11º Prêmio Expressão de Ecologia (2003)

Conheça abaixo os vencedores por ordem alfabética.

 

75 projetos inscritos
25 projetos vencedores
Premiação: SER Tigre (25/11/2003)

 

Organização: 5º Pelotão da Polícia Militar de Proteção Ambiental 
Cidade: Lages (SC)
Categoria: Educação Ambiental
Títulos dos projetos: Projeto Ambiental Mirim e Protetor Ambiental da Melhor Idade
Resumo:  São duas versões de um programa voltado à educação ambiental. O primeiro, patrocinado pela empresa Madepar, é voltado a jovens de 12 a 14 anos e visa transmitir a eles conhecimentos básicos sobre ecologia, para que possam alcançar sua cidadania ambiental. O segundo, pioneiro em Santa Catarina, capacita pessoas com mais de 60 anos para uma nova consciência ambiental em suas comunidades e conta com patrocínio da empresa Dalquim.

 

Organização: AGCO do Brasil
Cidade: Canoas (RS)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Gestão Ambiental: Um Compromisso com a Vida
Resumo: Certificada pela ISO 9000, pela ISO 14001 e pela OHSAS 18001, a AGCO possui várias ações em seu sistema de gestão ambiental: tecnologias limpas no processo industrial, coleta seletiva, reaproveitamento, redução e reciclagem de resíduos. Realiza programas de educação ambiental, campanhas de prevenção à saúde e segurança do trabalhador, e a integração com a comunidade. É focada na prevenção e na solução de problemas socioambientais.

 

Organização: Amanco 
Cidade: Joinville (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: A Ecoeficiência e a Responsabilidade Social na Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Resumo: A empresa adequou o gerenciamento de resíduos realizando ações como a sensibilização dos colaboradores sobre o tema e implantação da coleta seletiva. Os resultados são comprovados pela evolução do grau de conformidade nas auditorias do trabalho de coleta e pela redução na geração de lixo comum em cerca de 58%.

 

Organização: Camargo Corrêa
Cidade: Campos Novos (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Os Cuidados com os Resíduos na Obra de Campos Novos
Resumo:  O trabalho foi desenvolvido durante as obras de construção da Usina Hidrelétrica de Campos Novos (SC), com a adoção de diversas ações e práticas sustentáveis para minimizar e destinar adequadamente seus resíduos. A iniciativa comprova a possibilidade de implantação de grandes empreendimentos minimizando ao máximo os impactos ambientais e em harmonia com as comunidades do entorno da obra.

 

Organização: Camargo Corrêa
Cidade: Veranópolis (RS)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Gestão Ambiental na Obra de Monte Claro
Resumo:  O projeto apresenta o sistema de gestão ambiental aplicado durante a construção da Usina Hidrelétrica de Monte Claro, em Veranópolis (RS). Os principais enfoques são os equipamentos ambientalmente adequados implantados e os trabalhos para prevenção dos impactos ao meio ambiente, desenvolvidos por meio de treinamento e atividades para conscientização dos envolvidos no empreendimento: gestores, funcionários e comunidades.

 

Organização: Ceusa 
Cidade: Urussanga (SC)
Categoria: Conservação de Insumos de Produção
Título do projeto: Reaproveitamento de Particulados do Processo de Atomização
Resumo:  Reaproveitamento do pó e das cinzas leves (particulados) gerados no sistema de atomização da massa utilizada na fabricação dos produtos cerâmicos, através de filtros. Todo o particulado gerado é reaproveitado. A implantação do sistema proporcionou um retorno para o processo produtivo de 300 toneladas/mês de massa, que eram depositadas em aterros. Isso representou um aumento de 5% na produção do setor, e também um lucro de R$ 30 mil mensais.

 

Organização: Cia. Iguaçu de Café Solúvel 
Cidade: Cornélio Procópio (PR)
Categoria: Conservação de Insumos de Produção - Água
Título do projeto: Diminuição do Consumo de Água no Processo do Café Solúvel
Resumo:  Já visando o projeto futuro de ciclo fechado de consumo de água, a empresa adotou a partir de setembro de 2002 diversas medidas e práticas voltadas à diminuição do gasto deste insumo por cada quilo de café solúvel produzido. Foram desenvolvidos trabalhos de redução do consumo de água nos crioconcentradores, no resfriamento, na limpeza das prensas da estação de tratamento de efluentes e nos concentradores de extrato de café solúvel.

 

Organização: COPATI - Consórcio Intermunicipal para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi 
Cidade: Londrina (PR)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Programa Pingo d'Água
Resumo: Atinge cerca de 90% das prefeituras de municípios na Bacia do Rio Tibagi, no Paraná. Aplicado em 13 municípios, envolvendo 10.500 alunos e 444 professores, o Programa Pingo D'Água foi criado em 1989, por iniciativa de algumas administrações municipais pela preservação ambiental da região. A entidade passou a atender também a iniciativa privada, contando hoje com 30 empresas associadas, além de 35 prefeituras e quatro entidades sem fins lucrativos.

