15º Prêmio Expressão de Ecologia (2007)

Conheça abaixo os vencedores por ordem alfabética.

 

134 projetos inscritos
30 projetos vencedores
Premiação: Parque Malwee (18/3/2008)

 

Organização: 1ª Cia. de Polícia de Proteção Ambiental - CPPA 
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Bem-Estar Animal
Título do projeto: CETAS-Centro de Triagem de Animais Silvestres
Resumo: O projeto apresenta o trabalho do CETAS da CPPA relacionado com o resgate e triagem de animais silvestres, nativos e até exóticos e o apoio prestado a outros órgãos que não dispõem desse serviço, tais como Fatma, Floram e Ibama. É hoje reconhecido por todos os segmentos da sociedade como um complexo de referência no resgate, recuperação e reintrodução do crescente volume de espécies provenientes de diferentes tipos de habitats (aquáticos – oceânicos e continental – e terrestres).

 

Organização: Amanco do Brasil
Cidade: Joinville (SC)
Categoria: Conservação de insumos de Produção - água 
Título do projeto: Economia de Água: como a Amanco Faz a sua Parte
Resumo: Na fábrica de Joinville, os sistemas são fechados, permitindo a reutilização da água. Antes disso, havia perda de água por evaporação de 60 metros cúbicos por dia. O novo sistema fechado eliminou essas perdas. Outra vantagem é a pequena quantidade de produtos químicos necessários para manter a qualidade da água. Para produzir uma tonelada de tubos, por exemplo, pelo processo antigo eram necessários 800 litros de água, consumo que caiu para módicos 40 litros.

 

Organização: Artecola 
Cidade: Campo Bom (RS)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Ecoeficiência e Inovação
Resumo: Com foco na inovação e na responsabilidade social, o Grupo Artecola desenvolveu tecnologias ecoeficientes que proporcionaram diferenciação, ganho de mercado e resultados positivos para o meio ambiente, com redução de resíduos e uso de matérias-primas menos agressivas. Essas novas tecnologias contribuíram para o desempenho do grupo, que somente entre 2001 e 2006 cresceu mais de 100%.

 

Organização: APREMAVI – Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí
Cidade: Rio do Sul (SC)
Categoria: Conservação de Recursos Naturais
Título do projeto: Planejando Propriedades e Paisagens
Resumo: O projeto pretende conservar e recuperar áreas de Mata Atlântica, através da manutenção e implantação de modelos de planejamento de propriedades e paisagens e a capacitação de técnicos e proprietários rurais, contribuindo para o aumento da qualidade de vida e a possibilidade de aumento de renda nas suas propriedades. As atividades são concentradas no município de Atalanta, no Vale do Itajaí, mas difundidas em todo o estado de Santa Catarina.

 

Organização: AMA – Associação dos Amigos do Meio Ambiente
Cidade: Carazinho (RS)
Categoria: Conservação da Vida Silvestre 
Título do projeto: Projeto Charão: em Busca da Conservação das Florestas de Araucárias e do Papagaio-Charão
Resumo: O Projeto Charão é um programa de pesquisa e educação ambiental que há 16 anos desenvolve estratégias para a conservação das florestas de araucárias e fauna silvestre associada, em especial o papagaio-charão – ave típica do sul do Brasil, que se encontra ameaçada de extinção.

 

Organização: AFUBRA – Associação dos Fumicultores do Brasil
Cidade: Santa Cruz do Sul (RS)
Categoria: Educação Ambiental 
Título do projeto: Projeto Verde é Vida: uma Proposta de Educação Ambiental
Resumo: O programa de educação ambiental da AFUBRA, desenvolve ações conjuntas com as escolas, envolvendo professores, alunos, pais e comunidade na identificação e solução dos problemas socioambientais existentes nas localidades onde as escolas estão localizadas.

 

Organização: Aurora Alimentos
Cidade: Chapecó (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Emissão de Gases de Efeito Estufa para Atmosfera
Resumo: Com o objetivo de reduzir as emissões de gases do efeito estufa para a atmosfera, a Aurora instalou biodigestores em suas granjas e está utilizando o biogás como combustível na chamuscagem de suínos do frigorífico. Além da redução da emissão de gases, foi possível substituir o uso de GLP (gás liquefeito de petróleo), um combustível fóssil não-renovável por um combustível alternativo.

