14º Prêmio Expressão de Ecologia (2006)

Conheça abaixo os vencedores por ordem alfabética.

 

122 projetos inscritos
27 projetos vencedores
Premiação: Espaço Bunge Natureza (30/11/2006)

 

Organização: APA – Associação das Indústrias Extrativas de Areia do Noroeste do Paraná
Cidade: São Pedro do Paraná (PR)
Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas
Título do projeto: Um Porto de Areia no meio de uma Floresta
Resumo: A Associação das Indústrias Extrativas de Areia do Noroeste do Paraná - APA, congrega nove empresas extratoras de areia, que exercem atividade na bacia do Rio Paraná, Região de Paranavaí-PR, tendo recuperado uma área degradada e nela instalado um terminal único de descarga, tornando-se referência no setor, por minimizar os impactos ambientais causados pelo exercício da atividade.

 

Organização: Emater
Cidade: Três Cachoeiras (RS)
Categoria: Turismo e Qualidade de Vida
Título do projeto: Roteiro Vale do Paraíso: uma Experiência em Turismo Rural para o Desenvolvimento Sustentável
Resumo: O Turismo Rural na cidade de Três Cachoeiras destaca-se pelo “Roteiro Vale do Paraíso”, localizado na comunidade de Morro Azul. Neste roteiro é possível apreciar a beleza das trilhas e cascatas ecológicas, os morros azuis, moinho-de-pedra e alambiques. As famílias envolvidas no roteiro destacam-se na produção e transformação de alimentos para oferecê-los nos cafés rurais, almoços coloniais e também vendê-los aos turistas.

 

Organização: Celulose Irani
Cidade: Vargem Bonita (SC)
Categoria: Conservação de Insumos de Produção - Energia 
Título do projeto: Usina de Cogeração: Mecanismo de Desenvolvimento Limpo
Resumo: Com o projeto atingiu-se o objetivo de reduzir a dependência de energia elétrica da CELESC que tem como matriz energia de fonte não renovável; minimizar o acúmulo de resíduos de base florestal e eliminar a dependência de energia própria à base de combustível fóssil.

 

Organização: Celulose Irani
Cidade: Vargem Bonita (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Primeira Fase de Ampliação da Estação de Tratamento de Efluentes e Gerenciamento de Resíduos Industriais
Resumo: O desenvolvimento do trabalho permitiu aprimorar a separação e coleta seletiva, além de promover a ampliação da primeira fase da ETE para otimizar a eficiência na recuperação de fibras, o que permitiu seu aproveitamento e redução de impactos ambientais.

 

Organização: Cia Iguaçu de Café Solúvel 
Cidade: Cornélio Procópio (PR)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Geração de Energia a Partir da Borra de Café com Controle da Poluição na Fábrica da Café Iguaçu
Resumo: Devido ao crescimento da produção, era preciso destinar de forma ambientalmente correta o excedente de borra de café. No entanto a caldeira que queima borra estava com sua capacidade máxima e não havia tempo e dinheiro para investir em outra. A solução foi aumentar o tamanho do secador. Com isso houve uma redução da umidade borra de 45% para 39 %, possibilitando aumento da queima de 391 Kg por hora, suficiente para queimar 100 % de toda borra de café que sai das extrações da Café Iguaçu. A energia reaproveitada da chaminé também resultou na diminuição do consumo de óleo de outra caldeira

 

Organização: Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão Norte 
Cidade: Joinville (SC)
Categoria: Conservação de Recursos Naturais
Título do projeto: Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão Norte
Resumo: O Plano Diretor da Bacia do Rio Cubatão Norte teve o envolvimento da comunidade e sua elaboração teve três fases, orientadas por cinco grupos de trabalho e três consultas públicas. O resultado foi a aprovação do Plano pela sociedade e pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Santa Catarina, que valorizou o esforço empregado no Plano, com a implantação piloto no estado do Projeto Outorga na Bacia do Rio Cubatão Norte.

 

Organização: Copel
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Conservação de Recursos Naturais
Título do projeto: As ações da COPEL para a Preservar seus Imóveis Situados na “Mata Atlântica” – Serra do Mar – PR
Resumo: As áreas da Copel, situadas na Serra do Mar (Bioma Mata Atlântica), são primordiais nas ações de fiscalização e conservação ambiental. O patrimônio natural existente nelas é de grande importância ecológica e um legado relevante que a Copel deixará para as gerações futuras. A estrutura necessária para esse trabalho conta com o esforço multidisciplinar de vários profissionais.

 

Organização: Copel
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Produto Verde
Título do projeto: Óleo Isolante Biodegradável
Resumo: O óleo mineral isolante é um produto derivado de combustível fóssil, altamente prejudicial ao meio ambiente. O desafio da empresa: sintetizar um óleo proveniente de sementes oleaginosas, fonte renovável de energia e biodegradável. O óleo de origem vegetal sintetizado pelo Laboratório Eletromecânico de Cascavel, encontra-se em operação em equipamentos de alta tensão desde abril de 2004, com alto índice de desempenho.

