17º Prêmio Expressão de Ecologia
(2010-2009)

Conheça abaixo os vencedores do 17º Prêmio Expressão de Ecologia, por ordem alfabética. Os projetos com link em vermelho estão disponíveis na íntegra para download em formato PDF.

 

149 projetos inscritos
37
projetos vencedores
Premiação: FIESC (27/8/2010)

 

Organização: AGCO
Cidade: Canoas (RS)
Categoria: Conservação de Insumos de Produção - Água
Título do projeto: Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos na AGCO
Resumo: O projeto alia a conservação da água ao retorno financeiro. Nas unidades de Santa Rosa e Canoas (RS) e Mogi das Cruzes (SP), a AGCO implementou medidas que representaram redução do consumo de água em torno de 18 mil m³/ano. Houve a substituição de torneiras convencionais por automáticas, com economia de 25%. Na maioria das máquinas existe alguma forma de reuso da água e há aproveitamento da água da chuva em diferentes etapas do processo industrial.

Organização: Associação Comercial e Industrial de Florianópolis - ACIF
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Entidade de Classe
Título do projeto: ReÓleo - Programa ACIF  de Reciclagem de Óleo de Cozinha
Resumo: Acontece na Lagoa da Conceição e tem como objetivo dar destino adequado ao óleo vegetal e às gorduras saturadas, despejados inadequadamente. Esses resíduos foram destinados à reciclagem, já recolhidos mais de 1,5 milhão de litros de óleo. O programa presta apoio aos estabelecimentos, além de promover palestras e desenvolver um programa de educação ambiental nas escolas no qual o problema da poluição pelo óleo é apresentado de forma lúdica.

Organização: Bonlogado Certificadora
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Inovação Tecnológica
Título do projeto: Funcionalidade: Tecnologia Socioambiental que Minimiza o Impacto da Construção Civil
Resumo: As reformas com funcionalidade minimizam entulhos e a poluição. A expressiva parcela de 80% do entulho gerado é proveniente de pequenas construções e reformas de residências. Com um software aplicado a modelos habitacionais de domínio público o projeto eliminou mais de 18 milhões de toneladas de entulhos; assim como mais de118 milhões de toneladas de emissão de CO2. O conforto biomecânico médio aferido cresceu de 64 para 95 (numa escala até 100).


Organização: Brasil Foods - BRF
Cidade: Herval D'Oeste (SC)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Sistema de Gestão Ambiental (SGA)
Resumo: Projeto baseado em um processo que vai do campo à industrialização. Crescendo a uma média de 14% ao ano, a então Perdigão sistematizou as ações socioambientais. Racionalizou o uso de água e de energia, e solucionou os impactos na criação de suínos. Há, ainda, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na unidade de Herval d’Oeste (SC). Houve investimentos no tratamento de efluentes, implantação da coleta seletiva, racionalização e conservação de energia.

Organização: Bunge
Cidade: Gaspar (SC)
Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas
Título do projeto: Bunge Natureza: um Compromisso com a Sustentabilidade
Resumo: Uma das principais iniciativas é a recuperação de biomas como forma de manter o equilíbrio entre as áreas de produção agrícola e as de ambientes naturais, e programas são desenvolvidos em prol do cerrado, da Amazônia e da mata atlântica. Em Santa Catarina, o exemplo é o Centro de Divulgação Ambiental e Lazer (CDAL), em Gaspar. Ali está a Reserva Figueira Branca, resultado da transformação de mais de três milhões de metros quadrados em área protegida.

Organização: Celulose Irani
Cidade: Vargem Bonita (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Ações Inovadoras para Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa
Resumo: O Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) é uma ferramenta que identifica e quantifica as fontes relevantes de emissões e de remoções. A empresa proporcionou remoções da ordem de 1.625.400 toneladas de dióxido de carbono, pois remove da atmosfera quantidade maior do que emite. A Irani reduz cerca de 200 mil toneladas de CO2 ao ano e foi a primeira empresa do Brasil a certificar seu Inventário de GEE pela norma ISO 14.064:2006.

