19º Prêmio Expressão de Ecologia
(2012-2011)

Conheça abaixo os vencedores do 19º Prêmio Expressão de Ecologia, por ordem alfabética. Os projetos com link em vermelho estão disponíveis na íntegra para download em formato PDF.

 

129 projetos inscritos
32 projetos vencedores
Premiação: FIESC (21/9/2012)

 

Organização: Aurora Alimentos
Cidade: Chapecó (SC)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Gestão Ambiental Aurora Alimentos
Resumo: Iniciado em 2008 pela empresa de alimento com matriz em Chapecó (SC), o programa de visitação a escolas atingiu até 2011 quase 53,5 mil crianças de 6 a 12 anos, em mais de 120 cidades. Nas visitas as crianças assistem a um vídeo com a história de uma turma de latinhas de lixo. Também são distribuídas cartilhas, adesivos e realizadas palestras. Além dos estudantes das redes pública e particular, o projeto também é dirigido aos filhos dos funcionários.

Organização: Aurora Alimentos
Cidade: Chapecó (SC)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Programa Turminha da Reciclagem
Resumo: A preocupação ambiental foi institucionalizada na empresa a partir de 1998. Toda a água utilizada é tratada e devolvida à natureza. O frigorífico de suínos utiliza biogás das granjas em substituição ao GLP e aproveita o potencial hídrico gerando energia para consumo próprio. Resíduos sólidos são tratados e os recicláveis contam desde 1994 com um programa próprio. São realizadas diversas ações junto aos funcionários, familiares e comunidade em geral.


Organização:
Banrisul
Cidade: Porto Alegre (RS)
Categoria: Conservação de Recursos Naturais
Título do projeto: Projeto Sementes
Resumo: Todas as variedades de plantas cultivadas pelo homem foram desenvolvidas a partir de espécies encontradas na natureza. Assim, foram domesticadas e conservadas milhares de variedades que, em conjunto com as plantas silvestres, são fonte fundamental de material o melhoramento genético. O Projeto Sementes promove a doação de mudas e sementes de árvores nativas, crioulas e de horticultura, num trabalho de resgate de diferentes agroecossistemas.


Organização:
Bunge do Brasil
Cidade: Região Sul
Categoria: Reciclagem
Título do projeto: Programa Soya Recicla
Resumo: O programa criado em 2006 em parceira com o Instituto Triângulo estimula os consumidores a levar o óleo vegetal usado a postos de coleta ao invés de descartá-lo na rede de esgoto. Os resíduos são transformados em sabão e biodiesel, sendo que em cinco anos o trabalho impediu que cerca de 700 mil quilos de óleo degradassem o meio ambiente. Existem 950 postos ativos para coleta, e o programa já mobilizou mais de um milhão de pessoas.


Organização:
Cecrisa
Cidade: Criciúma (SC)
Categoria: Conservação de Insumos de Produção - Energia
Título do projeto: Sistema de Aproveitamento do Calor dos Fornos para Secagem de Peças Cerâmicas
Resumo: O processo de queima de peças cerâmicas implica o uso de grandes volumes de gás natural, além da liberação de gases na atmosfera. Foi desenvolvido, então, um sistema baseado no reaproveitamento da energia que estava sendo perdida para a atmosfera. A solução adotada foi transferir os gases antes liberados no ar para os secadores, que atuam na retirada da umidade interna contida nas peças cerâmicas após a etapa de prensagem.


Organização:
Ceusa
Cidade: Urussanga (SC)
Categoria: Conservação de Insumos de Produção - Recursos Minerais
Título do projeto: Desenvolvimento de Revestimentos Cerâmicos com Decoração em Impressão Digital, em Porcelanato Superslim e Inspirados em Revestimentos Naturais
Resumo: Criou-se um novo porcelanato com espessura de cinco milímetros, metade da convencional. Ele é prático pela leveza e pelo fácil manuseio. E é sustentável em termos ecológicos por utilizar menos matérias-primas e, com isso, agredir menos o meio ambiente, e no âmbito social por garantir mais conforto e menos esforço do trabalhador, do processo fabril até a obra.


