06/08/2014

Programa Atleta do Futuro amplia atuação em Santa Catarina

Programa oferece diversas modalidades esportivas. Foto: Divulgação SESI/SC.

O programa Atleta do Futuro, desenvolvido pelo SESI/SC, entidade da FIESC, amplia sua atuação no Estado de Santa Catarina a partir do mês de agosto. Por meio de uma parceria firmada com o Ministério do Esporte, prefeituras e instituições públicas e privadas, o programa, que receberá o nome de PAF Olímpico, passará a atender 51 mil crianças, equipar e ampliar os 170 núcleos de atendimentos que serão espalhados por 70 cidades no Estado, além de capacitar profissionais do SESI e parceiros que atuam no programa.

O objetivo é, por meio do esporte, proporcionar a inclusão social e a integração de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. As atividades, todas de caráter instrutivo e recreativo, trabalham a educação no sentido mais amplo, desenvolvendo valores do esporte como ética, superação, respeito, hábitos saudáveis e autoestima, competências fundamentais para a formação de um profissional bem qualificado.

Diferentemente das tradicionais escolinhas esportivas, o PAF oportuniza o acesso a atividades físicas oferecendo a prática de variadas modalidades esportivas, como atletismo, badminton, basquetebol, hóquei na grama, rúgbi, tênis de campo e voleibol. O programa irá também estimular a formação esportiva de futuros atletas que possam atuar em equipes de categorias de base de alto rendimento e que, no futuro, poderão compor o quadro de atletas olímpicos do Brasil.

Como funciona

O Programa, que é gratuito, é dividido em três fases: iniciação motora, na qual as crianças menores participam das atividades de maneira lúdica; iniciação pré-desportiva, na qual os alunos aprendem a cada mês uma modalidade diferente; e aprendizagem esportiva, na qual o aluno desenvolve suas aptidões realizando uma prática esportiva específica.

Dentro de cada atividade os professores trabalham valores do esporte por meio de temas transversais como a ética, a superação, o respeito, a saúde e a autoestima. A entidade também oferece o projeto TRY Rugby SC, em parceria com o British Council, para disseminar a prática de rugby em Santa Catarina.

A iniciativa funciona em escolas, unidades do SESI e, principalmente, em associações esportivas de indústrias conveniadas. Para participar, crianças e adolescentes devem procurar o núcleo mais próximo ou uma unidade do SESI, e estar matriculadas regularmente em uma escola.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FIESC.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.