 

 

Organização: Docol
Cidade: Joinville (SC)
Categoria: Marketing Ecológico
Título do projeto: Prêmio Docol / Ministério do Meio Ambiente de Jornalismo - Destaque na Economia de Água
Resumo: Líder nacional no segmento de metais economizadores de água e uma das maiores fabricantes de metais sanitários da América Latina, a empresa percebeu que era necessário um trabalho muito forte de conscientização na questão da água. Lançado no Senado Federal, em Brasília, no dia 29 de março de 2000, o Prêmio Docol / Ministério do Meio Ambiente de Jornalismo foi criado para destacar reportagens sobre a preservação dos recursos hídricos.

 

Organização: Döhler 
Cidade: Joinville (SC)
Categoria:Gestão de Resíduos Sólidos Industriais
Título do projeto: Döhler Água Limpa
Resumo:  Modernização do processo de tratamento biológico dos despejos industriais líquidos com o uso de lodos ativados. A empresa importou tecnologia italiana para aperfeiçoar seu sistema de tratamento dos despejos líquidos e reutilizar até 50% da água do processo fabril. Com isso, devolve para os mananciais um efluente líquido ainda mais limpo. Investiu US$ 2 milhões e a nova estação assegurou ganho ambiental no tratamento da água e economia de energia.

 

Organização: Embrapa Florestas 
Cidade: Colombo (PR)
Categoria: Conservação de Recursos Naturais
Título do projeto: Basemflor - Banco de Sementes Florestais da Mata Atlântica
Resumo: O objetivo do projeto é disponibilizar sementes de espécies arbóreas de elevada qualidade genética, física, fisiológica e sanitária. Além disso, busca desenvolver pesquisas científicas em sementes florestais nativas e oferecer treinamento e capacitação em tecnologia de sementes. O foco é estimular a criação de novos bancos e conservar espécies ameaçadas de extinção, sob a forma de sementes.

 

Organização: IAF - Instituto Agroflorestal Bernardo Hakvoort 
Cidade: Turvo (PR)
Categoria: Conservação de Recursos Naturais
Título do projeto: Alternativas Sustentáveis de geração de renda para Agricultores Familiares da Região Centro Paraná
Resumo:  Diante de dados como o maior índice de mortalidade infantil e da classificação de Turvo como cidade mais pobre do Paraná, o IAF partiu para a viabilização de alternativas de renda sustentáveis para as famílias inseridas em pequenas áreas de remanescentes da floresta com araucária no bioma mata atlântica. Atualmente as plantas medicinais representam a maior fonte de renda para as famílias envolvidas no projeto.

 

Organização: Itaipu / UNIOESTE - Universidade Estadual de Oeste do Paraná 
Cidade: Toledo (PR)
Categoria: Conservação de Recursos Naturais
Título do projeto: Estudo de Ovos e Larvas de Peixes no Reservatório de Itaipu
Resumo:  Parceria entre os membros do Grupo de Pesquisa em Recursos Pesqueiros e Limnologia da Unioeste e da Itaipu Binacional, visando monitorar continuamente os locais e áreas de desovas. Os estudos são importantes para determinar onde as espécies que terão acesso ao reservatório irão se reproduzir e se esse acesso permitirá o aumento das populações no reservatório, fornecendo subsídios para medidas de proteção e preservação dos estoques pesqueiros.

 

Organização: LACTEC - Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Tecnologia de Controle Ambiental
Título do projeto: Implantação do Sistema de Resíduos nas Usinas Hidrelétricas e Termelétricas da Copel
Resumo:  Gerenciamento de resíduos industriais nas hidrelétricas e termelétricas da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), inserido no Sistema de Gestão Ambiental da empresa. Os resíduos, efluentes e emissões foram identificados e classificados conforme a periculosidade, e foram definidos os procedimentos para armazenamento, transporte e correta destinação final.

 

Organização: Lojas Renner
Cidade: Porto Alegre (RS)
Categoria: Conservação de Insumos de Produção
Título do projeto: Programa Renner de Combate ao Desperdício
Resumo: Foi realizado detalhado levantamento do histórico de consumo de energia nas 56 lojas espalhadas pelo país, com a definição de soluções e adoção de planilhas eletrônicas para acompanhamento. Uma cartilha difundiu dicas de economia energética entre os colaboradores. O verdadeiro mutirão alcançou resultados como reduções de até 40% em relação ao mesmo período do ano anterior em algumas lojas e consolidou a cultura do não-desperdício na empresa.

 

Organização: Lunelli
Cidade: Corupá (SC)
Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas 
Título do projeto: Recuperação das Margens do Rio Itapocu
Resumo:  Programa de Recuperação das Margens do Rio Itapocu já que o grande assoreamento do rio fazia com que a cada pequena cheia as águas invadissem todos os terrenos próximos às margens. Com o objetivo de recompor e reestruturar as margens do Rio Itapocu, a empresa desassoreou um trecho do rio e implantou diques, gabiões de contenção e colchões reno. Também foi promovida a recomposição da mata ciliar, com plantio de mais de 2.000 mudas de árvores.