Organização: Cerâmica Novagres
Cidade: Urussanga (SC)
Categoria: Conservação de Insumos de Produção - Energia
Título do projeto: Sistema de Reaproveitamento do Calor Gerado no Forno Durante a Queima das Placas Cerâmicas
Resumo: As placas cerâmicas são queimadas em fornos a uma temperatura de 1.180°C e durante o processo um volume de calor a uma temperatura de 260°C é lançado na atmosfera. Com o objetivo de redução da emissão de calor e do consumo de gás durante o processo de secagem do pó atomizado, foi proposta a canalização do volume de calor que é lançado na atmosfera até a entrada da câmara de secagem do pó reduzindo o consumo de gás.

Organização: Comitê Regional da Suinocultura da Região da AMAUC/Consórcio Lambari
Cidade: Concórdia (SC)
Categoria: Agropecuária
Título do projeto: Adequação Ambiental da Suinocultura da Região da AMAUC
Resumo: Beneficiando há mais de 3 mil produtores do Alto Uruguai catarinense, o projeto concluiu que a suinocultura era a principal degradadora do meio ambiente. O Comitê foi parceiro do Ministério Público, houve encontros com os suinocultores e elaborada uma cartilha. Os resultados foram licenciamento de aproximadamente 4 mil propriedades, a recomposição de 200 hectares de mata ciliares, e redução de 10% no desperdício de água.

Organização: Cooperativa Agroindustrial de Maringá - Cocamar
Cidade: Maringá (PR)
Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas
Título do projeto: Projeto Cultivar - Produzindo Florestas com Mãos Especiais
Resumo: O projeto começou em março de 2006, numa parceria entre IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Cocamar, APAE de Maringá e PEM (Penitenciária Estadual de Maringá), para colaborar com a recomposição de matas ciliares. Consiste no plantio de árvores por estudantes e detentos. São 58 municípios, alcançando 6.237 associados em 28.495 propriedades. Ao final de 2007 chegou à soma de 1 milhão de mudas e reflorestou 156 quilômetros lineares de margens.


Organização: Consórcio Machadinho
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Manejo Florestal.
Título do projeto: Sistema Agroflorestal Cambona 4
Resumo: Plantio de erva-mate consorciado com outras espécies de árvores. Assim implantado, ele promove a recuperação da vegetação nativa das florestas da região da Usina Hidrelétrica Machadinho. O Sistema Agroflorestal contribui para a reconstrução do habitat natural da ervamate, e gera emprego e renda no meio rural. Com benefício direto para 120 famílias, o projeto conta com a parceria da Tractebel Energia e do Instituto Alcoa.

Organização: Coteminas
Cidade: Blumenau (SC)
Categoria: Tecnologia de Controle Ambiental
Título do projeto: Redução do Odor na Estação de Tratamento de Efluentes
Resumo: Ao estimular a criatividade e a participação de funcionários, a Coteminas solucionou um problema que prejudicava seu relacionamento com a comunidade. O projeto possibilitou não apenas a redução do odor gerado na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), mas diminuiu em 40% o lodo produzido, além de reduzir custos. O mau cheiro era provocado pela alta temperatura do efluente.

Organização:  Revestimentos Cerâmicos
Cidade: Cocal do Sul (SC)
Categoria: Reciclagem
Título do projeto: Ecostone, o Primeiro Porcelanato Ecológico Fabricado no Brasil
Resumo: Este revestimento ecológico elimina os desperdícios, permite o reaproveitamento de materiais e a economia de insumos energéticos. Trata-se do único porcelanato produzido no Brasil reconhecido como produto ecológico. Tem entre as vantagens contar com até 60% de reaproveitamento, sendo que sobras de massa retornam ao processo. Também representa economia de até 50% no consumo de energia e também reaproveita 90% de água no processo produtivo.