 

Organização: Copesul
Cidade: Triunfo (RS)
Categoria: Marketing Ecológico
Título do projeto: Homem - Natureza: Cultura, Biodiversidade e Sustentabilidade
Resumo: O ponto central do projeto é a análise da integração da cultura e do meio ambiente. Diversas questões que afligem o homem contemporâneo em relação ao seu habitat são abordadas de forma criativa, como a devastação da natureza e as alternativas e tentativas de frear este processo. Também as transformações causadas pelo homem e suas consequências junto ao meio ambiente. E, ainda, a maneira original de determinados grupos se relacionarem com a natureza.

 

Organização: Curso e Colégio Energia / ONG Vida Verde 
Cidade: Joinville (SC)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Casa Consciência
Resumo: O Curso e Colégio Energia, no ano de 2004, iniciou o "Projeto de Educação Ambiental: Casa Consciência", com o propósito de oferecer à comunidade acadêmica uma educação de qualidade e formadora de cidadãos conscientes. Em parceria com a ONG Vida Verde foram criadas ações para o entendimento e a conscientização junto aos alunos e comunidade de que o meio ambiente é um precioso patrimônio natural que deve ser preservado.

 

Organização: Eliane 
Cidade: Cocal do Sul (SC)
Categoria: Reciclagem
Título do projeto: Redução do Impacto Ambiental da Indústria Cerâmica com a Utilização de um Composto Desenvolvido com os Resíduos Sólidos Gerados no Processo
Resumo: Reaproveitamento dos resíduos sólidos gerados nas diversas etapas de fabricação dos revestimentos cerâmicos. Boa parte dos resíduos era enviada para aterros e muito pouco reaproveitada. A ideia era reutilizar todo o volume gerado com a formação de um composto, ou seja, uma mistura de todos os resíduos que formam uma nova matéria-prima. Esses compostos já foram desenvolvidos e estão em utilização nos processos.

 

Organização: Embrapa Suínos e Aves 
Cidade: Concórdia (SC)
Categoria: Controle da Poluição – Gestão de Resíduos Sólidos 
Título do projeto: Implantação do Programa de Gerenciamento dos Resíduos de Laboratórios
Resumo: A Embrapa Suínos e Aves tem um amplo programa de pesquisa e desenvolvimento para o agronegócio avícola e suinícola brasileiro. É sua responsabilidade transferir para os diversos segmentos da cadeia produtiva as tecnologias, produtos e processos que desenvolve, gerando resultados para aumentar a produtividade no campo, reduzir custos, modernizar os sistemas de produção, melhorar a qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental.

 

Organização: Fundação Municipal do Meio Ambiente 
Cidade: Joinville (SC)
Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas
Título do projeto: Compensação Financeira para Recuperação de Áreas Degradadas
Resumo: Visa otimizar o processo de recuperação e manejo da cobertura florestal nas Bacias Hidrográficas do rio Cubatão e Piraí, através da remuneração aos próprios agricultores, proprietários de áreas que margeiam os respectivos rios.

 

Organização: Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria Estadual do Meio Ambiente
Cidade: Porto Alegre (RS)
Categoria: Educação Ambiental 
Título do projeto: Agentes Prevencionistas
Resumo: O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através de suas Secretarias de Educação e Meio Ambiente estabeleceu uma Parceria Público-Privada com o objetivo de formar Agentes Prevencionistas voluntários para atuarem como mediadores e fomentadores de ações socioambientais.

 

Organização: IDS – Instituto do Desenvolvimento Sustentável
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Educação ambiental - ONG
Título do projeto: Projeto Grimpa: Programa da Fada Brisa
Resumo: Atividade didática de teatro, contos e leitura de histórias, atividade de colorir e redação, versando sobre fragmentação das Florestas com Araucárias. Uma centena de universitários, em 140 escolas rurais, alcançaram com o projeto, 5.600 crianças do ciclo fundamental.

 

Organização: Klabin 
Cidade: Telêmaco Borba (PR)
Categoria: Conservação de Recursos Naturais
Título do projeto: Gestão de Recursos Naturais Sustentáveis
Resumo: Este caso relata as práticas de preservação da biodiversidade, de manejo e fomento florestal, de gestão ambiental, de preservação de animais em extinção, de educação ambiental e de desenvolvimento econômico exercidas na Unidade Monte Alegre (PR). Descreve atividades exercidas de forma economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta na unidade.

 

Organização: LACTEC / UFPR / Copel
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Tecnologia Inovadora
Título do projeto: Plano Integrado de Monitoramento, Prevenção e Controle do Mexilhão Dourado em Reservatórios e Sistemas de Usinas Hidrelétricas
Resumo: No projeto foram desenvolvidos: uma metodologia de identificação de larvas pelo DNA, um sistema de monitoramento em 18 reservatórios, educação ambiental e um método de combate à bioincrustação.

