16º Prêmio Expressão de Ecologia (2008)

Conheça abaixo os vencedores por ordem alfabética.

 

164 projetos inscritos
41 projetos vencedores
Premiação: Museu Oscar Niemayer (27/10/2009) *
Obs.: receberam a premiação apenas os projetos do Paraná.

 

Organização: AGCO do Brasil
Cidade: Canoas (RS)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Práticas Eficazes na Gestão dos Resíduos Sólidos
Resumo: Com este programa, a AGCO busca ampliar o uso de técnicas eficientes e ambientalmente sustentáveis, em especial com relação às embalagens produzidas por seus fornecedores. O objetivo é eliminar ou minimizar na fonte a geração dos resíduos sólidos. A empresa realiza o monitoramento dos resíduos até o destino final. Também desenvolve ações de tratamento de efluentes líquidos, de redução de emissões atmosféricas e de poluição sonora.

Organização: Ambientalistas e Empresários
Cidade: Região Sul
Categoria: Ação Ambiental Especial
Título do projeto: Diálogo Florestal
Resumo: O prêmio “Ação Ambiental Especial” foi para o “Diálogo Florestal para a Mata Atlântica”, no qual a ONG Apremavi participa da coordenação geral. O Diálogo Florestal mostra que a atuação conjunta da indústria de base florestal e de ONGs ambientalistas permite o aumento da produção industrial ao mesmo tempo em que faz crescer a quantidade e a qualidade das áreas de conservação. É uma demonstração da conciliação possível entre economia e meio ambiente.

 

Organização: Apremavi / Klabin 
Cidade: Rio do Sul (SC)
Categoria: Conservação de Recursos Naturais
Título do projeto: Programa Matas Legais
Resumo: A parceria entre a ONG Apremavi e a empresa Klabin tem por base o planejamento de propriedades rurais e de paisagens, a recuperação de áreas degradadas, a agricultura ecológica, o enriquecimento de florestas secundárias, a educação ambiental e a conservação da biodiversidade. Pretende melhorar a qualidade de vida da população e aprimorar o desenvolvimento florestal.

 

Organização: ArcelorMittal Vega 
Cidade: São Francisco do Sul (SC)
Categoria: Turismo e Qualidade de Vida
Título do projeto: Transformando Desafios em Oportunidades - Os Resultados da Gestão Sustentável da ArcelorMittal Vega Cinco Anos Depois de sua Instalação
Resumo: A ArcelorMittal Vega transformou em oportunidade o desafio ambiental de sua instalação. Recursos da ordem de R$ 6 milhões já foram investidos em ações de meio ambiente, educação, cultura e saúde junto à comunidade. A empresa, focada no processo de transformação do aço, realiza periodicamente uma pesquisa a fim de avaliar a percepção que as pessoas têm em relação aos aspectos econômicos, sociais e ambientais do empreendimento.

 

Organização: ALESC - Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Reciclagem
Título do projeto: Projeto Consciência Limpa
Resumo: A Assembleia Legislativa de Santa Catarina implementou um programa de coleta seletiva e reciclagem de lixo com a participação da equipe de limpeza e renda revertida para entidades carentes. Para obter resultados efetivos, o projeto cujo lema é “Reduza, Reutilize, Recicle”, possui um sistema de avaliações e metas. Dando continuidade a essa iniciativa, a ALESC está lançando um programa para economia de água, telefone, energia elétrica e papel.

 

Organização: APA –Associação das Indústrias Extrativistas de Areia do Noroeste do Paraná
Cidade: Nova Londrina (PR)
Categoria: Tecnologia de Controle Ambiental
Título do projeto: Inovação Tecnológica Sustentável no Porto de Areia da APA
Resumo: O processo de extração de areia da APA é inovador porque permite ao empreendimento operar de forma ecologicamente correta: o sistema conduz a areia para fora da área de preservação permanente (500 metros), o que possibilita a recuperação da área degradada. Além disso, dispensa o uso de pás-carregadeiras – proporcionando economia de insumos – previne riscos ambientais e elimina a liberação de gases que provocam o efeito estufa.