Organização: Escola de Ensino Básico Profª. Elza Mancelos de Moura 
Cidade: Guarujá do Sul (SC)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Rio das Flores, Rio da Vida
Resumo: O projeto nasceu a partir de um diagnóstico sobre o município que detectou que o Rio das Flores é o maior problema e também a principal fonte de vida, já que é a única fonte de água da cidade e outras cinco no entorno. Trabalha na revitalização gradativa com ações como palestras, visitas às nascentes, mutirão de limpeza, plantio de árvores, reuniões e seminários. O projeto resultou na entrega da primeira área de preservação da cidade.

Organização: Fujiro Ecotêxtil
Cidade: Blumenau (SC)
Categoria: Reciclagem
Título do projeto: Camiseta Feita de PET
Resumo: A empresa produz camisetas feitas com fio reciclado de garrafas PET e para cada camiseta são utilizadas 2,5 garrafas. A Fujiro e seus clientes já retiraram mais de um milhão de garrafas PET do meio ambiente. A meta é atingir dois milhões de garrafas PET. Com 15 funcionários, o trabalho também pretende fazer a divulgação e conscientização da reciclagem com crianças em escolas, comunidades carentes e cidades do interior.

Organização: Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler – Fepam/RS 
Cidade: Porto Alegre (RS)
Categoria: Inovação Tecnológica
Título do projeto: Monitoramento e Rastreamento de Dragas
Resumo: Em busca do equilíbrio e da sustentabilidade das atividades de mineração no Rio Grande do Sul, a FEPAM desenvolveu o sistema que resolveu problemas históricos de desobediência às normas e que pelas peculiaridades do setor fugiam à fiscalização. Por sugestão dos mineradores, a Câmara Técnica Permanente de Mineração desenvolveu o controle on-line. Com tecnologias como GPS, GSM e GPRS foi possível obter o acompanhamento das embarcações 24 horas.


Organização: Fundação O Boticário 
Cidade: Curitiba - PR
Categoria: Conservação de Recursos Naturais
Título do projeto: Projetos Apoiados: uma Rede em Benefício da Vida
Resumo:  Formação de conservacionistas e cientistas que somam, até dezembro de 2008, US$ 8,6 milhões destinados a 379 instituições beneficiadas. Com isso, são obtidos resultados significativos, como a descoberta e proteção de novas espécies. O projeto conta com a parceria da Interamerican Foundation (IAF) e da Rede Avistar. Até 2009, no mínimo 1.219 pessoas foram beneficiadas diretamente.

Organização: Furukawa
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Reciclagem
Título do projeto: GREEN IT - Promovendo a Sustentabilidade no Canal de Distribuição
Resumo: Internamente, o programa de gestão ambiental para minimizar os danos e impactos permite o gerenciamento de todo o resíduo gerado na fábrica paranaense. A iniciativa é focada nos cabos e acessórios de gerações anteriores, que possuem na composição cloreto de polivinila (PVC), polietileno (PE) e metais pesados. Quando descartados sem o devido tratamento ou mesmo queimados, os produtos liberam os componentes tóxicos, contaminando ar e solo.

Organização: Instituto Ambiental do Paraná – IAP
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Conservação de Recursos Naturais
Título do projeto: Programa do Estado do Paraná para Espécies Exóticas Invasoras
Resumo: Espécies exóticas invasoras (EEI) são consideradas a segunda maior causa mundial de perda de biodiversidade em ambientes naturais e a primeira em unidades de conservação. Diante disso foram implantadas políticas públicas e ações. Em 2009 lançou o Programa do Estado do Paraná para EEI, que objetiva proporcionar amparo legal ao controle de invasão biológica e implementar ações de prevenção, erradicação e controle.