 

Organização: Bunge 
Cidade: Gaspar (SC)
Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas
Título do projeto: Florestas do Amanhã
Resumo: A parceria entre Bunge e Universidade Regional de Blumenau (FURB), cujo objetivo é a recuperação de florestas ciliares, propicia o desenvolvimento de pesquisa científica e educação ambiental, promovendo recuperação e desenvolvimento de técnicas menos onerosas e mais eficientes.

 

Organização: Cemar Legrand
Cidade: Caxias do Sul (RS)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Eu Faço Parte Deste Meio
Resumo: A empresa de equipamentos elétricos gera cerca de 200 metros cúbicos de efluentes líquidos por mês, que são enviados para uma ETE. O lodo resultante no fim do processo de tratamento é destinado para utilização em fornos de cimento. A empresa faz análise mensal para verificar a eficácia do tratamento dos resíduos líquidos. Para reduzir o custo com esse processo, diversas ações de sua gestão ambiental resultaram em uma economia de 37%.  

 

Organização: Ceusa
Cidade: Urussanga (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Aproveitamento de Rejeito de Esmalte para Fabricação de Cera Protetiva
Resumo: O trabalho tem o objetivo de utilizar o rejeito gerado no processo cerâmico para fabricação de cera protetora, evitando expor o colaborador a problemas de saúde e o meio ambiente à degradação.

 

Organização: Cia Iguaçu de Café Solúvel
Cidade: Cornélio Procópio (PR)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Conservação de Recursos Naturais – Gestão no uso de Derivados de Madeira de Forma Sustentável e Economicamente Viável na Café Iguaçu
Resumo: Procurando reduzir seus impactos ambientais mais significativos, a empresa verificou que uma das atividades que mais prejudicava o meio ambiente era o consumo de derivados de madeira, problema que precisava ser resolvido. O trabalho é focado na redução do uso e na economia financeira pela redução/otimização do uso do produto.

 

Organização: Cimento Itambé
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Eletrofiltro Híbrido
Resumo: A transformação do filtro eletrostático em filtro híbrido foi a solução técnica adotada pela Itambé para reduzir a emissão de partícula dos sólidos resultantes do processo de fabricação de cimento. Com a modernização, a emissão passou a ser de 2mg/Nm3, mais de 35 vezes menor do que a quantidade permitida por lei.

 

Organização: Embrapa Suínos e Aves
Cidade: Concórdia (SC)
Categoria: Tecnologias Socioambientais
Título do projeto: Gestão Ambiental de Propriedades Suinícolas
Resumo: O Projeto Suinocultura Santa Catarina desenvolveu um modelo de gestão e planejamento ambiental, tendo como objetivo a recuperação ambiental de propriedades com alta concentração de suínos. Foram escolhidas duas bacias hidrográficas, envolvendo 176 produtores de suínos, com a intenção de torná-las polos irradiadores das ações de recuperação ambiental e servindo como modelo das tecnologias e metodologias implantadas.

 

Organização: Fundação Agência de Água do Vale do Itajaí
Cidade: Blumenau (SC)
Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas
Título do projeto: Projeto Piava: Construção de uma Política Sustentável de Proteção de Nascentes e Matas Ciliares na Bacia Hidrográfica do Itajaí-Açu
Resumo: O objetivo é implementar e consolidar uma política de proteção da água na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu. Em dois anos foram desenvolvidas ações de fomento de recuperação de matas ciliares e preservação de nascentes abrangendo 50 municípios.

 

Organização: Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Prêmio Especial
Título do projeto: Programa Trainee em Meio Ambiente
Resumo: Em 2007 a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza realiza a quarta edição do Programa Trainee em Meio Ambiente, com resultados efetivos na formação de jovens protagonistas de soluções ambientalmente responsáveis em suas áreas de atuação, fortalecendo o setor conservacionista no Brasil.

