Ambiental
Título do projeto: Projeto Neociclagem
Resumo: O Instituto desenvolveu um novo sistema de reciclagem de embalagens laminadas. Os processos utilizados até então eram de custo elevado e com intenso uso de energia. Esse novo processo baseia-se em uma fórmula química, que, quando aquecida, separa totalmente as camadas da embalagem, disponibilizando os componentes.

 

Organização: Tractebel Energia
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Conservação de Recursos Naturais
Título do projeto: Monitoramento e Conservação do Lago da Usina Hidrelétrica Passo Fundo
Resumo: Em parceria com a PUC-RS, a Tractebel desenvolveu um estudo sobre a fauna e flora aquáticas e a qualidade da água do lago da usina. Com os resultados, está sendo implantado um sistema de gestão ambiental, que vai promover, entre outros, o repovoamento de peixes e atendimento da demanda para pesca e o reflorestamento das áreas ciliares.

 

Organização: UNIOESTE - Universidade do Oeste do Paraná
Cidade: Toledo (PR)
Categoria: Conservação de Recursos Naturais
Título do projeto: Estudo da Migração dos Peixes no Rio Paraná
Resumo: O estudo da migração é um projeto de parceria entre a Unioeste e a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional. A pesquisa é realizada pelo monitoramento da migração dos peixes, utilizando os métodos de marcação e recaptura das espécies. Ao estabelecer as rotas e os períodos migratórios, acaba financiando a atividade pesqueira sustentável.

 

Organização: Volkswagen do Brasil 
Cidade: São José dos Pinhais (PR)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Processo de Pintura Volkswagen Audi
Resumo: Para produzir carros com a mesma qualidade da Europa e com menor impacto ao meio ambiente, a montadora passou a utilizar tintas à base de água. Anualmente, 400 mil quilos de solvente deixaram de ser liberados no processo de pintura. A tecnologia aplicada aos fornos de secagem possibilitou menor quantidade de gases liberados na atmosfera.

 

Organização: Volvo
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Marketing Ecológico
Título do projeto: Caravana Ecológica
Resumo: A Volvo desenvolveu uma campanha contra o tráfico de animais silvestres, o terceiro maior comércio ilegal do mundo. A montadora passou a incentivar caminhoneiros a não transportarem animais e a combater este ato criminoso através de denúncias. O programa conta com um espetáculo de teatro mambembe e uma cartilha sobre preservação do meio ambiente.

 

Vencedores por ano:

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.