06/12/2013

SESI recebe certificação "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio"

Evento foi realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Foto:
Divulgação/ALESC

O SESI/SC, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), recebeu nesta quarta-feira (04), a Certificação "Objetivos do Milênio 2012", concedida pelo Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC). Desde o ano passado, o SESI/SC realiza diversas ações para disseminar os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) entre seus colaboradores, na indústria catarinense e na sociedade.

Entre as iniciativas que o SESI/SC desenvolve em prol das metas dos ODM estão: Programa Atleta do Futuro, Programa de Inclusão, Papa-Pílula, Ação Global, Cozinha Brasil e Serviços de Educação. Além do reconhecimento, a entidade também apresentou o Programa Papa-Pílula no III Simpósio ODM, no qual foi realizada a certificação.

Papa-pílula
Lançado em janeiro do ano passado, o programa Papa-Pílula facilita e incentiva o destino correto de medicamentos que já ultrapassaram o seu prazo de validade e não podem, portanto, mais serem consumidos. Toda a rede do SESI Farmácia no Estado dispõe de coletores do programa Papa-Pílula. A população pode descartar corretamente remédios vencidos, separando as caixas, as pílulas e os medicamentos líquidos e pastosos em seus respectivos recipientes. O SESI Farmácia faz o encaminhamento adequado desses medicamentos, enviando-os, por meio de empresas coletoras especializadas, para aterros sanitários apropriados ou para incineração.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU), ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que devem ser atingidos por todos os países até 2015. São eles: acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS, a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, e trabalho pelo desenvolvimento.

No Brasil, a mobilização pelos ODM tomou força quando, em 2004, o PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Governo Federal, a sociedade civil e a iniciativa privada se uniram para criar o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Este movimento desenvolveu a campanha "Nós podemos - 8 Jeitos de Mudar o Mundo" e criou os oito ícones que ilustram os objetivos, e que hoje são utilizados mundialmente para a promoção dos ODM.

Em 2006 foi iniciada a regionalização do Movimento Nós Podemos, que atualmente está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. O Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC) foi iniciado em 2009 com a finalidade de melhorar as condições de vida dos catarinenses por meio dos Objetivos do Milênio (ODM). O SESI/SC acompanhou o MNPSC desde o seu início e em 2011 formalizou sua adesão assinando um Termo onde se compromete a, entre outras ações, incentivar instituições do Estado e Município a incorporar os ODM como agenda institucional e disseminar informações dos Objetivos do Milênio à população em geral.

Fonte: Miriane Campos / Assessoria de Imprensa da FIESC




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.