06/01/2017 Ponta Grossa assume administração turística do Parque de Vila Velha

Ponta Grossa assume administração turística do Parque de Vila Velha

Ponta Grossa assume administração turística do Parque de Vila Velha.
Foto:
Paraná Turismo.

A prefeitura de Ponta Grossa e o Governo do Estado irão firmar parceria para a exploração do uso de atendimento ao público no Parque Estadual de Vila Velha, nos Campos Gerais. A decisão do município foi tomada em reunião com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Paraná Turismo, nessa sexta-feira (6).

O município irá participar do atendimento ao público com monitores e guias turísticos, realização de novos atrativos, comunicação visual e marketing do parque, em parceria com o IAP, que continuará como responsável pela gestão da Unidade de Conservação. Demais atividades de conservação e manutenção do local também permanecerão sob responsabilidade do IAP.

“Minha reivindicação de assumir o Parque é visando fomentar o turismo, aumentando o fluxo de visitantes. Envolveremos os empresários, as indústrias e a população em defesa do desenvolvimento turístico na cidade de Ponta Grossa”, declara o prefeito, Marcelo Rangel.

A parceria, com os cronogramas e projeções, será oficializada no início de fevereiro. “O importante é que o parque estará novamente inserido no contexto do município de Ponta Grossa, sendo cuidado e pensado pelas pessoas da cidade da qual ela faz parte. Afinal, só se preserva aquilo que se conhece e participa”, explica o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

ANÁLISES – Agora, as instituições trabalham na formalização da parceria, com análises técnicas, jurídicas e econômicas. “Hoje Ponta Grossa tem uma estrutura muito melhor que anos anteriores, disponibilizando uma rede gastronômica aos visitantes e fazendo com que eles cheguem mais rápido até a cidade através do aeroporto”, afirmou o prefeito Marcelo Rangel. O prefeito disse, ainda, que no início da próxima semana levará a proposta para a Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG).


LAGOA E FURNAS - Além da parceria, o presidente do IAP também garantiu na reunião que a visitação na Lagoa Dourada e Furnas deverá voltar a ocorrer na segunda quinzena de janeiro. “Estamos providenciando a ajuda de mais motoristas do Estado para os ônibus levarem os turistas até esses locais e reabrir os passeios e não prejudicar os turistas que forem até o parque”, afirmou Tarcísio.

POSITIVO - O presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, avaliou positivamente o encontro e o avanço das negociações. "O encaminhamento desta situação está sendo bastante positiva. Muito bom que Ponta Grossa venha a assumir a coordenação turística do Parque de Vila Velha. Com o IAP cuidando das questões ambientais, o tripé se completará com o apoio da Paraná Turismo, que sempre viu em Vila Velha uma das maiores e mais importantes atrações do Turismo no Estado", observou o Professor.

NÚMEROS - De acordo com relatório apresentado pela Paraná Projetos, no primeiro semestre de 2016 mais de 31 mil pessoas visitaram o Parque Estadual de Vila Velha. Nesse período, o local recebeu visitantes de 43 países, sendo a maioria dos visitantes do Brasil.

Entre os cerca de 30 mil brasileiros, 22 mil são do Paraná, sendo a maioria com origem em Curitiba, Ponta Grossa ou Londrina. Entre os outros estados, grande parte veio de São Paulo (41%), Santa Catarina (26%) ou Rio Grande do Sul (10%). Já os estrangeiros vieram principalmente da Europa e, comparado com 2012, o número de visitantes de outros países cresceu 111%.


PARQUE - O Parque Estadual de Vila Velha tem como gestor o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e foi criado em 1953 para preservar as formações de arenito e os campos nativos do Paraná. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, tem mais de 3 mil hectares e diversas atrações, entre elas os Arenitos, Furnas e a Lagoa Dourada.

Entre a fauna do parque, já foram encontradas muitas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, bugio-ruivo, tamanduá-bandeira, jaguatirica e aves como a águia-cinzenta, papagaio-de-peito-roxo, galito, caminheiro-grande e noivinha-de-rabo-preto.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Fonte: Instituto Ambiental do Paraná (IAP).




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.