05/08/2016 Técnicos do Meio Ambiente debatem sistema de esgoto para a Ilha do Mel

Técnicos do Meio Ambiente debatem sistema de esgoto para a Ilha do Mel

Técnicos do Meio Ambiente debatem sistema de esgoto para a Ilha do Mel.Curitiba, 04/08/2016. Foto: Divulgação SEMA.

O sistema de esgotamento sanitário mais adequado para atender a Ilha do Mel, no Litoral do Paraná, é por meio de redes coletoras e elevatórias, com emissário submarino de lançamento após o tratamento. A definição foi feita por técnicos e gestores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Instituto Ambiental do Paraná e do ÁguasParaná, que se reuniram nesta quinta-feira (4) para debater os processos de outorga e de licenciamento ambiental.

O saneamento na Ilha do Mel é de responsabilidade do município de Paranaguá, que tem uma empresa concessionária dos serviços. “Na sequência, teremos uma reunião com representantes da empresa e do município para alinhamento de informações e também para reforçar que mais estudos técnicos sejam apresentados e as instituições possa prosseguir com as análises”, destacou o secretário estadual do Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti.

Para prosseguir com as análises do sistema por emissário, é necessário que seja apresentado um estudo de correntes marítimas, pontos de lançamento e outros detalhes técnicos. “Isso é imprescindível para continuarmos as discussões de competência de licenciamento ambiental”, disse a diretora do Monitoramento Ambiental e Controle de Poluição, Ivonete Chaves.

O licenciamento ambiental será de responsabilidade do IAP, caso o estudo conclua que o emissário submarino não se estenderá após os 15 quilômetros à leste da Ilha do Mel. Caso seja maior, a competência será do órgão federal, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

A outorga para o lançamento do efluente tratado, de acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos, ficou sob responsabilidade do ÁguasParaná. Na semana passada o secretário visitou a Ilha do Mel e destacou a prioridade para o esgotamento sanitário.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br.

Fonte: Instituto Ambiental do Paraná (IAP).




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.