1º Prêmio Expressão de Ecologia (1993)

Conheça abaixo os vencedores por ordem alfabética.

 

16 projetos inscritos
9 projetos vencedores
Premiação:  FIESC (17/12/1993)

 

Organização: Artex
Cidade: Blumenau (SC)
Categoria: Educação Ambiental
Resumo do projeto: Implantação do sistema de tratamento de efluentes, melhorando a qualidade do Ribeirão Garcia, que corta o bairro mais populoso de Blumenau e onde a empresa despeja seus resíduos.

 

Organização: Aurora Alimentos
Cidade: Chapecó (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Resumo do projeto: A cooperativa forneceu mudas, adubos e assistência técnica para que 47 mil produtores rurais fizessem o plantio de árvores e, sete anos depois, comprou a lenha cortada, melhorando a renda das famílias e promovendo o reflorestamento da região.

 

Organização: Docol / Embraco
Cidade: Joinville (SC)
Categoria: Produto Verde
Resumo do projeto: Desenvolvidos em Joinville, os produtos da linha Docolmatic, da Docol, liberam água com um toque, fechando sozinhos e evitando o desperdício. E o compressor que não usa aerossóis, da Embraco, contribuiu para eliminar o principal causador da destruição da camada de ozônio.

 

Organização: Hering
Cidade: Blumenau (SC)
Categoria: Marketing Ecológico
Resumo do projeto: Com longa tradição ambiental, a empresa lançou uma camiseta feita à base de fibras naturais, que não sofre branqueamento com alvejantes e é tingida com pigmentos extraídos de folhas, raízes e sementes de árvores.

 

Organização: Igaras
Cidade: Otacílio Costa (SC)
Categoria: Manejo Florestal
Resumo do projeto: Desde 1958, quando foi fundada, a empresa investe em reflorestamento, plantando uma quantidade de árvores maior do que corta.

 

Organização: Itagres 
Cidade: Tubarão (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Resumo do projeto: Adoção de sistema de efluente zero, que faz recircular toda a água utilizada em sua fábrica de Tubarão (SC) e possibilita o reaproveitamento dos resíduos como matéria-prima na massa cerâmica.

 

Organização: Karsten 
Cidade: Blumenau (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Resumo do projeto: A empresa possui um dos primeiros sistemas de tratamento de efluentes líquidos baseado em biotecnologia, resultando em uma alta eficiência na remoção de cor (praticamente total) e 95% na remoção de matéria orgânica.

 

Organização: Multibras
Cidade: Joinville (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Resumo do projeto: Redução da quantidade de resíduos industriais na empresa, que foi pioneira no setor metalmecânico ao instalar seu sistema de tratamento de efluentes. Também foi implementado o processo de pintura a pó, substituindo o processo de esmaltação convencional, aumentando a produtividade e gerando menos poluentes.

 

Organização: Tedesco
Cidade: Caçador (SC)
Categoria: Controle da Poluição
Resumo do projeto: Acabou com a emissão de lixívia negra no rio do Peixe, solução à base de carbonato de sódio e  perigoso efluente, investindo cerca de US$ 15 milhões em uma nova fábrica para recuperar a soda cáustica.

Vencedores por ano:

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.