 

Organização: Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde / Klabin
Cidade: Telêmaco Borba (PR)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Força Verde Mirim
Resumo: O projeto consiste na criação de grupos com idades entre 10 e 14 anos para atuar como multiplicadores das ações destinadas à preservação da natureza na escola e na comunidade. São realizadas palestras sobre temas diversos voltados à preservação, exposições de aquecedor solar com material reciclável e atividade de Patrulha Ambiental Comunitária, na qual a equipe visita propriedades rurais e orienta a população sobre boas práticas ambientais.

 

Organização: Blocaus Pré-Fabricados
Cidade: Biguaçu (SC)
Categoria: Inovação Tecnológica
Título do projeto: Bloco Verde: Reaproveitamento de Resíduos da Construção Civil e de Conchas de Ostras e Mariscos
Resumo: Desenvolvido por alunos da Unisul, trata-se de um bloco ecológico destinado a substituir os tradicionais – feitos de concreto – em construções e pavimentações. O Bloco Verde é um composto de cascas de ostras e mariscos, entulhos da construção civil e pós de porcelana, vidro e mármore. Além de resolver o problema de eliminação desses resíduos, que agridem o meio ambiente, o produto ainda reduz o uso de cimento e areia.

 

Organização: Braskem
Cidade: Triunfo (RS)
Categoria: Inovação Tecnológica
Título do projeto: Polietileno Verde – Produção de Polietileno a partir de Fontes Renováveis
Resumo: O biopolietileno resulta de um processo de polimerização equivalente aos já conhecidos e dominados. A diferença, no processo utilizado pela Braskem, reside na obtenção do eteno, produzido por desidratação a partir do etanol da cana-de-açúcar. Graças a essa tecnologia foi possível aliar a alta experiência e competitividade do Brasil no setor sucroalcooleiro ao know-how da Braskem no desenvolvimento e na produção de resinas termoplásticas.

 

Organização: BWE
Cidade: Canoas (RS)
Categoria: Inovação Tecnológica 
Título do projeto: Redução de Descartes e Insumos no Tratamento de Água para Caldeira de Alta Pressão em Estação
Resumo: Pioneira no Brasil no tratamento da água para consumo humano, utiliza em seus processos polímeros naturais modificados que atuam como coaguladores primários, substituindo os coaguladores tradicionais como sulfato de alumínio e policloreto de alumínio. Seus produtos não alteram o pH da água tratada, eliminando a necessidade de utilização de alcalinizantes. A BWE mantém programas de treinamento ambiental, integração com escolas e parcerias com agricultores.

 

Organização: Clube Amigos dos Animais
Cidade: Santa Maria (RS)
Categoria: Bem-Estar animal 
Título do projeto: Projeto Vida
Resumo: O Projeto Vida trabalha com o controle populacional humanitário de cães e gatos por meio de esterilização, ações comunitárias de saúde e bem-estar animal, educação sobre guarda responsável de animais de estimação, educação ambiental e esclarecimentos sobre zoonoses. O clube realiza estudos sobre a realidade local e busca reforçar junto à comunidade a importância da qualidade nas relações entre pessoas, animais e meio ambiente.

 

Organização: Embrapa Clima Temperado
Cidade: Pelotas (RS)
Categoria: Tecnologias Socioambientais 
Título do projeto: Quintais Orgânicos de Frutas: Contribuição para a Segurança Alimentar em Áreas Rurais, Indígenas e Urbanas
Resumo: O projeto privilegia os princípios da produção orgânica e contribui para a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas: agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e da cidade. Já foram implantados 547 quintais, com 120.750 plantas, sendo 38.430 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 24.458 beneficiários diretos, em 67 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai.

 

Organização: EPAGRI – Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural
Cidade: Itajaí (SC)
Categoria: Agropecuária
Título do projeto: Controle Biológico do Moleque-da-Bananeira com Fungo Entomopatogênico Beauveria Bassiana
Resumo: A espécie Cosmopolites Sordidus, conhecida como moleque-da-bananeira, é a principal praga nas regiões produtoras de banana. Seu controle costuma ser feito com inseticidas de alta toxicidade. Pesquisas da Epagri revelaram que o fungo entomopatogênico Beauveria Bassiana é uma alternativa de controle da praga, com inúmeras vantagens ao meio ambiente e à saúde dos bananicultores e consumidores.

