08/09/2015 Portonave: onde crescimento e preservação navegam juntos

Portonave: onde crescimento e preservação navegam juntos

Projeto Nossa Praia: plantio de mudas nativas. Foto: divulgação/Portonave.

A Portonave tem a responsabilidade social como um dos seus pilares e desenvolve uma série de programas com o objetivo de preservar os recursos ambientais e culturais e promover a valorização da vida para as gerações futuras. Nesse sentido, busca envolver colaboradores e sociedade, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento sustentável do município de Navegantes e da região.

 

O Terminal Portuário é signatário do Movimento Nós Podemos Santa Catarina, que busca envolver a sociedade para o alcance dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Além disso, a empresa adotou o ODM 7 – Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente – e foi contemplada com o título de Embaixadora dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

 

A Portonave atende a mais de 300 legislações ambientais, desenvolve vários programas de gestão ambiental e prega o desenvolvimento consciente alinhado à preservação, Também possui a certificação ISO 14001.

 

Nossa Praia

 

Os quase 10 quilômetros que formam as praias de Navegantes estão ganhando uma cara nova. Considerada uma das maiores obras de recuperação de praia urbana do Brasil, o projeto compreende 102 hectares, o equivalente a mais de 100 campos de futebol.

 

Desenho da futura orla de Navegantes (SC), com a restinga preservada, deque de madeira, ciclovia e iluminação. Foto: divulgação/Portonave.

 

Batizado de Nossa Praia, o Projeto de Recuperação e Proteção da Orla de Navegantes abrange uma série de ações de recuperação da restinga, como a retirada de vegetação exótica e plantio de espécies nativas, reconstrução de dunas, fechamento de trilhas irregulares e, ainda, revitalização com a construção de um deque, ciclovia e reforço da iluminação. Os recursos, da ordem de R$ 3,8 milhões, são provenientes da compensação ambiental da área de expansão da Portonave. A Prefeitura de Navegantes é parceira no projeto e deve investir
R$ 3,1 milhões na implantação da iluminação e ciclovia na orla.

 

O projeto foi lançado oficialmente em janeiro de 2015 e as ações de sensibilização da comunidade, recuperação das áreas degradadas da orla e obras do deque começaram em seguida.

 

Benefícios ao Meio Ambiente

 

O desenvolvimento do projeto será realizado em etapas e uma das primeiras ações foi a retirada de vestígios de construções irregulares e plantas invasoras que estão na Área de Preservação Permanente (APP), que compõe a orla de navegantes. A reinserção de vegetação nativa da restinga será feita em seguida.

 

A substituição das plantas chamadas exóticas pelas originais resulta em uma série de benefícios, já que traz equilíbrio para a biodiversidade do ecossistema da restinga, controla a erosão na praia e protege a costa dos efeitos da maré.

Fonte: Editora Expressão, com informações da Portonave.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.