03/12/2014 Ethos participa da COP 20, em Lima

Ethos participa da COP 20, em Lima

Foto: divulgação.

Na conferência, o Fórum Clima, em parceria com CEBDS, CNI e CDP, promoverá um encontro de empresas para discutir precificação do carbono.


Começou no dia 1º/12 (segunda-feira), na cidade de Lima, no Peru, a 20ª Conferência das Partes (COP-20) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que deverá estender-se até 12 de dezembro. É uma etapa importante para os países começarem a discutir suas contribuições nacionalmente determinadas, as quais deverão ser apresentadas até o terceiro trimestre de 2015 como subsídio para um novo acordo climático global. Tal acordo será firmado entre os países durante a COP-21, que se realizará em Paris, de 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015, e passará a vigorar depois de 2020, quando se encerra o período de vigência do Protocolo de Kyoto.


O período que antecedeu o encontro foi repleto de acontecimentos importantes na agenda internacional e brasileira sobre mudança do clima que tornam a COP 20 bem aguardada.


No dia 2 de novembro, por exemplo, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (IPCC) publicou o Relatório Síntese do seu 5º Relatório de Avaliação sobre Mudanças Climáticas, com conclusões contundentes sobre as mudanças observadas no clima global, suas causas e o tamanho do esforço de mitigação que precisa ser empregado para limitar o aumento da temperatura global em nível seguro para a vida na Terra.


Paralelamente a China e os Estados Unidos anunciaram metas de emissões de gases de efeito estufa.


No Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima publicaram as estimativas anuais de emissões de gases de efeito estufa do Brasil, que chamam a atenção para a mudança no perfil dos principais setores emissores do país, com as emissões crescentes no setor de energia e na agropecuária. Além disso, o governo federal divulgou dados recentes sobre o desmatamento no país.


Nesse período, a sociedade civil organizada brasileira tem sido chamada, por meio do MCTI, do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA), para contribuir com a formulação de políticas públicas de mudanças climáticas e também com as negociações internacionais no âmbito da Convenção do Clima.


Atividades do Fórum Clima na conferência


O Fórum Clima – Ação Empresarial sobre Mudanças Climáticas, grupo de trabalho cuja secretaria executiva é exercida pelo Instituto Ethos, colaborou com a consulta pública aberta pelo MRE em torno da contribuição nacionalmente determinada do Brasil à Convenção do Clima (veja documento) e estará presente na COP 20, quando promoverá um encontro do setor empresarial, em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Carbon Disclosure Project (CDP). O evento será um jantar, no dia 11 de dezembro, no qual as empresas poderão discutir o tema da precificação do carbono com os especialistas Thomas Kerr, da International Finance Corporation (IFC) do Banco Mundial, e Nigel Toping, diretor do CDP, com a participação de representantes da delegação brasileira à COP 20. Durante o jantar, será lançada a publicação "Climate Forum – Business Action on Climate Change: Assesment of Actions 2014", versão em inglês de "Fórum Clima – Ação Empresarial sobre Mudanças Climáticas: Balanço de Ações 2014".


Flávia Resende, coordenadora de políticas públicas do Instituto Ethos e do Fórum Clima, participará da COP entre 9 e 12 de dezembro, acompanhando as negociações e os side events. Já no dia 9, ela estará no evento “Sustainable Innovation Forum 2014”, uma iniciativa da Climate Action e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Entre as personalidades presentes estarão o presidente do México, Felipe Calderón e a secretária executiva da UNFCCC, Christiana Figueres.


Blog e WhatsApp das IECs


As atividades promovidas durante a COP 20 serão divulgadas por meio do blog http://www.empresasnacop.com.br/, criado pelas Iniciativas Empresariais em Clima (IECs), compostas pelo CEBDS, pela CNI, pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (GVCes) e pelo Fórum Clima.


Além do blog, as IECs criaram um grupo de WhatsApp e um e-group para que as empresas envolvidas nas iniciativas estejam informadas sobre os principais eventos e encontros que ocorram na COP 20.


Durante a conferência, as IECs irão promover encontros no início e no final do dia para montar um plano de ação conjunta no acompanhamento das atividades e ao final do dia para fazer um balanço das palestras assistidas, com a participação das empresas relacionadas às quatro organizações que compõem as IECs.

Fonte: Instituto Ethos.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.