 

Organização: EPAGRI – Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural
Cidade: Lages (SC)
Categoria: Inovação Tecnológica
Título do projeto: Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Homeopáticas/Fitoterápicas e de Substituição aos Fertilizantes Solúveis
Resumo: Estudar, desenvolver e implementar terapias não-residuais, com ênfase na homeopatia, no cultivo de plantas e na criação de animais de produção, quer seja para alimentos, fibra e bioenergia, avaliando-se ainda o impacto de fertilizantes solúveis nos recursos hídricos. A Epagri dedica-se ao desenvolvimento de sistemas orgânicos em vários cultivos, incluindo desenvolvimento sustentável da pecuária catarinense e de microbacias hidrográficas.

 

Organização: Forplas / EcoStudio Soluções Sustentáveis
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Reciclagem
Título do projeto: Linha de Móveis e Acessórios a Partir de Resíduos de Madeira
Resumo: A fábrica utiliza resíduos de madeira próprios ou produzidos por outras empresas da região na confecção de uma linha de móveis ecológicos. A tecnologia empregada envolve a junção dos resíduos em várias formas e direções de fibras, o que resulta em texturas e propriedades mecânicas diferenciadas. As linhas visam a simplicidade e a qualidade de encaixes. Os móveis ecológicos estão sendo comercializados em pequena escala e sob encomenda.

 

Organização: FEPAM – Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler
Cidade: Porto Alegre (RS)
Categoria: Tecnologia de Controle Ambiental 
Título do projeto: Estratégias Ecotoxicológicas para Caracterizar Áreas Contaminadas como Medida de Risco à Saúde Populacional – EcoRisco Saúde
Resumo: A Fepam realiza estudos de caso aplicando metodologia para definir riscos à saúde humana decorrentes de alterações ambientais. O levantamento é feito a partir da análise de danos verificados em bioindicadores ambientais e de amostras clínicas da população. O programa se divide em duas regiões: uma sob influência de sítios contaminados e, a outra, sob impacto de misturas de substâncias de diferentes origens da ação humana, ou antrópicas.

 

Organização: Fundação Gaia / Projeto Ambiental Gaia Village
Cidade: Garopaba (SC)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Mostra Professor José Lutzenberger – Escola Amiga do Ambiente
Resumo: Há sete anos a fundação promove a Mostra Lutz, que mobiliza uma rede de 25 escolas, 4.500 alunos e 180 professores empenhados em transformar a comunidade num ambiente mais saudável e socialmente justo. O conceito do projeto é o de que todos aprendam e todos ensinem ao mesmo tempo, com base em soluções simples e criativas que estimulem mudanças de atitudes e colaborem com a conservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida.

 

Organização: Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Conservação de Recursos Naturais
Título do projeto: Projeto Oásis
Resumo: O Projeto Oásis, iniciativa pioneira no Brasil, criou um sistema de pagamento por serviços ecossistêmicos a proprietários de terras que se comprometem a conservar integralmente áreas remanescentes de Mata Atlântica na região dos mananciais na Grande São Paulo. O objetivo é que o modelo seja replicado. A fundação já apoiou mais de 1.100 projetos de conservação em todo o país e protege importantes remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado.

 

Organização: Grupo Educacional Universitário
Cidade: Londrina (PR)
Categoria: Educação Ambiental 
Título do projeto: Uniambiente
Resumo: O programa Uniambiente reúne alunos, professores, funcionários e a comunidade em torno de ações como: elaboração da Agenda 21 escolar, formação de uma equipe de embaixadores do meio ambiente integrada por alunos da 5ª à 7ª série, e desenvolvimento, por parte dos estudantes, de atividades com a temática do Ano Internacional do Planeta. As ações desenvolvidas pelo Colégio Universitário foram alvo de reportagem exibida no Globo Ecologia, da Rede Globo.

 

Organização: Instituto Ekko Brasil 
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Conservação da Vida Silvestre
Título do projeto: Lontra e Ecologia de Bacias Hidrográficas
Resumo: O principal objetivo do projeto é o estudo da ecologia da lontra brasileira, além da busca de soluções para a conservação da espécie. O instituto desenvolve ações na bacia hidrográfica do Rio Itajaí-Açu, na bacia hidrográfica do Rio Cubatão, na área costeira que inclui os municípios de São Francisco, Porto Belo, Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí. O trabalho ainda envolve ações de conscientização e educação ambiental através do Pró-Lontrinha, um centro de educação ambiental voltado para as crianças da comunidade local na região Sul de Florianópolis.

