06/05/2016 Adesão ao Cadastro Ambiental Rural atinge 87% das propriedades do Rio Grande do Sul

Adesão ao Cadastro Ambiental Rural atinge 87% das propriedades do Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, 420.086 proprietários ou possuidores rurais se inscreveram no Cadastro Ambiental Rural (CAR) dentro do prazo estabelecido pelo governo federal e encerrado à meia-noite dessa quinta-feira (5) para as propriedades acima de quatro módulos. Este número corresponde a 87,51 % de um total estimado de 480 mil imóveis rurais existentes no Estado. A área cadastrada chegou a 15,93 milhões de hectares de um total de 20,20 milhões de hectares, correspondente a 78,86% da área passível de cadastramento.

 

Conforme os dados registrados até o momento, o Rio Grande do Sul conta com 939.658 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e 1.582.088 de reserva legal proposta, que serão analisadas e aprovadas no CAR. Em janeiro de 2015, apenas 0,19% dos proprietários haviam aderido ao CAR.

 

Os resultados expressivos somente começaram a ser obtidos após uma série de providências adotadas pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) em parceira com as secretarias da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e diversas entidades do setor produtivo, na divulgação da importância do cadastramento, comprovando que políticas agrícolas e de preservação ambiental são complementares.

 

Em junho de 2015, o governo publicou decreto regulamentando lacunas existentes devido a algumas características singulares do RS, que vinham dificultando a adesão de muitos proprietários. Entre elas o Bioma Pampa e os banhados. Tanto que de maio de 2014 a 22 de junho de 2015, havia apenas 15.312 cadastros e em dezembro do mesmo ano o número de propriedades cadastradas subiu para 71.750.

 

De posse das informações apresentadas, a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável terá amplo panorama do uso do solo gaúcho, o que contribuirá para uma melhor gestão territorial na busca do equilíbrio entre atividades econômicas e a preservação ambiental. As perspectivas da secretaria são de iniciar o processo de análise dos cadastros ainda neste ano.

Fonte: SEMA/RS.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/06-05-16-Adesao-ao-Cadastro-Ambiental-Rural-atinge-87-das-propriedades-do-Rio-Grande-do-Sul.php on line 131

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/06-05-16-Adesao-ao-Cadastro-Ambiental-Rural-atinge-87-das-propriedades-do-Rio-Grande-do-Sul.php on line 131

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/06-05-16-Adesao-ao-Cadastro-Ambiental-Rural-atinge-87-das-propriedades-do-Rio-Grande-do-Sul.php on line 131