Organização: Instituto Ambiental Ecosul
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Bem-Estar Animal
Título do projeto: RESA - Rede Catarinense de Solidariedade aos Animais
Resumo: Socorro aos animais atingidos pelas enchentes e deslizamentos ocorridos no Vale do Itajaí e região entre novembro/2008 e janeiro/2009. Foi realizada a montagem emergencial de base de operações, visitas aos locais atingidos com equipes de voluntários civis e de Bombeiros Voluntários. Os parceiros do trabalho foram a Sociedade Mundial de Proteção Animal e o Blog Mãe de Cachorro. O projeto beneficiou em torno de 10 mil animais.


Organização: Instituto Martim Pescador
Cidade: São Leopoldo (RS)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Programa de Navegação Ecológica
Resumo: O programa possui três roteiros: Caminho dos Imigrantes, Redescobrindo o Rio dos Sinos e Conhecendo o Lago Guaíba. Ele busca aproximar as comunidades dos recursos hídricos locais, por meio de navegações orientadas. Com mais de 89 mil pessoas atendidas, o projeto tem como parceiros as prefeituras de São Leopoldo, Esteio e Novo Hamburgo, o Banrisul, a Corsan, o Grupo Editorial Sinos, a Sthil Motosserras, a Aracruz Celulose e a TFL do Brasil.

Organização: Lunelli em parceria com a Prefeitura Municipal de Corupá
Cidade: Corupá (SC)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Projeto de Educação Ambiental Preservar é Amar
Resumo: Cerca de 200 alunos de 8ª série das escolas públicas de Corupá (SC) pesquisaram a realidade local e propuseram à Câmara Municipal projetos de lei para preservar o meio ambiente, como o “Preservar é Amar”. Quase 16 mil estudantes foram mobilizados. Os alunos participaram de palestras e reuniram suas mães para confeccionar 200 sacolas de tecido oferecidas a um supermercado. O reaproveitamento da água da chuva com cisternas foi instalado em escolas.


Organização: Parque Nacional do Iguaçu
Cidade: Foz do Iguaçu (PR)
Categoria: Turismo e Qualidade de Vida
Título do projeto: Programa de Desenvolvimento do Turismo Sustentável no Entorno do Parque Nacional do Iguaçu
Resumo: Busca incentivar o turismo como alternativa de crescimento econômico, estimular o desenvolvimento integrado dos municípios, promover a conservação ambiental e a criação e o fortalecimento de associações e cooperativas que objetivem a sustentabilidade da atividade turística dos municípios do parque. Isso para que a caça e o corte de palmito ilegal deixem de ser fonte de renda necessária para os que moram ao redor da Unidade de Conservação.

Organização: Portonave
Cidade: Navegantes (SC)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Portonave: Compromisso com o Meio Ambiente
Resumo: Consciente da necessidade de reduzir impactos ambientais, a Portonave assumiu um compromisso e instalou um Sistema de Gestão Ambiental próprio, que desenvolve uma série de ações fundamentais para a preservação ambiental. Tais como o tratamento de efluentes, o controle da poluição do ar, o monitoramento da água potável, a coleta seletiva de lixo e a utilização de garrafas PET na confecção dos uniformes.

Organização: Rio Grande Energia – RGE
Cidade: Caxias do Sul (RS)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: A Valorização do Cliente no Sistema de Gestão Ambiental RGE
Resumo: Nos últimos dois anos, a RGE foi apontada por uma pesquisa realizada pela ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) como a empresa do ramo com melhor imagem ambiental. De acordo com dados de 2009, nada menos do que 94,5% dos clientes consideram que a companhia se preocupa com o meio ambiente. Implantado em 2008, o Projeto Acessibilidade se destina a propiciar a plena utilização de todos os ambientes e equipamentos do prédio onde está instalada.