 

Organização: Lupatech
Cidade: Caxias do Sul (RS)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: A Gestão Ambiental na Lupatech S/A
Resumo:  A empresa possui um sólido sistema de gestão ambiental que consta no planejamento estratégico das três divisões do grupo, preocupado com a minimização dos resíduos sólidos e líquidos e a sua destinação. A divisão Valmicro possui certificação ISO 14001, desde 2001.

 

Organização: Perdigão
Cidade: Capinzal (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Controle Ambiental Garante uma Produção em Harmonia com o Meio Ambiente
Resumo:  A empresa investiu maciçamente em equipamentos e treinamento com a finalidade de conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação na unidade de aves de Capinzal (SC), que processa 700 toneladas por dia de produtos. Foram investidos mais de R$ 780 mil em ações para redução de consumo de água, da carga orgânica e monitoramento, instalação de equipamentos e ampliação da estrutura para melhorar a destinação final do efluente.

 

Organização: Prefeitura de Porto Alegre - Secretaria do Meio Ambiente
Cidade: Porto Alegre (RS)
Categoria: Gestão Ambiental
Títulos dos projetos: Porto Alegre Mais Verde / Conselhos de Praças e Parques: Parcerias para Cuidar do que é Nosso
Resumo: O projeto "Conselhos de Praças e Parques" trata do acompanhamento e fiscalização de ações para praças, parques, canteiros centrais e orla do Guaíba. Já o trabalho "Porto Alegre Mais Verde" consiste em um amplo programa de educação ambiental voltado a integrar a cidadania e combater o elevado índice de 30% de plantios de árvores nas vias públicas que não vingam, principalmente por depredações originadas da própria população.

 

Organização: Renault do Brasil
Cidade: São José dos Pinhais (PR)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: A Gestão Ambiental na Renault do Brasil
Resumo: A empresamonitora a qualidade da água do Rio Pequeno, controla os efluentes líquidos, os ruídos e as emissões atmosféricas. Cerca de 95% dos materiais gerados são reciclados, o que equivale a 30 mil toneladas de resíduos por ano. O resíduo contaminado é transportado para aterro industrial, para incineração ou coprocessamento. Reduziu em 41% o consumo de energia elétrica por veículo produzido.

 

Organização: Sadia
Cidade: Toledo (PR)
Categoria: Agropecuária
Título do projeto: Biossistemas Integrados na Suinocultura
Resumo:  O trabalho de biossistemas integrados utiliza o biodigestor para transformar os dejetos suínos resultantes em biogás e biofertilizante. O efluente líquido resultante é utilizado para o cultivo de peixes e camarões. Resultado de uma visão sistêmica de várias atividades rurais, a introdução dos biossistemas gera produtos com valor agregado, além de resolver o grave problema de poluição ambiental gerado pela suinocultura.

 

Organização: Sadia
Cidade: Toledo (PR)
Categoria: Conservação de Insumos de Produção - Energia
Título do projeto: Consumo Racional de Energia Elétrica nas Fábricas de Rações
Resumo: O trabalho foi iniciado com a definição de uma meta de redução do consumo de energia elétrica no processo de produção de ração, e os grandes ganhos aconteceram com a melhoria de eficiência nas etapas do processo produtivo. As ações implementadas passaram a ter os ganhos financeiros decorrentes monitorados a partir de 2003, com a constatação de uma economia superior a R$ 21 mil de janeiro a agosto.

 

Organização: SAMAE - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto
Cidade: Timbó (SC)
Categoria: Gestão de Resíduos Sólidos Municipais
Título do projeto: Nove Municípios se Uniram para a Construção de um Aterro Sanitário com Modernos Recursos de Controle Ambiental
Resumo: O Samae administra o aterro sanitário de Timbó, construído com rigorosas tecnologias de controle ambiental. O projeto foi viabilizado pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale, que reuniu os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, que desativaram seus antigos lixões e cerca de 140 mil pessoas vivem nas cidades foram beneficiadas pelo aterro.

 

Organização: Vega do Sul
Cidade: São Francisco do Sul (SC)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: A preocupação da Vega do Sul com o Meio Ambiente Começa na Escola
Resumo:  Maior investimento privado da história de Santa Catarina - US$ 420 milhões - a empresa investiu na educação ambiental nas escolas do município de São Francisco do Sul, com um concurso escolar. Em convênio com a Casa Familiar do Mar, os filhos de pescadores carentes passam a receber uma bolsa-auxílio para desenvolver a operação do viveiro de mudas e o plantio de espécies nativas.

 

Organização: Wiest 
Cidade: Joinville (SC)
Categoria: Produto Verde
Título do projeto: Protect Plus
Resumo: O Protect Plus é um revestimento anticorrosivo, com diferentes opções de cores, aplicado em substratos metálicos ferrosos. O produto substitui tecnologias tradicionais poluidoras, como a zincagem e a cromagem. Trata-se de tecnologia limpa, a base de água. O produto também pode ser aplicado em tubulações e componentes enterrados ou imersos na água, ou em componentes expostos a alta temperatura, como escapamentos de automóveis.

.

Vencedores por ano:

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.