04/12/2014 John Deere celebra 100 anos da soja no Brasil com livro comemorativo especial da Editora Expressão

John Deere celebra 100 anos da soja no Brasil com livro comemorativo especial da Editora Expressão

Com apoio da Embrapa e produção da Editora Expressão, a publicação narra trajetória e desenvolvimento da soja no Brasil.

 

A soja atualmente é a mais importante cultura produzida nas terras nacionais, com safras que batem recordes ano a ano e auxiliam o agronegócio a responder por quase 25% do PIB brasileiro.


Para comemorar um século da cultura, a John Deere lança o livro A marcha do grão de ouro – soja: a cultura que mudou o Brasil. A publicação tem texto do escritor e historiador Nei Duclós e apoio institucional da Embrapa.


A obra, com 144 páginas e produzida pela Editora Expressão, é uma análise profunda sobre a influência da soja na vida dos brasileiros, desde os constantes recordes de produção agrícola até mudanças nos hábitos de consumo da população.


Paulo Herrmann, presidente da John Deere Brasil, louva a iniciativa em contar, por meio de dados embasados em estudos científicos e jornalísticos, a saga da soja desde a chegada no Brasil até atingir o atual status de “grão de ouro”. Conforme escreveu o executivo na apresentação do livro, imigrantes, agricultores, pesquisadores, políticos, industriais, comerciantes, regiões e entidades científicas estão agrupados ao longo desta trajetória de sucesso.


“O crescimento e desenvolvimento da soja, principalmente nas últimas décadas, é um dos melhores exemplos da vocação agrícola do Brasil e de como os agricultores estão atendendo ao chamado de alimentar a população mundial”, diz Herrmann.


Com abordagens diversas, o livro A marcha do grão de ouro utiliza uma multiplicidade de fontes para levar ao leitor, por meio de enfoques diferenciados, a riqueza histórica da planta. Herrmann comenta que a edição comemorativa representa o esforço do homem do campo em incrementar seu desempenho, um trabalho que perdura por gerações.


“O livro narra como o País é capaz de reunir forças e estratégias em torno de um único objetivo: produzir mais e com qualidade”, completa.


O livro mostra como a trajetória da oleaginosa, iniciada com imigrantes gaúchos, beneficiou-se de pesquisas, políticas públicas e tecnologia para crescer a ponto de se tornar a principal commodity agrícola do Brasil, com plantações que ocupam atualmente mais de 30 milhões de hectares. Para 2015, a estimativa é de colheita recorde: 93 milhões de toneladas colhidas.


“A história da ‘planta mágica’ e de desbravadores, muitos dos quais anônimos, está registrada de forma vívida e instigante nesse memorável livro”, prefaciou o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes.


A publicação A marcha do grão de ouro – soja: a cultura que mudou o Brasil tem acabamento de luxo e capa dura. O projeto foi realizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.


A obra pode ser acessada nas versões de E-book e Audiolivro no site da Editora Expressão.


Acesse a versão E-book


Acesse a versão Audiolivro - (baixar a versão compactada - ZIP)


Sobre a Fundação John Deere

A Fundação John Deere, criada em 2004, é o braço social da John Deere no Brasil. Sob o slogan "Plantando responsabilidade social, colhendo cidadania", tem o objetivo de gerenciar programas que auxiliem no desenvolvimento social e econômico do nosso País, por meio de programas focados em educação, meio ambiente, melhoria das comunidades e combate à fome.

 

Mais informações
http://www.facebook.com/JohnDeere
http://twitter.com/JohnDeereBrasil
http://www.youtube.com/JohnDeereBrasil

 

Informações para a imprensa
CDI Comunicação Corporativa
Romulo Orlandini (11) 3817-7939 – romulo@cdicom.com.br
William Gimenes (11) 3817-7910 – william@cdicom.com.br
Lenita Aquilino (11) 3817-7962 – lenita@cdicom.com.br
Thiago Coletti (11) 3817-7915 – thiago@cdicom.com.br

 

Editora Expressão
Com 25 anos de história, a Editora Expressão é especializada na produção de livros viabilizados pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Conheça alguns desses livros produzidos pela Expressão:

1 > Expedições e Crônicas das Origens - Santa Catarina na Era dos Descobrimentos Geográficos, em 2005.
São três volumes, com 1.625 páginas, resultado de mais de 10 anos de pesquisas do historiador e etnolinguista Amílcar Mello.


2 >
 General Osório e Seu Tempo, em 2008.
Livro do jornalista e escritor José Antônio Severo, para comemorar os 200 anos do nascimento do patrono da Cavalaria do Exército Brasileiro.


 


3 >
 Laguna – Obra e Paisagem, em 2011
A obra apresenta belas imagens dessa joia do litoral catarinense – a cidade de Laguna – em narrativa poética do conceituado escritor Nei Duclós.


 

4 > Paraísos Naturais da Região Sul, em 2012
Quinze parques ambientais  e unidades de conservação, retratados através das lentes dos três maiores fotógrafos de natureza da região Sul, com narrativas sobre sua fauna, flora e roteiros turísticos.



5> Caminhos do Sul, em 2013
Escrita de forma sintética, com linguagem leve, ressaltando curiosidades, valorizando os pioneiros e bem ilustrada, a obra destina-se a quem deseja conhecer as origens da região Sul sem ter que para isso recorrer a teses acadêmicas.



6 > Cachoeiras da Região Sul, em 2014
Apresenta as cachoeiras das bacias dos rios Canoas e Pelotas, situados na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e traz à luz fotografias inéditas e poéticas da região que concentra o maior número de cachoeiras do país, aliadas às informações histórico-culturais.

 

Fonte: John Deere com informações da Editora Expressão.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.