Organização:
Coama
Cidade: Joinville (SC)
Categoria: Conservação da Vida Silvestre
Título do projeto: Levantamento da Avifauna das Nascentes do Rio Cachoeira
Resumo: Durante um ano, o Clube dos Observadores de Aves da Mata Atlântica realizou um levantamento da avifauna das nascentes do Rio Cachoeira, localizado num remanescente de mata atlântica. Por outro lado, o rio vinha sendo afetado pelo crescimento imobiliário da região e, sobretudo, pelo despejo clandestino de lixo. Ali era jogado todo tipo de material, produtos com alto poder de contaminação.


Organização:
Dígitro Tecnologia
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Construção Sustentável
Título do projeto: Complexo Dígitro
Resumo: O projeto seguiu o conceito green building e, no início de 2008, começou a ser erguido o prédio de 12 mil metros quadrados: o telhado possui calhas coletoras de água da chuva que é reutilizada; foram instaladas placas solares cujo calor é utilizado para aquecimento de água e células voltaicas que visam garantir, autossuficiência em energia elétrica. Vidros especiais também impedem a entrada de ruídos externos e bloqueiam o calor em 70%.


Organização:
Ecofibras
Cidade: Blumenau (SC)
Categoria: Reciclagem
Título do projeto: Barbantes Ecológicos
Resumo: A indústria têxtil é uma das maiores poluidoras do meio ambiente porque costuma utilizar produtos químicos variados e água no processo de tingimento dos fios e tecidos. A empresa conseguiu driblar esse problema ao adotar uma medida inovadora e simples: dispensar a etapa do tingimento. Os fios e barbantes usam matéria-prima 100% reciclada. Os retalhos são desfibrados, misturados com outras fibras estirados e torcidos até se conseguir o fio desejado.


Organização:
Escola. Cedrense
Cidade: São José do Cedro (SC)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Meio Ambiente, Consciência e Preservação - Clube Patrulha Ecológica
Resumo: A produção mensal de 130 toneladas de lixo sem separação e tendo como destino o aterro sanitário foi a motivação para o projeto da escola de São José do Cedro (SC). Há o dia da coleta envolvendo toda a escola, e a cada 15 dias a atividade ocorre num bairro. Com garrafas PET, jeans e folhas de raio X são produzidas sacolas retornáveis; pilhas e baterias são encaminhadas a uma empresa e o óleo de cozinha serve para a produção de sabão líquido.


Organização:
Eletrosul
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Tecnologia de Controle Ambiental
Título do projeto: Alto Uruguai
Resumo: O problema dos dejetos suínos motivou o projeto onde se concentra a maior produção do país e estão localizadas no Aquífero Guarani. Ele viabilizou a utilização dos dejetos para produção de energia elétrica. Foram mais de 1,6 milhão de metros cúbicos de metano não emitidos, tratamento de 147 mil litros de dejetos líquidos por dia, produção de 90 mil litros de biofertilizante ao mês e capacidade de geração de 1,4 milhão de kWh/ano.


Organização:
Eletrosul
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Tecnologias Socioambientais
Título do projeto: Casa Eficiente
Resumo: A construção civil consome grande quantidade de recursos e muita energia. Boa parte desse consumo se deve a decisões durante o projeto. Se ele for inadequado ao clima do local, levará ao uso excessivo de energia. A Eletrosul, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Eletrobrás, construiu uma Casa Eficiente para servir de laboratório para edificações com uso racional de energia e de água.