 

Organização: Instituto BS Colway
Cidade: Piraquara (PR)
Categoria: Tecnologias Socioambientais
Título do projeto: Programa Rodando Limpo
Resumo: Retirada e destruição de pneus velhos que são jogados na natureza. Em apenas um ano, no Paraná, foi fundamental sua atuação para que houvesse uma redução em 99,7% dos casos de dengue, número tão expressivo que o programa foi acolhido pela ONU. As Ecobases são os locais de coleta e todos os pneus são encaminhados às cimenteiras, onde se transformam em energia nos fornos e matéria-prima, em substituição ao minério de ferro, na fabricação de cimento.

 

Organização: Itagres / APS Engenharia de Energia
Cidade: Tubarão (SC) e Porto Alegre (RS)
Categoria: Conservação de insumos de produção - energia 
Título do projeto: Recuperação de Calor dos Fornos para Utilização no Secador de Polimento
Resumo: O projeto desenvolveu e executou um plano de recuperação de calor dos fornos para a utilização no secador de polimento, com o objetivo de reduzir os custos com gás natural, refletindo direta e indiretamente na redução do consumo de energia e nas emissões de gases, responsáveis pelo efeito estufa.

 

Organização: Kiwi Bar
Cidade: Itajaí (SC)
Categoria: Turismo e qualidade de vida 
Título do projeto: Brava Brothers - Ações de Amizade para Salvar a Praia Brava - Itajaí
Resumo: O projeto foi criado após uma ação judicial que acabou no fechamento e retirada da estrutura do bar da restinga. Uma mudança foi então feita para o terreno em frente, sob autorização da justiça e das leis ambientais. A ação resultou em grandes passos para salvar a Praia Brava. O Kiwi Bar percebeu a importância de sair do local em que se encontrava e agora recupera toda a área degradada, no intuito de manter a qualidade do local.

 

Organização: Klabin 
Cidade: Telêmaco Borba (PR)
Categoria: Manejo Florestal
Título do projeto: Programa Fomento Florestal Klabin: Semeando o Desenvolvimento Sustentável
Resumo: O Fomento Florestal Klabin objetiva formar florestas em áreas ociosas, promovendo o desenvolvimento econômico, já que os beneficiados conseguem financiamento para plantar e garantia de compra da madeira produzida.

 

Organização: ONG Gato do Mato
Cidade: Caçador (SC)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Projeto Rio do Peixe
Resumo: O projeto começou em 2001 com um diagnóstico e levantamento fotográfico das áreas marginais do Rio do Peixe, nos municípios catarinenses de Calmon e Caçador, com objetivo de preservação ambiental dos recursos hídricos. A partir de 2003, além da capacitação de professores, mais de 5,8 mil alunos receberam cartilhas de educação ambiental do projeto e outros 12 mil tiveram acesso a outros materiais e visitaram a Trilha da Beira-Rio. A iniciativa também contabiliza a distribuição total de mais de 15 mil folhetos, 750 cartazes e 10,7 mil cartilhas.  

 

Organização: Parque Nacional do Iguaçu 
Cidade: Foz do Iguaçu (PR)
Categoria: Educação Ambiental 
Título do projeto: Projeto de Educação Ambiental Escola Parque
Resumo: Estimula atitudes de 14 comunidades em favor da conservação do meio ambiente, através de ações socioambientais com diferentes atores sociais, tentando resgatar valores e assim, reduzir os impactos provocados pelas atividades do entorno do parque.

 

Organização: Prefeitura de Osório
Cidade: Osório (RS)
Categoria: Controle da Poluição – Gestão Municipal de Resíduos Sólidos
Título do projeto: Cidade Limpa - Mudando Conceitos e Atitudes Através do PGIRS
Resumo: O projeto reúne uma série de ações socioambientais para gerenciar as 27 toneladas de resíduos produzidos diariamente no município. O trabalho é desenvolvido pela Prefeitura de Osório, em conjunto com escolas, empresas e ONGs, e tem a participação ativa da população. O programa foi responsável pela recuperação do lixão da cidade, criação de uma cooperativa de triagem de resíduos, implantação da coleta seletiva e projetos de educação ambiental.

 

Organização: RGE – Rio Grande Energia 
Cidade: Caxias do Sul (RS)
Categoria: Turismo e Qualidade de Vida 
Título do projeto: Projetos de Arborização Urbana
Resumo: Descreve projetos de arborização urbana executados pela RGE como forma de compensação por impactos ambientais causados pela construção de Linhas de Transmissão. Os projetos são executados em vários municípios e proporcionam importantes benefícios às comunidades, pois geralmente são executados em áreas degradadas, onde contribuem para sua recuperação e revitalização.