 

Organização: Janeiro Captação e Transportes 
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Tecnologia de Controle Ambiental
Título do projeto: Capacitação e Transportes pela Preservação da Vida no Controle da Poluição
Resumo: A empresa promove o recolhimento de óleo de cozinha em cerca de 800 estabelecimentos comerciais e 20 condomínios na região da Grande Florianópolis. Em 2007, uma campanha junto a escolas e feiras abriu novos pontos de coleta. Fornece tambores plásticos para o armazenamento do óleo, recolhe e viabiliza o destino correto do rejeito. Mensalmente são recolhidos cerca de 60 mil litros de óleo.

 

Organização: Jornal A Notícia
Cidade: Joinville (SC)
Categoria: Gestão Ambiental 
Título do projeto: Compromisso com a Melhoria Contínua e Desenvolvimento Sustentável
Resumo: O jornal vem implementando um conjunto de iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente. Entre elas, destacam-se investimentos em tratamento de efluentes, treinamentos voltados à conscientização ambiental, parceria com ONGs, formação e o treinamento de brigada de emergência, mudanças nos processos internos visando a redução do uso dos recursos naturais, a neutralização de carbono e a coleta seletiva de lixo.

 

Organização: Klabin
Cidade: Santa Catarina e Paraná
Categoria: Conservação da Vida Silvestre
Título do projeto: Programa de Monitoramento da Biodiversidade nas Unidades de Monte Alegre (PR), Otacílio Costa (SC) e Correia Pinto (SC)
Resumo: O programa relata as práticas de preservação da biodiversidade por meio da gestão ambiental e da preservação de animais em extinção exercidas nas Unidades da Klabin no Paraná e em Santa Catarina Também implanta atividades exercidas de forma economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta nestas unidades. As ações de sustentabilidade da Klabin são reconhecidas pelo Forest Stewardship Council (FSC).

 

Organização: Lunelli
Cidade: Corupá (SC)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Sistema de Gestão Ambiental
Resumo: O conjunto de ações ambientais da Lunelli inclui o projeto Preservar é Amar, que desde 2002 desenvolve um tema diferenciado com alunos de 8ª série das escolas do município. Outros destaques são a campanha Ecobolsa, que incentiva o uso de sacolas permanentes em vez de descartáveis, e a parceria no Programa Recióleo, em que disponibiliza, para colaboradores e comunidade, bombonas para armazenagem de resíduos de óleo destinados à reciclagem. 

 

Organização: Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Tecnologias Socioambientais
Título do projeto: Ecolista - Cadastro Nacional de Instituições Ambientalistas
Resumo: A Ecolista – iniciativa do gênero mais antiga do país – tem contribuído para o fortalecimento do setor ambiental no Brasil através do cadastro e disponibilização pública de diversas instituições ambientalistas. O Mater Natura apoia e participa das ações de dezenas de conselhos e redes que atuam na área de políticas públicas ambientais. Seus projetos visam integrar o estudo e a conservação da diversidade biológica e cultural com práticas que resultem em benefícios sociais, econômicos e ambientais para a comunidade.

 

Organização: Metalúrgica Golden Art's
Cidade: Veranópolis (RS)
Categoria: Conservação de Insumos de Produção - Água
Título do projeto: Reaproveitamento D'Água
Resumo: Devido ao alto consumo de água necessário durante o processo de fabricação de válvulas de diversos tipos, torneiras de jardim, atuadores elétricos e uma série de outros produtos, a Metalúrgica Golden Art’s decidiu instalar uma estação de tratamento de efluentes em sua unidade industrial. Envia todo o lodo proveniente dos procedimentos de tratamento da água para aterros sanitários, além de ter os cavacos de usinagem reutilizados por terceiros.

 

Organização: CerâmicaNovagres
Cidade: Urussanga (SC)
Categoria: Conservação de Insumos de Produção - Recursos Minerais 
Título do projeto: Reaproveitamento do Rejeito Cerâmico na Produção de Esmaltes
Resumo:  Reutilizar, na produção de esmaltes, o rejeito cerâmico gerado no processo produtivo para evitar prejuízos ao meio ambiente, reduzir os custos da empresa e agregar valor ao produto. Possui sistema de captação de pó através de filtros, circuito fechado de água, estação de tratamento de efluentes, sistema de substituição de produtos químicos agressivos por produtos biodegradáveis e reaproveitamento do rejeito na produção de cera de proteção.