Organização:
Eliane Revestimentos Cerâmicos
Cidade: Cocal do Sul (SC)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Eliane, Planeta, Pessoas e Produtos - Os 3Ps
Resumo:  Reaproveitamento de cerca 90% da água usada na produção dos revestimentos cerâmicos, equipamentos para o tratamento de efluentes líquidos, controle de emissões, recuperação de resíduos sólidos, reaproveitamento de matéria-prima e utilização de energia limpa. Além disso, todo material reciclável é separado, enquanto o material resultante no processo de fabricação das peças é reaproveitado na produção de massa cerâmica.


Organização:
Epagri
Cidade: Rio Fortuna (SC)
Categoria: Agropecuária
Título do projeto: Produção de Pastagens com Nitrogênio Biológico – uma Tecnologia Sustentável
Resumo: Para exibir uma produção expressiva, uma pastagem necessita de boa quantidade de nitrogênio no solo. Para resolver partiu-se para a introdução de espécies forrageiras leguminosas inoculadas com a bactéria rhizobium em áreas de pastagens. Essa espécie executa um processo natural de fixação biológica do nitrogênio atmosférico que beneficia a produção das gramíneas e dispensa o uso de fertilizantes nitrogenados de origem industrial.


Organização:
Florestal Gateados
Cidade: Campo Belo do Sul (SC)
Categoria: Conservação da Vida Silvestre
Título do projeto: Reserva Particular do Patrimônio Natural Emílio Einsfeld Filho
Resumo: Além dos serviços ambientais e dos recursos resguardados, a unidade é um campo fértil para pesquisas sobre a biodiversidade e para o monitoramento ambiental. É um refúgio para a bromélia Dyckia distachya, espécie ameaçada. Com exceção dos trechos afetados pelo represamento de Barra Grande, todos os cursos d’água envolvidos pela RPPN conservam suas feições originais.


Organização:
Floripa Shopping
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Preserve Floripa: o Olhar Ambiental do Floripa Shopping
Resumo: A construção de um empreendimento de grande porte como um shopping center implica utilização de recursos naturais em larga escala. O Floripa Shopping está localizado às margens da SC-401, lançou o projeto Preserva Floripa. Foram identificados todos os aspectos e impactos ambientais significativos e adotados cerca de 40 procedimentos de gestão e práticas de educação ambiental.


Organização:
Grupo Escoteiro Guairacá
Cidade: Foz do Iguaçu (PR)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Plantando Cidadãos
Resumo: O projeto desenvolvido desde 1997 pelo grupo de escoteiros de Foz do Iguaçu (PR) compreende diversas ações ambientais e de envolvimento comunitário, como oficinas de construção de aquecedores solares com embalagens recicláveis, envolvendo mais de 5 mil pessoas. Chega a 50 mil o número de mudas plantadas e foi viabilizada a reciclagem de 400 litros de óleo vegetal.


Organização:
Hospital Municipal de Araucária - HMA
Cidade: Araucária (PR)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Pensar Ambiental: Benefícios para um Desenvolvimento Saudável
Resumo: O conjunto de ações incluiu a formação de uma parceria com a Federação das Santas Casas de Misericórdia do Estado do Paraná e criação do Conselho de Sustentabilidade. Divulgou-se um Relatório de Sustentabilidade, contendo indicadores e ações realizadas no hospital, e foi realizado um Fórum de Sustentabilidade Hospitalar para a adoção de boas práticas.


Organização:
Klabin
Cidade: Otacílio Costa (SC)
Categoria: Reciclagem
Título do projeto: Transformando Fita Tusa em Artesanato
Resumo: Companhias de papel e celulose têm nas árvores sua matéria-prima. Na última etapa da produção do papel, surge um material de difícil descarte, por conta de sua composição (fibra de celulose e cola). Sua função na produção de papel é auxiliar no corte final da folha. Somente na Unidade de Otacílio Costa da Klabin são rejeitadas mensalmente cerca de 35 mil metros de fitas, material que costumava ser descartado em aterros industriais controlados e passou a ser reutilizado para artesanato.