 

Organização: SEMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente
Cidade: Porto Alegre (RS)
Categoria: Gestão de Políticas Públicas em Meio Ambiente 
Título do projeto: Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga-RS)
Resumo: Programa executado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, voltado à dinamização do desenvolvimento econômico, privilegiando a descentralização da gestão ambiental mediante a qualificação de órgãos ambientais municipais para o licenciamento das atividades e empreendimentos considerados como de impacto ambiental local.

 

Organização: SEMA Paraná/ IAP / PRBio / Embrapa Florestas / Emater-PR
Cidade: Paraná
Categoria: Manejo Florestal 
Título do projeto: Projeto Paraná Biodiversidade
Resumo: Com base em um projeto de sequestro de carbono, foram implantadas florestas mistas de espécies exóticas e nativas em 187 pequenas propriedades (379 hectares), em áreas degradadas, de pasto e lavoura. O manejo é feito colhendo-se as plantas que geram renda para o produtor, deixando espaço e ambiente favorável para regeneração natural. São formados bancos de conservação genética de espécies nativas ameaçadas de extinção. 

 

Organização: Senac
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Entidade de Classe
Título do projeto: De a Mão para o Futuro - Ajude a Gerar Trabalho e Renda
Resumo: Capacitar os catadores de materiais recicláveis visando qualidade de vida, cidadania, capacidade empreendedora, utilização adequada das técnicas necessárias à atividade, visão de negócio e sustentabilidade, por meio de cursos, elaboração de planos de gestão junto aos dirigentes, palestras e parcerias para comercialização solidária.

 

Organização: Tupy
Cidade: Joinville (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Sistema de Gestão Ambiental - Um objetivo Alcançado pela Tupy
Resumo: A implantação do sistema de gestão ambiental na Tupy proporcionou a melhoria da qualidade dos processos produtivos das unidades, do desempenho ambiental da empresa, atendendo aos requisitos normativos (legislações ambientais), partes interessadas (ONGs, órgãos governamentais etc.) e clientes.

 

Organização: Univali 
Cidade: Itajaí (SC)
Categoria: Tecnologia Inovadora
Título do projeto: Sistema de Monitoramento de Mamíferos Marinhos
Resumo: O projeto baseia-se no desenvolvimento de um sistema de informação para monitoramento de mamíferos marinhos na costa do Brasil. O sistema, adotado oficialmente pelo Centro de Mamíferos Aquáticos do Ibama, servirá de repositório de dados coletados por diversas instituições no Brasil. O sistema tem acesso via internet e os dados de observação podem ser inseridos e visualizados em mapas via internet.

 

Organização: Vale do Ivaí 
Cidade: São Pedro do Ivaí (PR)
Categoria: Conservação de Recursos Naturais
Título do projeto: RPPN Fazenda Barbacena – Uma Iniciativa de Conservação da Natureza
Resumo: A fim de preservar os recursos naturais para esta e futuras gerações foi instituída no ano de 2004 a RPPN Fazenda Barbacena, um importante remanescente florestal com 554,797 hectares, onde são realizadas atividades de educação ambiental, como trilhas interpretativas e atividades de sensibilização para os colaboradores da empresa e também para a comunidade, para que estes conheçam a importância de se conservar uma área natural no município.

 

Organização: VT Engenharia Construções / Prosul
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Aterro de Resíduos Sólidos Classe II – Fraiburgo/SC
Resumo: Apresenta as medidas de controle ambiental implantadas no Aterro de Resíduos Sólidos Classe II construído em Baía I, no município de Fraiburgo, de propriedade da empresa VT Engenharia, com projeto de engenharia e supervisão da Prosul – Projetos, Supervisão e Planejamento Ltda. O empreendimento recebe os resíduos urbanos de Videira, Iomerê e Rio das Antas e atende diversas empresas e indústrias da Videira, Fraiburgo, Tangará, Rio das Antas e Caçador.

 

Vencedores por ano:

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.