 

Organização: Movimento SOS Bicho de Proteção Animal 
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Bem-estar Animal
Título do projeto: Patrulha Animal
Resumo: Campanhas educativas quanto à propriedade responsável de animais, amplo trabalho de resgate da boa convivência entre homens e animais evitando violência e representação em Fóruns, Conselhos e Conferências.

 

Organização: Plastisul 
Cidade: Sapucaia do Sul (RS)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Nossa Maior Busca é a Qualidade
Resumo: A Plastisul Artefatos Plásticos Ltda., situada no município de Sapucaia do Sul – RS, foi fundada em 1958 e possui como estratégia de mercado a qualidade de seus produtos e a preocupação com a saúde e segurança dos colaboradores. Além do comprometimento com o equilíbrio ambiental, metas consolidadas com a conquista da Certificação no Sistema de Gestão Integrado (ISO 9001 – Qualidade, ISO 14001 – Meio Ambiente e OHSAS 18001 – Saúde e Segurança).

 

Organização: Prefeitura de Chapecó 
Cidade: Chapecó (SC)
Categoria: Controle da Poluição – Gestão Municipal de Resíduos Sólidos 
Título do projeto: Recuperação do Lixão Parque das Palmeiras
Resumo: O projeto de recuperação do antigo lixão do Parque das Palmeiras, no município de Chapecó, minimiza os impactos ambientais do antigo depósito de resíduos urbanos da cidade, transformando a área em um aterro controlado e solucionando problemas de contaminação do solo e recursos hídricos, poluição do ar e propagação de doenças. No local, futuramente será implantado um parque ecológico e o horto municipal.

 

Organização: Prefeitura de Quatro Barras
Cidade: Quatro Barras (PR)
Categoria: Tecnologias Socioambientais
Título do projeto: Produção de Frango Caipira
Resumo: A Prefeitura idealizou o projeto e oferece uma linha de incentivo e assistência técnica aos criadores; através de convênio para transferência de tecnologia com a EMBRAPA Suínos e Aves de Concórdia (SC). O projeto conta ainda com o apoio da SEAB/Emater (PR) e o Centro Paranaense de Referência Agroecológica.

 

Organização: RGE – Rio Grande Energia 
Cidade: Porto Alegre (RS)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Preservação do meio Ambiente na Construção de Linhas de Transmissão da RGE
Resumo: Nesse projeto são demonstrados os cuidados adotados nas diversas fases de construção de uma Linha de Transmissão objetivando minimizar ou eliminar os impactos ambientais.

 

Organização: Robert Bosch
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Tecnologia Inovadora
Título do projeto: Evolução tecnológica dos Sistemas de Injeção Diesel Bosch e suas Contribuições Ambientais e Socioeconômicas
Resumo: A redução dos índices de emissões no setor automotivo contribuem para retirar da atmosfera partículas que podem provocar graves danos à saúde. Com esse objetivo, as novas tecnologias de injeção Diesel apresentadas pela Bosch contribuíram para alcançar os índices estabelecidos pelas leis e reduzir as emissões de poluentes em cerca de 80% nos veículos médios e pesados.

 

Organização: Senac 
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Entidade de Classe
Título do projeto: Recicle Ideias
Resumo: O projeto Recicle Ideias tem como objetivo conscientizar e transformar o comportamento das pessoas, tanto no sentido de separar e reciclar, como no de modificar uma realidade social. Várias atividades promoveram ações educacionais que transcenderam a proposta, gerando um grande número de voluntários resultando na reforma e ambientação de uma Casa Lar.

 

Organização: SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Conservação da Vida Silvestre
Título do projeto: Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa
Resumo: A SPVS elaborou um plano de manejo para o Papagaio-de-cara-roxa, que reuniu diversas instituições e parceiros, com o intuito de discutir a conservação da espécie. A partir desse plano, o Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa aprimorou as atividades que já desenvolvia e, desde então, atua em pesquisa, educação ambiental, geração de renda (ecoturismo) e integração institucional.

 

Organização: Unimed Extremo Oeste Catarinense 
Cidade: São Miguel do Oeste (SC)
Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas
Título do projeto: Projeto Unimed, Cidadania e Flora
Resumo: Utiliza-se mão de obra de penitenciados da cadeia de Mondaí (SC), coordenados por um policial civil. O projeto produz mudas de espécies nativas da flora regional, que são distribuídas gratuitamente a empresas, órgãos públicos, ONGs e pessoas interessadas em recompor as matas ciliares.

 

Organização: UFGRS –Universidade Federal do Rio Grande do Sul 
Cidade: Porto Alegre (RS)
Categoria: Reciclagem
Título do projeto: Reciclagem de Sucatas Eletrônicas
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de reciclar sucatas eletrônicas a fim de recuperar os metais presentes, principalmente o cobre, e também evitar que substâncias perigosas (chumbo, cádmio, etc.) sejam dispostas de maneira incorreta no meio ambiente.

 

Vencedores por ano:

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.