01/08/2013

Conselho de governança do Movimento A Indústria pela Educação tem primeiro encontro

Maurício Pereira (E), Glauco José Côrte e Eduardo Deschamps durante o encontro
Foto: Filipe Scotti

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) promoveu nesta quinta-feira (1º) a primeira reunião do conselho de governança do Movimento A Indústria pela Educação para debater a atuação do grupo. Os trabalhos, conduzidos pelo presidente da FIESC, Glauco José Côrte, abordaram estratégias de apoio e estímulo à educação. O Movimento, liderado pela Federação, já registra mais de mil adesões. Além de representantes de entidades do poder público e do Movimento Todos pela Educação, participaram os industriais Guilherme Lima, da Whirphool, e Gilberto Heinzelmann, presidente da Zen, que integram o Conselho.

 

Côrte destacou durante a abertura do encontro a influência da qualificação no desempenho industrial. "Precisamos contribuir para que a indústria se torne mais competitiva por meio da educação e da inovação", disse. "Nosso trabalhador é disciplinado, operoso e interessado, mas não teve a oportunidade de ser preparado para atuar em indústrias que competem no mercado internacional. Por isso precisamos investir constantemente na qualificação dele", complementou.

 

O gerente executivo de educação do SESI Nacional, Henrique dos Santos, declarou que o Sistema Indústria precisa influenciar ainda mais a indústria a respeito do tema. "A indústria precisa se abrir para que o jovem conheça melhor o setor e precisamos tornar as vagas mais atrativas", sugeriu. A diretora executiva do Movimento Todos pela Educação, Patrícia da Cruz, pontuou que Santa Catarina é reconhecida pelos esforços que tem feito em benefício da educação. "As ações têm sido assertivas e devem ser entendidas como referência para todo o País".

 

Para o secretário de educação do Estado, Eduardo Deschamps, o tema precisa ser prioridade principalmente para os formadores de opinião. "O alvo é o aluno e as ações são cinco: ter professores que inspirem seus alunos, projeto e práticas pedagógicas eficazes, gestão eficiente, pais que acompanham seus filhos e sociedade que prioriza a educação", detalha.

 

Entre as atividades do Conselho de Governança estão o acompanhamento da evolução das metas, a proposição de ações e a mobilização de novos parceiros. O grupo é formado por industriais e executivos de organizações ligadas ao tema. O objetivo é promover o intercâmbio e a cooperação em assuntos relacionados ao campo da educação básica, continuada, profissional e executiva para o compartilhamento de conhecimentos e a transferência de experiências.


Fonte: Elida Hack Ruivo / Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.