03/06/2016 Doze ONGs paranaenses já podem receber créditos através da doação de notas fiscais

Doze ONGs paranaenses já podem receber créditos através da doação de notas fiscais

Programa Nota Paraná. Na foto, Larissa Teggau Rosa. Curitiba, 31/08/2015. Foto: Pedro Ribas/ANPr. Foto: Pedro Ribas/ANPr.

Instituições sociais do Paraná começam a receber em junho os primeiros créditos da Nota Paraná, entre elas as de Proteção e Defesa Animal. Até agora, 12 ONGs desse segmento, de sete municípios paranaenses, estão cadastradas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos no programa do Governo do Paraná. Elas estão aptas a receber créditos dos consumidores dispostos a ajudar os animais abandonados e amparados pelas instituições.

Para ajudar, o consumidor deve doar às instituições as notas fiscais pedidas no momento da compra sem solicitar o registro do CPF no documento. Com o CPF na nota, os créditos vão para o próprio consumidor e não podem ser doados.

Instituições sem fins lucrativos das áreas de assistência social, saúde, segmento esportivo, cultura e proteção animal foram incluídas, em fevereiro deste ano, como beneficiários dos créditos do programa Nota Paraná. O cadastramento começou em março.

“Neste mês começam a cair os primeiros créditos das doações dos consumidores”, disse a coordenadora estadual do Nota Paraná, Marta Gambini, da Secretaria da Fazenda.

Além de resgatar os créditos dos consumidores, as entidades sem fins lucrativos também participam dos sorteios do Nota Paraná a cada R$ 50 acumulados.

COMO TRANSFERIR CRÉDITOS - Não há valor mínimo ou máximo e a transferência pode ser feita de duas formas. Na primeira opção, o consumidor pede a nota fiscal, sem informar o CPF, e depois faz o registro no sistema – pelo aplicativo do programa ou pelo site www.notaparana.pr.gov.br – e informa o número da nota fiscal e da instituição que quer ajudar. A outra opção é pedir uma nota, não registrar o CPF, e entregá-la diretamente a uma ONG cadastrada ou depositar o documento em urnas disponibilizadas pelas instituições em estabelecimentos comerciais.

Em Curitiba há três ONGs de Proteção Animal habilitadas a receber créditos dos consumidores. Londrina tem duas e as demais estão em Jacarezinho, Irati, Bandeirantes, Ponta Grossa, Corbélia, Marechal Cândido Rondon.

Para estimular o cadastramento e a participação das instituições no Nota Paraná, a coordenação do programa percorre várias regiões do Estado e promove palestras sobre como fazer cadastro no programa. Em 7 de julho, será feita uma reunião específica para as ONGs de proteção animal de Curitiba e Região Metropolitana, na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. “No entanto, as informações são as mesmas para as cinco categorias de entidades beneficiadas, o que não impede a participação de outros setores nas palestras”, disse Marta.

COMO CADASTRAR A INSTITUIÇÃO - Apresentar requerimento junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Rua Desembargador Motta, 3384, Mercês, Curitiba) e enviar os seguintes documentos:

1 - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ

2 - Razão Social e Nome Fantasia

3 - Endereço

4 - CPF do representante legal, e-mail e telefone da entidade

5 - Certificado de Entidade ou Título de Utilidade Pública

Mais informações devem ser solicitadas pelo e-mail reda@sema.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3304 7748. No portal Nota Paraná (www.notaparana.pr.gov.br) existe um menu para Entidades, com informações.

Instituições que já podem ser ajudadas:

Associação Defensora Dos Animais - Londrina

SOS Vida Animal- Londrina

Associação Do Amigo Animal - Curitiba

Associação Vida Animal - Associação Vida Animal - Curitiba

Quatro Patas - Curitiba

Sociedade Protetora de Animais de Curitiba - Curitiba

Associação Protetora Dos Animais - Bandeirantes

Associação Protetora Dos Animais De Ponta Grossa - Ponta Grossa

Proteção Animal - Corbélia

Grupo De Amparo e Proteção Animal Arca De Noé - Marechal Cândido Rondon

ONG Bicharedo - Jacarezinho

SOS Amigo Bicho - Irati

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br.

Fonte: Instituto Ambiental do Paraná (IAP).




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.