04/03/2015 Conheça os vencedores do 22º Prêmio Expressão de Ecologia 2014 na categoria Bem-estar Animal

Conheça os vencedores do 22º Prêmio Expressão de Ecologia 2014 na categoria Bem-Estar Animal

A “DIBEA- Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis”, o “Projeto Veterinários Solidários” e o “CAV-Centro de Ciências Agroveterinárias da UDESC” conquistam o 22º Prêmio Expressão de Ecologia 2014 na categoria Bem-Estar Animal (nos segmentos Poder Público, ONG e Instituição de Ensino respectivamente).

 

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Eco 92, para divulgar e estimular ações ambientais de empresas, administrações públicas e organizações não governamentais da região Sul do Brasil.

 

É reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental do país e ao longo destes 21 anos de realização, recebeu a inscrição de 2.160 cases das principais empresas, ONGs e prefeituras da região Sul.

 

A categoria Bem-Estar Animal com nove programas inscritos em 2014, foi a quarta com maior número de inscrições e a decisão dos vencedores foi nos detalhes, tal a qualidade, relevância e resultados dos trabalhos, não só para o bem-estar animal, mas também para a saúde pública, o meio ambiente e a educação.


Em reconhecimento à participação do segmento, excepcionalmente, a Coordenação do Júri liberou a premiação de três ações na categoria Bem-Estar Animal em 2014, um em cada dos segmentos Público, ONG e Instituição de Ensino.

 

DIBEA-Diretoria de Bem-estar Animal de Florianópolis:

 

A DIBEA foi criada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis em 2005 como uma Coordenadoria da Secretaria Municipal da Saúde, por proposição e projeto do Instituto Ambiental Ecosul com apoio de outras 4 organizações de defesa dos direitos animais da capital, tendo como missão “promover e difundir a proteção aos animais e assistência, controle reprodutivo, adoção e guarda  responsável de cães e gatos”.

 

Conquistou o Prêmio Expressão de Ecologia pela criação em 2014 do “SAMUVET - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária”, devido à necessidade de socorro e atendimento emergencial aos animais doentes, feridos, maltratados e envolvidos em ocorrências de trânsito. Anteriormente ao funcionamento do SAMUVET, os animais em dificuldade nas ruas permaneciam sem atendimento rápido e digno, além de muitas vezes acabarem morrendo em sofrimento, sem a devida assistência veterinária.

 

O SAMUVET conta também com um reboque para transporte de equinos.

 

Conheça o "Samuvet".

 

Veterinários Solidários – Controle de Natalidade Animal em SC:

 

Reconhecendo a importância e urgência do controle populacional de cães e gatos de baixo custo em larga escala, as médicas veterinárias Kátia Chubaci e Marina Moneta Dante criaram em 2011 em Santa Catarina o projeto “Veterinários Solidários- Controle de Natalidade Animal”, também premiado na 22ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia.

 

São realizadas campanhas de castração de cães e gatos em diversas cidades catarinenses, através de técnicas cirúrgicas modernas minimamente invasivas e com mínimas probabilidades de intercorrências, quando são castrados em média 400 animais por fim de semana.

 

Conheça o "Veterinários Solidários".

 

CAV-Centro de Ciências Agroveterinárias da UDESC:

 

O CAV-Centro de Ciências Agroveterinárias da UDESC foi premiado pelo “Programa de Extensão Amigo do Carroceiro”. Atualmente coordenado pelo Prof. Joandes Henrique Fonteque o programa é desenvolvido há 10 anos de maneira ininterrupta por acadêmicos do curso de medicina veterinária no Hospital de Clínicas Veterinárias do CAV da UDESC em Lages-SC. Tem como principal objetivo proporcionar o bem-estar dos equinos de tração na cidade e melhorar as condições de vida das famílias que se utilizam destes animais como elemento auxiliar a sua fonte de renda.

 

Conheça o "Amigo do Carroceiro".

 

Os premiados terão seus trabalhos publicados no “Guia de Sustentabilidade”  2015 e serão  homenageados e receberão o Troféu Onda Verde no Fórum de Gestão Sustentável a ser realizado em 14 de agosto de 2015 na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - Fiesc, em Florianópolis (SC).



Troféu “Onda Verde”

 


Júri do 22º Prêmio Expressão de Ecologia 2014, da esquerda para a direita:

Adão José Laslowski- Assessor da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná – SEMA/PR.

Paula Tagliari- Superintendente de Meio Ambiente da Valec.

Isolete Dozol - Consultora Ambiental e Mestre em Gestão Ambiental pela UFSC.

Mario Hirose - Diretor Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Pauulo – FIESP.

Antônio Odilon Macedo - Sociólogo, Diretor da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE) e Diretor  de Meio Ambiente da Prosul. Também é o coordenador do júri do Prêmio Expressão de Ecologia.

Ricardo Castelli Vieira

Chefe da Reserva Biológica do Arvoredo e representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Miriam Prochnow 
- Coordenadora de Políticas Públicas da ONG Apremavi.

Halem Guerra Nery - Analista em Planejamento e Logística e Presidente do Instituto Ambiental Ecosul.

Lauro Eduardo Bacca- Ambientalista e Vice-Presidente da ONG Acaprena.

Fonte: Instituto Ambiental Ecosul.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.