Organização: RodoNorte
Cidade: Ponta Grossa (PR)
Categoria: Reciclagem
Título do projeto: Projeto Socioambiental SacoLona
Resumo: Iniciado em 2008, o projeto reaproveita as lonas utilizadas para a comunicação visual em rodovias paranaenses. Essa comunicação é feita através de 141 estruturas que utilizam 274 lonas. A cada três meses as informações são renovadas e as lonas substituídas. Por ano são consumidas cerca de 5 toneladas de lonas. A iniciativa promove geração de emprego e renda para cerca de 70 costureiras e ajuda a preservar recursos naturais.

Organização: Sanepar
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas
Título do projeto: Zumbi: uma Prática que Transformou a Realidade
Resumo: Na Bacia do Rio Palmital, a Vila Zumbi dos Palmares foi diagnosticada como ponto mais comprometido por lançamento de carga orgânica. A água tratada e o sistema de coleta e tratamento de esgoto foram prioridades para garantir saúde, e recuperação da qualidade da água do rio. Criou-se condições para o acesso aos serviços de saneamento, para a ligação de esgoto dos imóveis à rede pública.

Organização: Sanepar
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Tecnologias Socioambientais
Título do projeto: Do Rio ao Rio
Resumo: Na primeira ação do projeto, realizada na localidade de Alto Belém, em Curitiba, a rede de esgoto foi ampliada em 10 quilômetros, 500 ligações foram implantadas e mais de mil regularizadas. A quantidade de oxigênio na água do Rio Belém aumentou 4,5 vezes. O programa foi replicado em mais de 60 municípios do Paraná. Seu eixo central é a gestão do saneamento por bacia hidrográfica, despoluiu rios, e aumentou as receitas da empresa.

Organização: Souza Cruz
Cidade: Santa Cruz do Sul (RS)
Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas
Título do projeto: Parque Ambiental Souza Cruz - Santa Cruz do Sul
Resumo: O Parque Ambiental Souza Cruz, em Santa Cruz do Sul é considerado hoje a segunda coleção botânica do Rio Grande do Sul, o que inclui a maior coleção de palmeiras do estado, com 77 espécies. O trabalho de recuperação da área onde foi instalada a maior usina de beneficiamento de fumo da Souza Cruz no Brasil começou em 2002, com diagnóstico do local e elaboração de um projeto que recebeu investimentos de R$ 1,9 milhão.

Organização: Tetra Pak
Cidade: Região Sul
Categoria: Marketing Ecológico
Título do projeto: Site Rota da Reciclagem
Resumo: Um dos projetos beneficiou cerca de 50 casas da Vila D.E.R., que não tinham acesso à coleta de lixo reciclável. Após visitas aos moradores, os voluntários verificaram o interesse em reciclar. Com a compilação dos dados, o grupo criou um calendário de coleta e uma rota para o catador, permitindo o aumento de sua produtividade. Sua renda se multiplicou, pois cerca de 150 quilos de lixo reciclável são recolhidos diariamente.

Organização: Tractebel Energia
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas
Título do projeto: Recuperação de Áreas Degradadas por Meio da Utilização de Cinzas de Carvão Mineral
Resumo: Realizada nas imediações da usina termelétrica Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo (SC), a ação permitiu o renascimento de uma área de 47 hectares comprometida pela deposição, por resíduos de carvão mineral. A tecnologia desenvolvida permitiu a recuperação com cinzas provenientes da queima do próprio carvão. Os rios da região voltaram a ter peixes e as áreas podem ser usadas para atividades produtivas ou mesmo preservação ambiental.

Organização: Unimed Blumenau
Cidade: Blumenau (SC)
Categoria: Tecnologias Socioambientais
Título do projeto: Construção do Hospital Unimed Unidade Timbó
Resumo: O Hospital Unimed Unidade Timbó foi construído dentro do conceito de construção sustentável. O projeto levou em consideração a eficiência energética, materiais menos poluentes, preservação da biodiversidade, aproveitamento da energia solar, captação de água, implantação de uma estação de tratamento de efluentes considerada uma das mais modernas no Brasil e a utilização e tecnologias limpas para realização de exames de imagem e diagnóstico (RX).


