01/11/2013

Alunos da Udesc vão limpar a trilha de Ratones, em Florianópolis, neste domingo

Foto: Divulgação

Alunos de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participam na manhã do próximo domingo, (3/11), de uma ação de reconhecimento e limpeza em uma trilha que liga as comunidades de Ratones e Saquinho, em Florianópolis.


Batizada de Projeto Trilhando a Ilha, a iniciativa busca envolver moradores locais na conservação e preservação do acesso, ajudando a formar na comunidade agentes defensores do patrimônio natural do município.

O projeto visa também valorizar e preservar trilhas de Florianópolis, transformando-as em um espaço seguro, preservado e que possibilite a integração harmônica com a natureza, seja por esportistas, trilheiros, turistas e a comunidade local - saiba mais na página do facebook.

Participam da atividade acadêmicos da sétima fase do curso, oferecido no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). Uma segunda visita ao local será realizada na terça-feira, 5, por alunos da primeira fase.

Participação cidadã
A ação integra a disciplina Desenvolvimento Comunitário e Poder Local, ministrada pelo professor Daniel Pinheiro, em conjunto com o programa de extensão Esag Comunidade, que visa estimular a participação cidadã com projetos em comunidades da Grande Florianópolis.

Também participa da atividade a acadêmica do oitavo termo, Samanta Birolo, bolsista do projeto de extensão Esag SocioAmbiental, que desenvolve relatório de estágio sobre a trilha a ser explorada, com orientação da professora Samantha Buglione.

A iniciativa conta com o apoio do Projeto Route, organização de Florianópolis que promove ações de limpezas de praias, e a participação de representantes da Associação de Moradores de Ratones (Amora), com a qual o programa Esag Comunidade atua há três anos.

Dia das Crianças
Em outubro, parte dos acadêmicos também participou da realização da 26ª Festa do Dia das Crianças em Ratones, promovida pela Amora.

O evento mobilizou 60 voluntários - além da Udesc Esag, da própria comunidade, da Amora, de outros centros e instituições de ensino, e também do grupo de jovens do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom) - e teve presença de cerca de 400 crianças, muitos acompanhados dos pais.

Fonte: Gustavo Cabral Vaz / Udesc




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.