Organização:
Malwee Malhas
Cidade: Jaraguá do Sul (SC)
Categoria: Reciclagem
Título do projeto: Garrafas PET: um Lixo que Virou Moda nas Coleções Malwee
Resumo: No projeto da indústria têxtil de Jaraguá do Sul (SC) duas empresas fornecem fios feitos com poliéster de garrafas PET recolhidas por cooperativas, ONGs e associações comunitárias, e a matéria-prima reciclada foi incorporada às coleções de malhas. Mais de 2,4 milhões de garrafas foram recicladas. As empresas parceiras beneficiam 2 mil famílias e 50 entidades. A economia de energia na produção reciclada é de 76% e a redução de emissões de CO2 é de 71%.


Organização:
Porto de Itajaí
Cidade: Itajaí (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Monitoramento Ambiental na Área de Abrangência do Porto de Itajaí
Resumo: A bacia de evolução do Porto de Itajaí e o canal de acesso são continuamente dragados e são necessárias ações para que não causem alterações no estuário do rio Itajaí-Açu. O Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar da Universidade do Vale do Itajaí, através de convênio com a Superintendência do Porto, detecta potenciais impactos sobre a qualidade da água e do sedimento, e procura evitá-los.


Organização:
Portonave
Cidade: Navegantes (SC)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Gestão Ambiental: Compromisso com Desenvolvimento Sustentável
Resumo: A companhia se impôs o desafio de transformar uma atividade historicamente geradora de grandes impactos na natureza em exemplo de gestão ambiental. A empresa possui um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), formado por equipe de engenheiros e técnicos que atuam na realização dos controles e na promoção das políticas ambientais.


Organização:
Prefeitura de Estrela
Cidade: Estrela (RS)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Projeto Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho
Resumo: Através de uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente, a prefeitura transformou um espaço de Educação Ambiental já existente em Sala Verde. O projeto mobilizou a comunidade do Vale do Taquari e transformou Estrela em um centro regional de educação ambiental. O local recebeu então equipamentos e passou a ser utilizado para orientar e conscientizar a população sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.


Organização:
Prefeitura de São Bento do Sul
Cidade: São Bento do Sul (SC)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Pagamento de Serviços Ambientais "Produtor de Água do Rio Vermelho"
Resumo: Surgiu da necessidade de garantir o abastecimento de água, já que o volume do manancial se encontrava em declínio, além de recuperar a vegetação e minimizar o impacto ambiental no Rio Vermelho. Os proprietários não abririam mão das áreas agriculturáveis ou de pastagens se isso implicasse perda de renda. Ao atribuir valores econômicos, a prefeitura resolveu esse problema e ainda garantiu a sustentabilidade do programa mediante pagamentos anuais.


Organização:
Sanepar
Cidade: Curitiba (PR)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Se Ligue na Rede: um Caminho para a Sustentabilidade
Resumo: Com o programa, a concessionária de serviços de água e esgoto do Paraná conseguiu, fazer com que 17.350 famílias se interligassem à rede pública e que 2.848 quilos de carga orgânica deixassem de ser lançados em rios, lagos e córregos. Para obtenção do mesmo sucesso no restante dos envolvidos foram realizadas 383 reuniões comunitárias e 2.025 moradores foram qualificados como agentes socioambientais.


Organização:
Sociedade Mundial de Proteção Animal - WSPA
Cidade: Santa Catarina e Paraná
Categoria: Bem-estar Animal
Título do projeto: Programa Nacional de Abate Humanitário - STEPS
Resumo: A busca de práticas mais humanitárias no abate de animais sempre esbarrou em problemas como a falta de informação dos profissionais dos frigoríficos no manejo pré-abate e abate, a ausência de métodos e equipamentos adequados, falta de suporte técnico, leis ultrapassadas. O projeto se destina a capacitar fiscais federais agropecuários e profissionais de frigoríficos a adotar o Programa Nacional de Abate Humanitário em sua rotina de trabalho.