 

Organização: Parque Nacional do Iguaçu
Cidade: Foz do Iguaçu (PR)
Categoria: Conservação de Recursos Naturais
Título do projeto: Programa aquaIGUAÇU
Resumo: Implantado em 2005 no Parque Nacional do Iguaçu, o programa realiza o controle permanente das estações de tratamento de efluentes em sua área de uso público. As análises físico-químicas e microbiológicas dos efluentes finais e dos corpos receptores das estações permitem monitorar a qualidade dos cursos d'água nos pontos de visitação do parque e, com isso, prevenir eventuais danos ao meio ambiente e à saúde dos frequentadores.

 

Organização: Prefeitura de Osório
Cidade: Osório (RS)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: De Olho no Óleo
Resumo: O projeto sensibiliza o comércio e a comunidade em geral a adotar uma nova postura em relação aos resíduos gerados, de maneira especial os óleos saturados resultantes de frituras e assados. O trabalho é desenvolvido pela prefeitura em parceria com o Centro Empresarial de Osório e a Ecosinos. Até agora já foram coletados cerca de seis mil litros de óleo nas empresas e instituições, ajudando a preservar os recursos hídricos locais.

 

Organização: Renova Lavanderia e Toalheiro 
Cidade: Cachoeirinha (RS)
Categoria: Tecnologias Socioambientais
Título do projeto: Reciclagem com Dimensão Socioambiental
Resumo: A Renova deu início em 2005 ao projeto que consiste basicamente no incentivo à reciclagem de uniformes inutilizados, que depois são repassados para entidades assistenciais. Com isso, promove a inserção social, a qualificação profissional e econômica dessas pessoas, bem como redução dos materiais que até então eram depositados como lixo comum nos aterros sanitários. Toneladas de tecidos e uniformes já foram recicladas.

 

Organização: Rigesa
Cidade: Três Barras (SC)
Categoria: Conservação de Insumos de Produção
Título do projeto: CF3: Tecnologia para a Preservação Ambiental
Resumo: A caldeira de força da Rigesa possui uma tecnologia inovadora para a queima de resíduos. Graças a esse equipamento, a empresa reduziu o volume de resíduos sólidos e a emissão de gases particulados. O aproveitamento dos resíduos conserva insumos de produção e gera energia, reduzindo também o uso de combustíveis fósseis e de recursos naturais não-renováveis. A Rigesa também promove ações na área de educação ambiental.

 

Organização: Rigesa
Cidade: Três Barras (SC)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Programa Rigesa de Educação Ambiental
Resumo: O Programa Rigesa de Educação Ambiental inclui a realização de seminários para a capacitação de educadores, o monitoramento das escolas, o Jornal Rigevida – distribuído para mais de 40 mil crianças – e o Prêmio Rigesa de Educação Ambiental, que valoriza e reconhece as iniciativas das escolas. A empresa mantém uma central de resíduos sólidos em Três Barras (SC), estações de tratamento de efluentes e realiza a coleta seletiva em suas unidades.

 

Organização: SEMA – Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Política Ambiental
Título do projeto: Educação Ambiental para a Família Rural
Resumo: Este programa é o componente de educação ambiental do Projeto Paraná Biodiversidade, executado por secretarias de estado paranaenses entre 2004 e 2008, no qual foram capacitadas aproximadamente 10 mil pessoas. O principal público-alvo são as famílias rurais, inseridas em negócios ecologicamente corretos, módulos agroecológicos que procuram compatibilizar a produção rural com a conservação da biodiversidade.

 

Organização: SAMAE – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto
Cidade: Caxias do Sul (RS)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: De Oito a Oitenta
Resumo: Caxias do Sul tratava cerca de 6% de sua rede de esgoto. Atualmente esse percentual se encontra na casa dos 12%. Investimentos da ordem de R$ 120 milhões em obras, todas elas em andamento, permitirão ao Samae alcançar um índice de quase 90% da população com esgoto tratado em pouco tempo. O Serviço participa do Programa Nacional Com+Água e promove regularmente a capacitação e a atualização de seus servidores.

