03/02/2015 A Herança Alemã de Santa Catarina

A Herança Alemã de Santa Catarina

A Editora Expressão lançará em 2015 o livro “A Herança Alemã de Santa Catarina”, aprovado pelo Ministério da Cultura com Pronac nº 144646, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, conforme publicação na Seção 1 do Diário Oficial da União, no dia 12/5/2014.


O livro, que faz parte das comemorações dos 190 anos da imigração alemã no Brasil, terá apoio institucional e técnico da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina - Fatma, pois mostrará a influência germânica no meio ambiente, além de parques estaduais e pequenas biografias de alemães e descendentes que foram pioneiros ambientais em Santa Catarina, como Fritz Müller, Fritz Plaumann e Padre Raulino Reitz.


A obra já conta com patrocínios do BRDE e da Ciser. O investimento é através de renúncia fiscal (valores abatidos do Imposto de Renda a pagar da empresa). Interessados em patrocinar o livro devem entrar em contato com a Editora Expressão, através do coordenador executivo Rodrigo Coutinho (rodrigo@expressao.com.br / 48 3222-9000).

 

Conteúdo

 

Nesses 190 anos de colonização alemã, Santa Catarina é o estado brasileiro de maior influência germânica. Cerca de 25% de sua população de 6 milhões e 320 mil habitantes é de ascendência alemã. Foi no Sul que eles fincaram suas raízes mais profundas e transmitiram seus valores culturais e sociais. Cerca de 30% do PIB da indústria catarinense vem de empresas com sotaque alemão, como WEG, Tupy, Tigre, Hering, Döhler, Karsten, Malwee, Irmãos Fischer, Ciser e dezenas de outras. Além de fundarem algumas das maiores cidades do estado, os três maiores polos industriais - Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul - eram selvas povoadas de animais selvagens e índios antes de sua chegada e transformaram-se em polos geradores de riquezas.

 

Sua influência pode ser vista no turismo, com Blumenau organizando a maior Oktoberfest do mundo fora da Alemanha e uma das grandes festas do calendário turístico brasileiro. Na cultura, com Joinville organizando um Festival de Dança considerado pelo Guiness Book como o maior do mundo em seu gênero e abrigando a única sede do Balé Bolshoi fora da Rússia. Corais, festas comunitárias com bebidas e comidas típicas, festivais de flores, uma organização agrária baseada no minifúndio e cervejas artesanais de grande sucesso fazem parte dessa herança. Ou na arquitetura espalhada por diversas cidades. Deles descenderam artistas, como Vera Fischer e Lindolf Bell, esportistas, como Gustavo Kuerten e Ana Moser.

 

Essa colonização também deixou um importante legado ambiental. As pesquisas do naturalista Fritz Müller em Santa Catarina, o decano dos ambientalistas brasileiros, foram importantes para Charles Darwin confirmar a Teoria da Evolução das Espécies. Várias empresas com DNA alemão patrocinam santuários ambientais no estado e protegem nascentes.

 

Tiragem e especificações técnicas da obra

 

Tiragem: 2.000 exemplares          

Formato: 23 cm x 28 cm

Capa: dura, em 4x4 cores, verniz UV

Miolo: 192 páginas + 4 guardas, em 4x4 cores e papel cuchê 150 gramas

Acabamento:  verniz de proteção, miolo costurado e shrink individual

 

 

Editora Expressão


Com 25 anos de história, a Editora Expressão é especializada na produção de livros viabilizados pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Conheça alguns desses livros produzidos pela Expressão:

1 > Expedições e Crônicas das Origens - Santa Catarina na Era dos Descobrimentos Geográficos, em 2005.
São três volumes, com 1.625 páginas, resultado de mais de 10 anos de pesquisas do historiador e etnolinguista Amílcar Mello.


2 >
 General Osório e Seu Tempo, em 2008.
Livro do jornalista e escritor José Antônio Severo, para comemorar os 200 anos do nascimento do patrono da Cavalaria do Exército Brasileiro.


 


3 >
 Laguna – Obra e Paisagem, em 2011
A obra apresenta belas imagens dessa joia do litoral catarinense – a cidade de Laguna – em narrativa poética do conceituado escritor Nei Duclós.


 

4 > Paraísos Naturais da Região Sul, em 2012
Quinze parques ambientais  e unidades de conservação, retratados através das lentes dos três maiores fotógrafos de natureza da região Sul, com narrativas sobre sua fauna, flora e roteiros turísticos.



5> Caminhos do Sul, em 2013
Escrita de forma sintética, com linguagem leve, ressaltando curiosidades, valorizando os pioneiros e bem ilustrada, a obra destina-se a quem deseja conhecer as origens da região Sul sem ter que para isso recorrer a teses acadêmicas.



6 > Cachoeiras da Região Sul, em 2014
Apresenta as cachoeiras das bacias dos rios Canoas e Pelotas, situados na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e traz à luz fotografias inéditas e poéticas da região que concentra o maior número de cachoeiras do país, aliadas às informações histórico-culturais.

 

Fonte: Editora Expressão.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.