Organização:
Tractebel Energia
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Inovação Tecnológica
Título do projeto: Aproveitamento da Água de Percolação das Usinas Hidrelétricas da Tractebel Energia em Substituição às Estações de Tratamento de Água (ETAs)
Resumo: Projeto desenvolvido para substituir as Estações de Tratamento de Água nas hidrelétricas por um sistema que aproveita a água dos maciços rochosos das usinas. Foi eliminada a geração de lodo e seu transporte para aterros, a redução de químicos e o consumo de energia. A usina Salto Osório deixou de operar em janeiro de 2011. Somando Itá e Machadinho a economia será de R$ 3,7 milhões e na Salto Osório de R$ 722 mil.


Organização:
Tractebel Energia
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Conservação de Insumos de Produção - Água
Título do projeto: Implantação de um Sistema em Ciclo Fechado para Utilização de Água na Extração de Cinzas Úmidas do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda
Resumo: No projeto iniciado em 2002 e desenvolvido em três etapas até 2011, a empresa desenvolveu um circuito fechado para utilização de água na extração de cinzas úmidas do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo (SC). Com investimento de R$ 37 milhões, o trabalho permitiu 95% de redução no consumo de água no processo industrial do Complexo movido a carvão mineral. O projeto beneficia diretamente uma população de cerca de 140 mil pessoas.


Organização:
Tupy
Cidade: Joinville (SC)
Categoria: Reciclagem
Título do projeto: Produção de Pavers com Areia Descartada de Fundição
Resumo: Matéria-prima dos moldes das peças fundidas, as areias são o principal resíduo de fundição e dar a ele outro destino que não os aterros industriais era o maior desafio ambiental da empresa de Joinville. Após anos de estudos, uma Resolução autorizou seu uso na composição de massa asfáltica e na fabricação de tijolos e pisos. A empresa montou uma fábrica experimental, que foram usados em calçadas internas da fábrica e doados para a prefeitura.


Organização:
Volkswagen
Cidade: São José dos Pinhais (PR)
Categoria: Conservação de Insumos de Produção - Energia
Título do projeto: Economia de Energias Através da Busca de Novas Tecnologias para os Processos da Volkswagen do Brasil Ltda
Resumo: A indústria passou a produzir mais veículos consumindo menos energia, água e gás. Foram identificados os pontos de maior consumo no processo produtivo e desenvolvidas pesquisas por novas tecnologias. No conjunto, os novos processos representaram uma economia anual de R$ 900 mil. Houve reaproveitamento de 360 m³ de água semanalmente, com uma economia de R$ 66 mil ao ano e a redução do consumo de gás em 20 m³/h, ou R$ 59 mil por ano.


Organização:
Voluntários Amigos dos Bichos
Cidade: Chapecó (SC)
Categoria: Bem-estar Animal
Título do projeto: CEPA - Centro de Esterilização de Pequenos Animais
Resumo: O aumento progressivo das populações animais, sobretudo nas grandes cidades, produz grande impacto ecológico, econômico, social e de saúde pública pelo aumento da incidência de zoonoses. Houve um programa de controle de populações animais em massa, utilizando recursos da esterilização e sua identificação com microchips. Em convênio com a prefeitura de Chapecó, foi instalado o Centro de Esterilização de Pequenos Animais, que realiza castrações.


Organização:
Universidade Feevale
Cidade: Novo Hamburgo (SC)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Gestão Ambiental na Universidade
Resumo: As universidades geram impactos ambientais semelhantes aos de uma pequena cidade que consomem recursos e produzem grandes volumes de resíduos, além de apresentarem um consumo elevado de energia, água e substâncias químicas. Criou-se um setor com o objetivo de gerenciar os resíduos, controlar a utilização dos recursos naturais e instalação de redutores de vazão nas torneiras, estação de tratamento de esgotos e coleta seletiva.

Vencedores por ano:

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.