24º Prêmio Expressão de Ecologia
(2017/2016)

Conheça abaixo os vencedores do 24º Prêmio Expressão de Ecologia, por ordem alfabética. Os projetos com link em vermelho estão disponíveis na íntegra para download em formato PDF. Conheça também os 109 projetos ambientais participantes inscritos nesta edição da premiação.

 

109 projetos inscritos
23 projetos vencedores
Premiação: FIESC (28/7/2017)

 

Organização: Adote um Orelhudo!
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Bem-Estar Animal
Título do projeto: Adote um Orelhudo!
Resumo: Receber, assistir, esterilizar e encaminhar coelhos adquiridos ou adotados. O descarte desses animais geralmente ocorre quando eles crescem e começam a dar trabalho ou despesas aos tutores. O principal resultado do Adote um Orelhudo é a limitação do abandono, dos problemas ambientais originados da soltura deles no ambiente urbano e no rural, da procriação descontrolada, das doenças específicas e do sofrimento desses animais.

Organização: Apremavi
Cidade: Atalanta (SC)
Categoria: Conservação de Recursos Naturais
Título do projeto: Viveiro de Mudas Nativas Jardim das Florestas
Resumo: O viveiro, ao lado do Centro Ambiental Jardim das Florestas tem capacidade instalada de produção entre 600 mil e 1 milhão de mudas por ano, contemplando até 120 espécies diferentes nativas da Mata Atlântica. Seu objetivo é conservar espécies nativas e conscientizar a respeito desse tema. No mesmo terreno, a Apremavi mantém áreas demonstrativas onde são desenvolvidas ações de educação ambiental, dias de campo, cursos e capacitações.

Organização: Aurora Alimentos e Atitude Ambiental
Cidade: Chapecó (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Programa Coleta Segura: Destinação Ambiental de Resíduos de Produtos Veterinários
Resumo: O consumo de produtos veterinários é vital para a saúde dos animais de mais de 11 mil produtores. Em parceria com a Atitude Ambiental, empresa que faz coletas, transporte e tratamento dos resíduos, o projeto já fez a destinação adequada de mais de 350 mil kg de resíduos. Conta com a participação de 65% dos produtores, que destinam seus resíduos de saúde animal com segurança para o meio ambiente e para a agropecuária regional.


Organização: BRF
Cidade: Videira (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Título do projeto: Destinação de Resíduos: Compostagem Elimina a Poluição Ambiental em Aterro Sanitário
Resumo: O projeto apresenta a solução da BRF para 105 ton de resíduos sólidos gerados diariamente nas unidades de Videira e Campos Novos, que eram depositados em aterro sanitário. Todo esse resíduo é destinado ao processo de compostagem, permitindo reciclagem integral. O insumo final é vendido como fertilizante. Atualmente a BRF trabalha para valorizar ainda mais esse composto, por meio da transformação dele em adubo organomineral.


Organização: Celesc Distribuição
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Conservação de Insumos de Produção – Energia
Título do projeto: A Importância dos Projetos de Eficiência Energética para a Conservação de Insumos
Resumo: Os projetos geraram economia anual de 145,4 GWh, equivalente ao consumo anual de 60 mil residências. Evitou a emissão de 18 mil ton de CO2, equivalente ao plantio de mais de 108 mil árvores. Já o Programa de Eficiência Energética da Celesc registrou 84 projetos concluídos. Esses projetos tiveram um investimento de R$ 197,6 milhões e alcançaram 226,88 GWh de economia de energia, que equivalem ao consumo anual de 94 mil residências.

Organização: Cepagro e Oi Futuro
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Revolução dos Baldinhos
Resumo: A Revolução dos Baldinhos surgiu em 2008, em Florianópolis, no bairro Monte Cristo, mais especificamente na comunidade Chico Mendes. O projeto visa ampliar e fortalecer o modelo de gestão comunitária de resíduos orgânicos, que inicia na sensibilização de famílias da comunidade para a correta separação e destinação do resíduo orgânico. Pela correta destinação dos resíduos, o projeto contribui para a melhoria da limpeza urbana e da saúde coletiva.

Organização: Costão do Santinho
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Turismo e Qualidade de Vida
Título do projeto: Turismo Sustentável e Ecológico
Resumo: O projeto apresenta as práticas sustentáveis aplicadas no empreendimento recebe 200 mil turistas por ano, 2.500 crianças de escolas da Grande Florianópolis e 250 mil visitantes nos museus arqueológicos. Os turistas recebem conhecimentos de educação ambiental e patrimonial, colaborando para a mudança de atitudes e os novos hábitos de sustentabilidade que promovem qualidade de vida.

