02/04/2014

Pesquisa aponta o desenvolvimento de mulheres líderes para o futuro

 

Organizações de todo o mundo são confrontadas atualmente com a falta de mulheres em posições de liderança, e rapidamente isto está se tornando motivo de preocupação com os impactos no aspecto competitivo e financeiro que isso pode significar para as organizações.

 

As mulheres Milennial (Nascidas entre 1980 e 1995)

Pesquisa aponta que segundo dados da UNESCO, entre 1999 e 2009, o número de matrículas de mulheres é superior as de homens em universidades em praticamente todas as regiões do mundo.

 

Percentual de mulheres graduadas no ano de 2010.  (Brasil: 55%)

 

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Quando questionados se acreditam ser capazes de alcançar cargos seniors em suas empresas atuais:

NÃO: Mulheres -28% / Homens – 24%}
SIM: Mulheres – 51% / Homens – 61%


As mulheres Millennial importam pois são mais educadas e estão entrando no mercado em maior número. Também são mais confiantes do que qualquer geração feminina a entrar no mercado de trabalho e consideram as oportunidades de crescimento na carreira como quesito mais importante na hora de escolher uma empresa para trabalhar.

 

Diversidade

Apesar do ambiente onde a mulher Millennial nasceu e se desenvolveu, é errado afirmar que elas consideram problemas de diversidade coisa do passado. Elas procuram empregadores com uma política forte de apoio à diversidade e igualdade, mas suas expectativas nem sempre são atendidas. Empregadores devem parar de apenas falar e adotar ações que sejam mais visíveis nesse sentido.

 

Quão importante é a diversidade presente na empresa ao decidir o empregador?

MULHERES: 82%
HOMENS: 74%


As empresas falam sobre diversidade mas não sinto que as oportunidades sejam iguais para todos:

Concordam: 55%
Discordam:20%
Tanto faz: 25%


Equilíbrio entre vida profissional e flexibilidade

É esperado que esta geração produza mudanças sem precedentes na cultura organizacional.

Está na hora das empresas prestarem mais atenção na questão do equilíbrio entre vida profissional e flexibilidade.


Quão importante é ter equilíbrio entre a vida e o trabalho?

MULHERES: Importante – 97%
HOMENS: Importante – 93%


O que você considerado mais importante vindo de um empregador?

22% treinamento e desenvolvimento.
19,9% das mulheres Millenials aceitaria ganhar menos e diminuir chance de promoção para ter menos horas de trabalho


A cultura do feedback

Uma das principais características das Millennials em geral é receber bem o feedback de seus empregadores. Apesar de sua afinidade com o mundo digital, preferem que discussões de feedback sejam cara a cara.


Com que frequência você acredita que deveria receber feedback de seu chefe?

Muito frequentemente – 51%

 

Preferência por conversa cara a cara nos seguintes temas:

Avaliação de desempenho: 93%
Planos para a carreira e evolução: 96%

 

Carreiras globais

A demanda feminina por carreiras internacionais nunca esteve tão alta. Para atrair, reter e desenvolver mulheres Millennals, empregadores internacionais devem adotar uma abordagem que ofereça uma diversidade de soluções para suas  atribuições.

 

69% dos entrevistados gostaria de trabalhar fora de seu pais

63% acha que seria indispensável para a carreira essa experiência


Reputação importa

Millennias querem que seu trabalho faça a diferença, que contribua de alguma forma para o mundo e que tenha orgulho de seu empregador. Imagem importa para as mulheres Millennials. As empresas deverão trabalhar mais ativamente no sentido de oferecer aspectos positivos que causem boas impressões aos potenciais empregados.

 

O setor financeiro lidera no quesito “segmento que você não trabalharia devido a reputação negativa”.

 

Posição das mulheres no segmento financeiro:

60% de empregados mulheres
25% de gerencia “média”
19% nível sênior

 

PWC

A PwC examinou seus próprios talentos com enfoque nas mulheres. Na PwC, 50% da força de trabalho é do sexo feminino e em 2016 quase 80% será de Millennials de ambos os sexos.  Sedes da PwC recrutam cerca de 20.000 Millennials por ano em todo o mundo, metade  dos quais são do sexo feminino. As Millennials estão se tornando uma parte cada vez maior dos colaboradores da empresa. Este relatório tem como objetivo fornecer alguns insights sobre o que pensam as Millennials e como devem estar posicionadas as organizações em suas estratégias para a atração, retenção e desenvolvimento desses talentos.

Fonte: Leonardo Tortorelli / Martha Becker Comunicação Corporativa.




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