04/11/2013

SESI/SC capacita professores e discute ensino a distância

Presidente da FIESC, Glauco José Côrte, faz abertura do Encontro Estadual de Educadores. Foto: Filipe Scotti

O SESI/SC, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), iniciou nesta segunda-feira (4/11) o Encontro Estadual de Educadores. O evento, que segue até esta terça-feira (5/11), reúne 237 profissionais da entidade, professores da Educação de Jovens e Adultos, para discutir e fortalecer o processo de ensino e aprendizagem na modalidade a distância.


Para o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, a única maneira de aprimorar a produtividade da indústria é por meio da melhoria do nível de escolaridade. "Os trabalhadores catarinenses têm vontade de aprender, e por isso temos um campo muito fértil para a nossa atuação. Vocês professores têm a oportunidade de moldar os industriários de hoje e, sobretudo, os jovens que ainda irão chegar ao mercado de trabalho", falou Côrte na abertura do Encontro.

O superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira, ressaltou a atuação destaque da entidade quando o assunto é a educação básica do trabalhador. "De 2012 até a presente data tivemos um aumento do número de matrículas da ordem de 67%. Além disso, reduzimos o índice de evasão ao longo deste ano para 30%, quando comumente esse índice nos cursos de educação de jovens e adultos é de mais de 50%", destacou.

A gerente de educação do SESI/SC, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, falou sobre a importância da Educação de Jovens e Adultos no SESI para a elevação da escolaridade. "Hoje o perfil dos nossos alunos mudou. Mais de 60% são jovens, que agora têm acesso mais facilitado ao conhecimento. Por isso, nós educadores também precisamos nos aperfeiçoar", enfatizou.

Na sequência, a pedagoga, mestra e doutora em educação, Andrea Filatro, proferiu palestra sobre planejamento para os estudos da Educação de Jovens e Adultos na modalidade de educação a distância. A estudiosa fez uma revisão dos fundamentos teóricos que explicam as diferentes visões de aprendizagem. "As pessoas aprendem quando interagem com o mundo. E o mundo é formado por pessoas, conteúdos e ferramentas. Um planejamento de ensino precisa lidar e articular com esses elementos, num tempo definido, com objetivos claros, utilizando um ambiente de aprendizagem que congrega esses elementos", explicou.

O Encontro Estadual de Educadores do SESI é uma das iniciativas que integra as ações do Movimento A Indústria pela Educação.

Fonte: Miriane Campos / Assessoria de Imprensa da FIESC




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.