Organização: Unimed Londrina 
Cidade: Londrina (PR)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Bosque da Vida
Resumo: O projeto visa plantar uma árvore no nascimento de cada bebê dos clientes da Unimed Londrina e distribuir mudas de árvores frutíferas no momento do teste do pezinho. O objetivo é neutralizar a emissão de gases de efeito estufa. Como resultado, são plantadas anualmente cerca de 1.200 árvores em locais de preservação ambiental, além da entrega do mesmo número de árvores. Estima-se o plantio de 2.400 árvores/ano em locais de preservação ambiental.

Organização: Vicencio Paludo
Cidade: Nova Prata (RS)
Categoria: Reciclagem
Título do projeto: Reforma de Pneus
Resumo: A borracha que compõe um pneu é de difícil decomposição e causa danos ao meio ambiente. Reformar pneus é uma opção econômica, segura e ecologicamente correta. A Vicêncio Paludo, Filho & Cia, juntamente com a Vipal, sempre pensam nas próximas gerações. Orienta-se constantemente através de treinamentos seus funcionários e clientes sobre reciclagem e promove-se campanhas a favor de reforma de pneus.

Organização: Vipal
Cidade: Nova Prata (RS)
Categoria: Conservação de Insumos de Produção - Água
Título do projeto: Captação de Água da Chuva
Resumo: Projeto para captação de água da chuva por cisternas e reservatórios. São quatro cisternas instaladas nas unidades de Nova Prata e cinco na fábrica de Feira de Santana (BA). A água da chuva atende há mais de 50% do consumo da linha de produção. Em 2009 foram captados mais de 43 milhões de litros, reduzindo em 43% o consumo de água. A água da chuva é enviada para uma estação de tratamento de efluentes líquidos industriais e reutilizada.

Organização: Volkswagen
Cidade: São José dos Pinhais (PR)
Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas
Título do projeto: Recuperação de Áreas Degradadas: Ações e Metas Permanentes para Recuperação da Biodiversidade
Resumo: Em 2000, logo após instalar a unidade produtiva de São José dos Pinhais (PR), a Volkswagen deu início a um projeto de recuperação ambiental que se transformou numa iniciativa que envolve a empresa e a comunidade. Atualmente, 60% da área de 1,29 milhão de metros quadrados é ocupada por vegetação, taludes e lagos. Dessa área de preservação, quase 468 mil metros quadrados para reflorestamento, onde mais de 100 mil mudas já foram plantadas.

Organização: Walmart Brasil
Cidade: Região Sul
Categoria: Agropecuária
Título do projeto: Clube dos Produtores
Resumo: O Clube dos Produtores abre as portas do maior grupo varejista do mundo para microempresas e propriedades familiares. Criado no Rio Grande do Sul em 2002, o Clube conta com 7.500 produtores em 10 estados e abastece as áreas de hortifrutigranjeiros, açougue, peixaria, padaria e mercearia. Pelo projeto os produtores recebem orientação para melhorar processos de produção, distribuição, práticas trabalhistas e cuidados com o meio ambiente.

Organização: Walmart Brasil
Cidade: Região Sul
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Consumo Consciente de Sacolas Plásticas
Resumo: Uma das ações é o incentivo ao consumo consciente de sacolas plásticas, projeto implantado em 280 unidades. O cliente é estimulado a utilizar sacolas retornáveis e ganha desconto para não usar sacolas plásticas. O programa já retirou do meio ambiente 22,8 milhões de sacolas e concedeu R$ 686,2 mil em descontos. O Walmart deixou de utilizar 138,9 milhões de sacolas desde 2008, ou 10% da meta da empresa.

Vencedores por ano:

Sustentabilidade Online
Cadastro
Envio de Matérias
Portfólio editorial

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.