 

Organização: Tetra Pak / SEMA - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Reciclagem
Título do projeto: Paraná e Tetra Pak em Ação: Longa Vida para o Meio Ambiente, Desenvolvido em 22 Cidades Paranaenses
Resumo: Em parceria com o governo do Paraná, a empresa promove a coleta seletiva e a reciclagem das embalagens longa vida no estado. O programa reúne ações junto a cooperativas e recicladores, além de iniciativas na área de educação ambiental. Com menos de um ano de existência do projeto, o número de embalagens recolhidas aumentou em 8%. A Tetra Pak também lançou o Portal Rota da Reciclagem, o primeiro buscador específico de pontos de coleta no Brasil.

 

Organização: Tractebel Energia
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Programa de Gestão Socioambiental das Usinas Hidrelétricas Salto Osório e Salto Santiago
Resumo: A partir de um programa de gestão socioambiental no entorno dos reservatórios das usinas hidrelétricas de Salto Santiago e Salto Osório, desenvolveu metodologia para formação de programas ambientais adaptados às circunstâncias locais. São realizados levantamentos e estudos da qualidade da água e das espécies de peixes, aliados às ações permanentes de reflorestamentos com espécies florestais nativas e vigilância ambiental dos reservatórios.

 

Organização: Tupy
Cidade: Joinville (SC)
Categoria: Reciclagem
Título do projeto: Reciclagem de Resíduos Sólidos - Uma Realidade na Tupy
Resumo: As ações da Tupy no manejo dos resíduos sólidos incluem o programa de coleta seletiva, a unidade de regeneração de areias, pesquisas e o aterro industrial próprio na planta de Joinville, no qual já foram concluídas duas das etapas previstas para sua adequação. A Tupy também substituiu fontes de energia de maior potencial poluidor, como a lenha e o gás liquefeito de petróleo, por outras de menor impacto ambiental, como o gás natural.

 

Organização: Umwelt
Cidade: Blumenau (SC)
Categoria: Inovação Tecnológica
Título do projeto: DESCO - Processo de Descoloração Biológica de Efluentes
Resumo: O processo destina-se ao tratamento dos efluentes de indústrias têxteis e consiste no aproveitamento da capacidade de microorganismos de degradar moléculas dos corantes. Com esse sistema, reduz-se a necessidade de adicionar compostos químicos para eliminar a cor dos resíduos tratados. O Desco oferece ainda a vantagem de ser um procedimento de baixo custo. Com ele é possível remover até 50% da cor do efluente sem agredir o meio ambiente.

 

Organização: UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul
Cidade: Santa Cruz do Sul (RS)
Categoria: Tecnologias Socioambientais
Título do projeto: Erradicação da Fluorese Dental
Resumo: Concentrações elevadas de íons fluoreto em águas subterrâneas para consumo humano se configuram, hoje, como um grave problema de saúde pública em diferentes regiões do Brasil, provocando uma doença em crianças denominada fluorose dental. A UNISC desenvolveu um sistema que utiliza filtro de carvão ativado de osso. O método, de baixo custo, possibilita a desfluoretação parcial de águas subterrâneas, até níveis aceitáveis para o consumo humano.

 

Organização: VRTech
Cidade: Porto Alegre (RS)
Categoria: Inovação Tecnológica
Título do projeto: RecoVR: Aplicativo de Software para Gerenciamento, Simulação e Minimização de Água e Efluentes Líquidos Industriais
Resumo: O RecoVR serve para coletar informações relativas ao uso de água e efluentes, além de simular e projetar redes de reaproveitamento de águas industriais. Trabalhos acadêmicos indicam que, teoricamente, é possível diminuir em até 50% o consumo de água e efluentes da indústria. O aplicativo ajuda a tornar mais ágeis e eficientes os projetos de redução, cuja execução, de modo geral, requer muito tempo e conhecimentos técnicos complexos.

 

Organização: Whirlpool
Cidade: Joinville (SC)
Categoria: Reciclagem
Título do projeto: Processo de Logística Reversa e Reciclagem de Eletrodomésticos
Resumo: A empresa instalou uma célula de desmontagem de eletrodomésticos, para eliminar os riscos de destinação inadequada de produtos e dos resíduos gerados na desmontagem. Em 2006, iniciou-se o Programa de Troca Incentivada. A iniciativa surgiu para colocar no mercado refrigeradores com maior eficiência energética. Cabe à Whirlpool recolher o produto antigo e fazer o descarte correto.

 

Vencedores por ano:

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.