07/03/2018 Projeto aprovado no Fundo Verde para o Clima destinará US$ 195 milhões para projetos em eficiência energética​

Projeto aprovado no Fundo Verde para o Clima destinará US$ 195 milhões para projetos em eficiência energética​

Iluminação pública: atualização tecnológica. Foto: Skitter Photo/ Freepik.

O Brasil conseguiu a aprovação junto ao Fundo Verde para o Clima (GCF, na sigla em inglês) de projeto que vai destinar 195 milhões de dólares ao financiamento de medidas que podem significar a redução de 17 milhões de toneladas de CO2 equivalente nos centros urbanos. A medida contribuirá para que o país atinja as metas de Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) sob o Acordo de Paris.

 

Os recursos fazem parte de um fundo com capacidade para captar cerca de 1 bilhão de dólares para financiar a atualização tecnológica da iluminação pública em até 36 municípios e a adoção de medidas de eficiência energética de indústrias instaladas em áreas urbanas. O total estimado inclui recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, de Parcerias Público Privadas, e da Caixa Econômica, que será a administradora.

 

A implementação do projeto, a cargo do Banco Mundial, se soma às iniciativas brasileiras de redução de gases de efeito estufa. Os esforços brasileiros se concentram na recuperação de vegetação de florestas, redução do combate ao desmatamento, eficiência energética, energias renováveis e agricultura de baixo carbono. De acordo com o último inventário nacional de emissões, o setor de energia contribui com 33% do total emitido pelo Brasil.

 

COMPROMISSO

 

A Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) é o compromisso brasileiro de reduzir suas emissões em 37%, abaixo dos níveis de 2005, até 2025. Para alcançar essa meta, o governo pretende assegurar 45% de fontes renováveis, incluindo as hidrelétricas em sua matriz energética. A média global é de apenas 13%. A NDC prevê também atingir 10% de ganhos em eficiência energética no setor elétrico até 2030. No setor de uso da terra, a previsão é restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de vegetação em território nacional, além de acabar com o desmatamento ilegal.

Fonte: Paulenir Constâncio/ Ascom MMA.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.