07/10/2013

A nova geração de relatórios GRI de sustentabilidade


A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou em agosto de 2013 o PLS 289/2012 – projeto de lei que prevê que empresas de capital aberto terão de apresentar relatório anual de sustentabilidade obrigatoriamente.

 

De acordo com a relatora – senadora Kátia Abreu (PSD-TO) –, que apresentou parecer favorável pela aprovação, a medida contribuirá para o maior comprometimento da área empresarial e transparência em suas ações.

 

O documento deverá conter informações como as ações realizadas para diminuir impactos ambientais, boas práticas de governança corporativa e programas sociais implementados pela empresa.

 

 

Aprovação final depende da Comissão de Constituição e Justiça

 

O projeto ainda precisa ser examinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sendo esta a decisão terminativa. O autor do Projeto de Lei do Senado, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), explica que o relatório é um instrumento que as empresas têm para comunicar seus desempenhos socioambientais.

 

Em outros países essa prática já é adotada pelas companhias, entretanto, no Brasil, apenas uma em cada cinco empresas de capital aberto divulgam esse tipo de relatório e, na maioria das vezes, fazem isso apenas por exigência de investidores estrangeiros.

 

 

Ações preocupadas com o meio ambiente aumentam credibilidade

 

O senador argumentou ainda que o mercado financeiro tem reparado nas empresas que adotam condutas ambientais responsáveis. Segundo ele, a prática de divulgar o relatório de sustentabilidade influencia diretamente os acionistas, tanto nacionais quanto internacionais.

 

Portanto, além de uma questão de responsabilidade ambiental, a divulgação de relatórios de sustentabilidade aumenta a credibilidade da empresa no mercado.

 

Novas diretrizes GRI

 

Ao mesmo tempo em que ocorre a discussão sobre a obrigatoriedade da apresentação do relatório anual, a nova geração de diretrizes do sistema GRI (Global Reporting Initiative) é lançada para publicação de relatórios de sustentabilidade. O lançamento das novas diretrizes em Santa Catarina ocorre no próximo dia 04 de novembro, em Chapecó, durante o 2º Fórum de Sustentabilidade. O evento, realizado em parceria pela ACIC, ACIOC, Unoesc e Celulose Irani, também contará com palestras de representantes das empresas Dudalina, Tirol e Nord Electric.

 

Essas empresas relatarão os benefícios conseguidos com a prática habitual e institucional de relatar os resultados, avanços e desafios relacionados com a sustentabilidade, mediante a utilização da metodologia GRI.


Leia matéria completa sobre o 2º Fórum de Sustentabilidade.

 

Produza seu Relatório de Sustentabilidade
com a Editora Expressão e a Aequo Sustentabilidade

 

Em sintonia com as novas imposições para publicação de relatórios de sustentabilidade e o lançamento das novas diretrizes GRI, a Editora Expressão estreitou a parceria com a Aequo Soluções em Sustentabilidade, consultoria especializada que realiza anualmente a Pesquisa de Gestão Sustentável.

 

"O foco é auxiliar as organizações na prestação de contas, na avaliação e multiplicação das práticas de responsabilidade socioambiental, para publicação de seu relatório de sustentabilidade", afirma André Montagna, diretor da Aequo.

 

"O objetivo é oferecer ao mercado um produto diferenciado e de grande qualidade, agregando a excelência gráfica da Expressão com a expertise da Aequo para a elaboração de relatórios de sustentabilidade ou balanço social, segundo os modelos GRI, ANEEL ou outro específico da empresa ou setor de atuação", releva Rodrigo Coutinho, coordenador executivo da Editora Expressão.


Faça um orçamento sem compromisso de seu relatório com a Expressão e Aequo Sustentabilidade através dos contatos abaixo.

 

Fones: (48) 3222-9000 - 4009-2004

E-mails: expressao@expressao.com.br - aequo@aequo.com.br.

Fonte: Expressão com informações da Agência Senado e Celulose Irani




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.