04/10/2013

Estação Ecológica de Carijós resgata história da região para revitalização do Rio Ratones

A Estação Ecológica (Esec) de Carijós, em Santa Catarina, realizou no mês de setembro a primeira rodada de entrevistas com pescadores artesanais do bairro de Ratones, em Florianópolis. Foto: Arquivo ESEC de Carijós

A Estação Ecológica (Esec) de Carijós, em Santa Catarina, realizou no mês de setembro a primeira rodada de entrevistas com pescadores artesanais do bairro de Ratones, em Florianópolis. A atividade teve como objetivo resgatar informações históricas sobre as intervenções antrópicas na bacia hidrográfica, realizadas desde 1950. As entrevistas traduzem o esforço realizado pela unidade de conservação (UC) de resgatar a história da região por meio do saber ecológico local.

 

O conhecimento obtido, em conjunto com as informações técnico-científicas disponíveis, poderá subsidiar o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na avaliação da proposta de revitalização do Rio Ratones, antiga demanda da comunidade local. A expectativa dos moradores da região é restabelecer as condições ambientais que antigamente viabilizavam os modos de vida das populações tradicionais, dependentes da pesca na região.

 

Segundo Luís Otávio Frota, analista ambiental e coordenador das entrevistas, a participação da sociedade no processo é importante. "A princípio, a revitalização proposta tem potencial de incrementar a função social da Estação Ecológica de Carijós, ao propiciar a intensificação do processo ecológico de exportação de biomassa de recursos pesqueiros, um dos principais serviços ambientais providos pela unidade, paralelamente angariando a opinião pública local em prol de seus objetos de proteção", frisou.

 

De acordo com analistas ambientais da unidade, a região foi modificada por obras de drenagem, conduzidas pelo extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS). As entrevistas com pescadores e a revitalização do rio são apoiadas pela Associação de Pescadores do Rio Ratones, que faz parte do Conselho Consultivo da ESEC Carijós.

Fonte: Comunicação ICMBio




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.