Organização: Ecopef e Fatma
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas
Título do projeto: Programa de Recuperação e Conservação da Mata Ciliar do Lajeado Cruzeiro
Resumo: Tem como objetivo identificar e monitorar os crimes ambientais ocorridos no Parque Estadual Fritz Plaumann e na zona de amortecimento. Essa tarefa é realizada em rondas quinzenais, quando se percorrem locais estratégicos onde há atividades clandestinas que ameaçam a conservação da fauna e flora local. Atualmente já foram feitos mais de 450 registros, classificados em 13 tipos de transgressão.

Organização: Eliane
Cidade: Cocal do Sul (SC)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Resiecologi: Reaproveitamento de Resíduos
Resumo: Os resíduos na indústria de transformação são consequência negativa do processo produtivo, pois geram passivos ambientais que, dependendo da classificação de risco, podem causar danos ao meio ambiente, à sociedade, aos colaboradores e à indústria. Por meio do projeto desenvolveu-se uma nova composição de esmalte, substituindo o utilizado. Esse novo esmalte é aplicado em produtos da linha de porcelanatos esmaltados rústicos.

Organização: Engie Brasil Energia e Consórcios Itá e Machadinho
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Conservação da Vida Silvestre
Título do projeto: Ações para a Conservação da Ictiofauna no Alto Rio Uruguai
Resumo: Conjunto de ações para conservação dos peixes no reservatório e no entorno das hidrelétricas Itá e Machadinho – localizadas na região do Alto Rio Uruguai, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os estudos se concentraram na conservação e no manejo do dourado, do suruvi e da piracanjuba. A equipe trabalha para manter a representação da variedade genética dos estoques originais do Alto Rio Uruguai.

Organização: Engie Brasil Energia
Cidade: Florianópolis (SC)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Gestão Ambiental e Sociopatrimonial de Usinas Hidrelétricas
Resumo: O Plano trata do meio ambiente e do patrimônio imobiliário vinculado aos reservatórios de hidrelétricas. Também são abordadas pelo plano a gestão operacional integrada com os empreendimentos a montante e a jusante dos empreendimentos, e as ocorrências extraordinárias (incidentes e acidentes ambientais) que acontecem com mais frequência.

Organização: Fundação CERTI e Fundação Grupo Boticário
Cidades: Florianópolis (SC)
Categoria: Tecnologias Socioambientais
Título do projeto: Araucária+: Ecossistema de Inovação Criando Valor Compartilhado
Resumo: Tem objetivo de conservar a Floresta de Araucárias por meio de negócios sustentáveis com foco no pinhão e na erva-mate. Inicialmente desenvolvido no planalto serrano catarinense, o projeto iniciou a ampliação da área de atuação. Em 2016 foram mais de 470 ha conservados pelo uso sustentável da floresta.

Organização: Grendene
Cidade: Farroupilha (RS)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Programa Prato Limpo: Zero Desperdício de Alimento
Resumo: A Grendene conta com empresas terceiras que fornecem em média 345.950 refeições por mês em suas quatro unidades no Rio Grande do Sul e no Ceará. O objetivo é a redução do desperdício nos refeitórios. A iniciativa colabora com a racionalização do uso da água e de energia na produção desses alimentos e na redução no consumo por refeição. Essa economia impacta diretamente a competitividade e o lucro da empresa.

Organização: Instituto Australis
Cidade: Imbituba (SC)
Categoria: Conservação da Vida Silvestre
Título do projeto: Projeto Baleia Franca: 35 anos de Pesquisa e Conservação
Resumo: A baleia-franca foi uma das espécies de baleia mais abundantes em águas brasileiras. A caça indiscriminada levou a espécie à beira da extinção. O projeto foi criado com o objetivo de garantir a sobrevivência e a recuperação populacional no sul do Brasil. O monitoramento aéreo gerou a criação da Área de Proteção Ambiental (APA). Em média 109 baleias-francas frequentam o sul do Brasil a cada ano e a taxa de crescimento anual é de 12%.

Organização: Instituto Viva Cidade
Cidade: Joinville (SC)
Categoria: Conservação de Insumos de Produção – Água
Título do projeto: Água para o Futuro: Evitando o Desperdício dos Recursos Hídricos
Resumo: Instalação de moduladores de vazão de água em torneiras, chuveiros, mictórios e duchas de mão. O objetivo é evitar o desperdício. Desenvolvido pelo IVC, o projeto foi implementado em Joinville (SC) e região atendendo a dezenas de instituições. É possível atingir de 25% a 40% de redução no consumo mensal de água, além de 15% de energia. A meta é reduzir o consumo de água per capita da região atingida de 200 para 120 litros por dia.

