07/10/2013

Programa Celesc Voluntária mobiliza empregados para reforma de creche

Foto: Ana Carolina Dall'Agnol/Celesc

O último sábado foi de sol e calor na Grande Florianópolis. Mas, em vez de buscar as praias para curtir o dia de folga, 70 pessoas – entre empregados da Centrais Elétricas de Santa Catarina e demais voluntários que aderiram à causa do programa Celesc Voluntária – optaram por passar o dia ajudando na reforma do Centro de Educação Infantil Frei Antônio (CEIFA), na Colônia Santana, em São José.

 

>>> Mais imagens na Galeria de Fotos

 

A creche, que atende diariamente a mais de 300 crianças, é mantida com doações da comunidade. Entretanto, o local sofre com a falta de recursos para recuperar salas de aula atingidas pelas chuvas e pelo aumento do nível do córrego que passa nos fundos da escola. Na última inundação, uma das salas de aula foi levada pela força das águas.

 

O foco do trabalho neste sábado foi a correção de fissuras e infiltrações, além da pintura das salas, implantação de calçadas e troca do piso daquelas que apresentavam buracos e desníveis no chão – em duas salas de aula, o piso de madeira, bastante antigo, já estava deteriorado, em virtude da água acumulada a cada chuva no local. Nessas salas, o piso foi elevado em 10 cm, com objetivo de impedir a entrada da água em dias de chuva mais forte.

 

A professora Maria Lúcia Ribeiro, do Pré-I, que também ajudou no mutirão de sábado, relata que, todos os dias, ela e outros professores buscavam soluções para tornar o ambiente mais agradável: “Nós colocávamos papel colorido, tapetes e os trabalhinhos das crianças nas paredes para tapar as manchas e as irregularidades. O problema é que, muitas vezes, em dias de chuva, nós chegávamos às salas e os trabalhos deles estavam todos no chão, úmidos, deteriorados; caía tudo”.

 

Com a reforma, a professora Sirlene (Lena) Nascimento, do Pré-II, nota que as melhorias vão além das condições estruturais da creche: “As crianças vão estudar em um ambiente mais saudável, as salas vão clarear, todos terão um novo ânimo, não apenas as crianças, mas também os professores e funcionários”.

 

No final de um dia de muito trabalho, movido pela corrente de solidariedade, a satisfação pôde ser percebida também naqueles que praticaram a ação: “Sentia necessidade de sair da inércia, do discurso, e agir. Encontrei, através do incentivo dos colegas, esta grande oportunidade de tornar este desejo em realidade. Sinto-me feliz em fazer o bem e de estar com pessoas tão especiais”, comemora a empregada da Celesc Roselle Berthier.

 

Próxima etapa 
A reforma não parou por aí. Haverá uma segunda etapa do mutirão no próximo dia 19, para dar os acabamentos finais e, também, para a mudança de todo o sistema elétrico da creche, que está bastante precário.

 

Celesc Voluntária
O programa, lançado recentemente pela Celesc, tem como objetivo reunir o maior número de empregados numa ação de voluntariado, para que, por um dia, eles usem suas habilidades para recuperar a infraestrutura de entidades beneficentes. Além da Grande Florianópolis, o programa foi estendido para as cidades de Tubarão, Criciúma, Joinville, Mafra e Calmon, por meio das agências regionais da empresa.

 

Veja as demais entidades contempladas pelo Celesc Voluntária: 

 

Cidade

Instituição beneficiada

 

Data da ação

 

Tubarão

Comunidade Terapêutica Reconstruir Vidas  (atende 30 moradores de rua com dependência química)

 

28 de setembro (estreia do programa)

 

Criciúma

Casa de Repouso Vó Marina (asilo que presta atendimento a 18 idosos)

 

19 de outubro

 

Joinville

Lar do Idoso Betânia (asilo que presta atendimento a 45 idosos)

 

26 de outubro

 

Mafra

Escola Municipal de Educação Básica General Osório (atende cerca de 60 alunos, entre educação infantil e ensino fundamental)

 

Previsão para a primeira quinzena de novembro

 

Calmon

A Regional Celesc de Videira ainda irá definir qual entidade será beneficiada. O município de Calmon foi escolhido por apresenta um dos menores IDHs do estado.

Previsão para a primeira quinzena de novembro

Fonte: Ana Carolina Dall'Agnol / Celesc




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.