01/11/2013

SESI PR patrocina programa inovador do Hub para desenvolvimento de novos empreendimentos sociais

Na Pitch Night, os empreendedores do Hub Fellowship apresentaram seus projetos para uma banca avaliadora. Foto: Gelson Bampi

Hub Fellowship ofereceu durante nove meses para empreendimentos de impacto oportunidade de incubação, aceleração, mentoria e capacitação de projetos com foco no social.


Apoiar empreendimentos de impacto, oferecendo recursos estruturais, conhecimento, acompanhamento e conexões para o desenvolvimento de negócios e projetos que possam gerar valor para a sociedade e contribuir para a solução de problemas sociais. Com esse objetivo, o Impact Hub em Curitiba desenvolveu o programa de incubação e aceleração Hub Fellowship, com apoio e patrocínio do SESI.

O Impact Hub é uma comunidade global que reúne empreendedores, prestadores de serviços, organizações e empresas que tenham como proposta maior a transformação social. O Hub Fellowship seleciona empreendimentos de impacto – ou seja, projetos, negócios ou organizações que modifiquem o ambiente de forma positiva com soluções e ideias inovadoras – para participar de um programa de incubação e aceleração. Renata Aquino, cofundadora e diretora executiva do Impact Hub Curitiba, explica que a proposta do Hub Fellowship é oferecer a mentoria e a capacitação necessária para o fortalecimento e a concretização desses projetos.

Desde fevereiro, sete projetos passaram pela fase de incubação, que terminou com a Pitch Night, nesta quinta-feira (31/10), evento que premiou três empreendimentos com pequenas remunerações, acesso ao espaço coworking do Impact Hub, assessoria de imprensa e, principalmente, com o título de Fellows Globais, que dá acesso à rede global do Hub. “O maior impacto do programa é a rede, pois são pessoa gerando ideias, discutindo negócios inovadores para resolver problemas sociais, fazendo a diferença”, diz Aquino.

Daniele Farfus, que atua na Gerência de Projetos de Articulação Estratégica e Inovação Social do SESI e mentora do Hub Fellowship, ressalta a importância do apoio do SESI em projetos inovadores, que tenham como objetivo formar pessoas que acreditam que a sociedade possa ser transformada. “Apoiar o desenvolvimento de um programa como o Hub é, para o SESI, a compreensão da importância da atuação em rede, com parcerias estratégicas, que promovam de forma sistêmica o fortalecimento do empreendedorismo focado no social”, explica Farfus.

Pitch Night
Nesta quinta-feira(31/10), foi realizado no Campus da Indústria o encerramento do Hub Fellowship com a Pitch Night, onde cada um dos sete empreendedores fez um pitch – apresentações de sete minutos com objetivo de apresentar a empresa para investidores. Os projetos foram avaliados de três formas: pela participação no programa, pelos próprios participantes se avaliando entre si e pela banca, no dia do evento.

A banca foi composta por sete investidores e avaliadores: Francisco Millarch, do malapronta.com; Henrique Bussacos, do Impact Hub São Paulo; Daniel Izzo, do Vox Capital; Lênia Luz, do empreendedorismo rosa; Marcelo Guilherme, analista na gestão de projetos do SESI; Eduardo Greca, Utilico Emerging Markets; e Marcos Zanatti, do Fortideias.

Em terceiro lugar ficou o Bloomtrigger Project, um portal de arrecadação online de recursos para a capacitação de pessoas que atuem na preservação de florestas, como por exemplo, o reflorestamento e a plantação de bananas em comunidades florestais. Em segundo lugar ficou a Quíron – Escola de Empreendimento, que busca transformar a qualidade de ensino, oferecendo aulas diferenciadas de empreendedorismo para adolescentes e jovens.

Em primeiro lugar ficou o Bliive, rede social de troca de tempo, no qual os usuários fazem parte de uma rede de economia colaborativa, compartilhando algum talento ou habilidade. Lorrana Scarpioni, fundadora e CEO do Bliive, diz que a rede não teria chegado onde está sem a ajuda do Hub Fellowship. “É impossível não notar o reflexo e a referência do programa no projeto e no impacto que ele tem na vida das pessoas”, declara Scarpioni.

Fonte: Agência de Notícias do Sistema FIEP




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.