Organização: Lunelli
Cidade: Corupá (SC)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Sistema de Gestão Ambiental
Resumo: A prevenção da poluição e a redução dos impactos ambientais diante das atividades são os principais objetivos do sistema implantado com contínua evolução tecnológica e aperfeiçoamento dos processos têxteis. Os principais resultados são a redução da geração de resíduos; melhoria do controle de insumos e energia; prevenção de acidentes ambientais ; trabalho próximo da comunidade, dos colaboradores e dos órgãos ambientais.

Organização: Prefeitura de Massaranduba
Cidade: Massaranduba (SC)
Categoria: Agropecuária
Título do projeto: Semente Viva
Resumo: O projeto é desenvolvido nos municípios de Massaranduba, Araquari, Jaraguá do Sul, Joinville, Guaramirim, Schoroeder e São João do Itaperiú. Tem como objetivos resgatar e multiplicar variedades de sementes crioulas, formar uma germoteca, ampliar a oferta de alimentos saudáveis e variados, desenvolver um banco de sementes, e possibilitar a compra pelos órgãos públicos para o desenvolvimento de ações de incentivo ao cultivo dessas variedades.

Organização: Rio Grande Energia - RGE
Cidade: Caxias do Sul (RS)
Categoria: Programas de Prevenção de Riscos e Desastres Ambientais
Título do projeto: Estrutura para Atendimento a Emergências Ambientais e Mitigação de Impactos
Resumo: As instalações da RGE estão equipadas com pisos impermeáveis acoplados a caixas separadoras de água e óleo. Atualmente adquire apenas transformadores à base de óleo vegetal e não utiliza postes de madeira. Apesar de operar seu sistema elétrico com aproximadamente 1 milhão de litros de óleo isolante em subestações, não existem registros de contaminações em suas instalações ou áreas próximas.

Organização: Secretaria do Meio Ambiente (SMAM) - Pref. de Porto Alegre
Cidade: Porto Alegre (RS)
Categoria: Educação Ambiental
Título do projeto: Trilhando os Parques de Porto Alegre
Resumo: Diante da importância dos parques para locais e visitantes, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente elaborou em 2014 o livro “Trilhando os Parques de Porto Alegre - Educação Ambiental: interpretar e sensibilizar para transformar”. Sugere passeios e atividades nos principais parques da capital gaúcha. A intenção é sensibilizar os frequentadores dos parques urbanos da cidade para que tenham um olhar diferenciado sobre a questão ambiental.

Organização: Universidade Feevale
Cidade: Novo Hamburgo (RS)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Iniciativas para a Redução de Resíduos e Contribuição com Ações Sociais
Resumo: O objetivo principal é promover campanhas para orientar alunos, funcionários e comunidade no descarte correto de materiais, ações sociais, redução do volume de resíduos e destinação correta dos resíduos gerados. A Turma de Protetores Ambientais recebe orientações sobre os porcos nativos. A trilha recebe visitas de escolas e instituições que priorizam os princípios de não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final adequada.

Organização: Verde Vida
Cidade: Chapecó (SC)
Categoria: Reciclagem
Título do projeto: Recicláveis: Oportunidade de Transformação Social e Sensibilização Ambiental
Resumo: Nos últimos anos, inovou ao introduzir a coleta do óleo residual de cozinha e a coleta dos rejeitos de produtos hortifrutigranjeiros de supermercados de Chapecó para produzir composto orgânico (adubo). Além disso, construiu uma horta urbana com 1.680 m2 para oferecer verduras à comunidade a preços módicos e vender o excedente para supermercados locais.

Organização: Whirlpool
Cidade: Joinville (SC)
Categoria: Gestão Ambiental
Título do projeto: Zero Aterro: Conservar o Meio Ambiente e Resguardar o Espaço Urbano
Resumo: Para implantação do programa, diversas áreas da Whirlpool foram envolvidas. Como resultado, a companhia deixou de destinar mais de mil toneladas de resíduos anualmente, contribuindo para poupar espaço nos aterros da cidade e utilizar todo o potencial (energia e matéria-prima) dos resíduos.

Organização: Zen
Cidade: Brusque (SC)
Categoria: Inovação Tecnológica
Título do projeto: Inovador Simulador Automotivo com Emissão Zero
Resumo: O desafio foi desenvolver um simulador capaz de realizar os mesmos testes feitos atualmente em motores à combustão, mas sem o uso de combustível, geração de gases poluentes, ruído ou risco. O projeto prevê significativa redução no consumo de diesel frigerados, e os gases poluentes e fluidos devem ser adequadamente liberados e descartados. Para diminuir o impacto ambiental um simulador automotivo de partida substituirá motores à combustão.

Vencedores por ano:

Sustentabilidade Online
Cadastro
Envio de Matérias
Portfólio editorial

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.