07/05/2014

Convênio garante melhorias no Programa Parque Escola em Guarapuava

O governo estadual destina R$150 mil para melhorar a infraestrutura do Parque Municipal das Araucárias, onde o programa atende os alunos de escolas municipais, estaduais e particulares. Foto: Joana Serra / IAP.

O Instituto Ambiental do Paraná e a prefeitura de Guarapuava firmaram nesta quarta-feira (7) convênio que vai garantir melhorias para o Programa Parque Escola que é desenvolvido pelo município. O governo estadual destina R$150 mil para melhorar a infraestrutura do Parque Municipal das Araucárias, onde o programa atende os alunos de escolas municipais, estaduais e particulares.

O repasse de recursos permitirá a execução do projeto de reestruturação do Centro de Educação Ambiental no parque, comunicação e identificação das trilhas e material didático e de comunicação para o desenvolvimento do Programa Parque Escola no município. O centro que será reformado também irá abrigar a equipe de educação ambiental da secretaria municipal de meio ambiente.

PRIMEIRA DO ESTADO - Guarapuava foi o primeiro município do Estado a receber o Programa em um Parque Municipal. A parceria firmada em 2013 já atendeu cerca de 8 mil alunos, do total atendido pelo programa em todo o Estado, no Parque municipal das Araucárias. O Programa no município também recebeu em dezembro do ano passado o prêmio Gestor Público Paraná, da Assembleia Legislativa do Paraná.

Para o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, além de passar noções de preservação ambiental para os alunos o programa também forma cidadãos. "Podemos perceber que hoje há uma conscientização entre a população. Mas é importante evoluir ainda mais, porque esse também é um processo de formação de cidadania porque aquele que respeita o meio ambiente respeita todo o resto", afirmou.

O presidente do IAP, Luiz Tarcisio Mossato Pinto, disse que a proposta inicial é trazer a escola para dentro dos parques. "Percebemos que o Parque Escola tem benefícios muito maiores, entre eles, a mudança de conceitos e valores. É educar para não termos que punir no futuro", ressaltou Tarcisio.

Segundo o secretário municipal de meio ambiente, Celso Araújo, o trabalho desenvolvido em parceria com o Estado é uma forma de preservação do meio ambiente. "Acredito que antes de cobrar é preciso informar o cidadão, por isso acho o trabalho de educação ambiental tão importante. Dentro do Estado acredito que a Unidade de Conservação que melhor apresentou resultados do Parque Escola foi o Parque Municipal das Araucárias", disse.

O PROGRAMA - O Parque Escola é uma parceria, lançada em 2011, entre as secretarias estaduais da Educação e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que prevê ações educativas nas unidades de conservação da sua região. De 2011 a 2013 o programa atendeu mais de 24 mil alunos.

O objetivo é trabalhar com a educação ambiental nas salas de aula e também de forma prática nas Unidades de Conservação do Estado. Os alunos recebem informações e orientações relativas ao meio ambiente e passam o dia em uma das 11 Unidades de Conservação mantidas pelo IAP e que recebem o programa.

Para isso, mais de mil professores foram capacitados pelo IAP e pelos núcleos regionais de educação, em parceria com o Instituto Federal do Paraná, durante esse período, para aprender e repassar aos alunos informações relativas ao meio ambiente e a sua preservação. Eles também adquirem conhecimentos relacionados às Unidades de Conservação de suas regiões, como suas categorias de proteção, planos de manejo, tipo de biodiversidade da fauna e flora local, entre outros.

Também participaram da cerimônia o coordenador do Programa Parque Escola pelo IAP, Harvey Schlenker, chefe do núcleo regional de educação, Valdir Kukelcik, presidente da câmara de vereadores, Edony Klüber, e a representante da secretaria municipal de educação e cultura, Adriane Neitvke, e demais secretários municipais, vereadores e chefes de núcleo da região.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

Fonte: IAP - Instituto Ambiental do Paraná.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.