08/10/2013

Seminário na ALESC promove defesa dos direitos dos animais

FLORIANÓPOLIS, 26 DE OUTUBRO
das 8:00 às 19:00 horas.
Auditório Antonieta de Barros - ALESC
Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
Centro - Florianópolis

Em sequência ao ciclo de palestras promovido de 2005 a 2009, o Instituto Ambiental Ecosul, a Escola do Legislativo de Santa Catarina e a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), com apoio do Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais do MPSC (GEDDA), promovem no dia 26 de outubro o VI Seminário de Controle de Zoonoses, Educação Humanitária e Defesa dos Direitos dos Animais.

 

O evento ocorre na sede da Alesc, no auditório Antonieta de Barros, das 8 às 19 horas. A entrada é franca, os participantes receberão certificados e as ONGs poderão expor seus trabalhos no hall.

 

Objetivos
Propagar informações, apresentar e debater programas e estimular iniciativas em regime de co-responsabilidade entre Poder Público, Organizações Não Governamentais, Iniciativa Privada, Classe Veterinária e Ministério Público. Com foco na proteção da fauna, na guarda responsável, na prevenção aos maus-tratos e violência aos animais, além do controle humanitário de zoonoses e da procriação indesejada de cães e gatos.

 

Público-Alvo
Membros de Entidades de Defesa Animal, das Secretarias Municipais da Saúde, Educação e Meio Ambiente, das Vigilâncias Sanitárias e Epidemiológicas, do Ministério Público, da Classe Veterinária, dos Poderes Executivos e Legislativos Estadual/Municipais, estudantes e da sociedade em geral.

 

Programação

08h00min – Inicio das inscrições e entrega das pastas.

 

08h45min – Abertura e composição da mesa.

 

09h00min - Saudação dos componentes da mesa.

 

09h30min - O Ministério Público de SC e a defesa dos direitos dos animais - Promotor de Justiça Júlio Fumo Fernandes - Membro do GEDDA - Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais do MPSC.

 

10h20min - Crueldade com animais X Violência doméstica contra mulheres - Uma conexão real- Maria José Padilha- Psicóloga, Mestra em Educação pela Geórgia State University e Coordenadora da AADAMA-Assoc. Amigos e Defensores dos Animais e do MA do Recife, autora do livro “Crueldade com animais X Violência doméstica contra mulheres”.

 

11h10min – Intervalo para café.

 

11h 40min - A Conexão Violência Humanos/Animais e a Educação Humanitária- Halem Guerra Nery – Professor e Administrador Público-Presidente do Instituto Ambiental Ecosul

 

12h30min – Almoço.

 

13h30min - Manejo populacional de cães e gatos- do bem-estar animal à saúde pública – Adriana Maria L. Vieira- Méd. Vet. do Instituto Pasteur e da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de SP, Pres. da Comissão de Saúde Pública Veterinária do CRMV/SP, ex-gerente dos CCZs. de São Paulo e Guarulhos.

 

14h20min - UBSA- Unidade Básica de Saúde Animal – Méd. Vet. Michael Russi – Especialista em dinâmica e manejo populacional de cães e gatos e Consultor Veterinário do Ecosul.

 

15h10min - Campanhas de controle populacional de cães e gatos- Técnicas e resultados - Méds. Vets. Maísa Secco e Felipe Goulart – Especialistas em campanhas de contenção populacional de cães e gatos.

 

16h00min – Projeção do documentário “Rodeio, de que lado você está” – Realização FNPDA-Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

 

16h20min - Coffe Break.

 

16h50min - A DIBEA - Diretoria Municipal do Bem-estar Animal de Florianópolis – Eduardo Cavalazzi- Diretor de Bem-estar Animal de Florianópolis.

 

17h40min – Os cavalos da Ilha de Santa Catarina- Graduanda em Zootecnia Estéfane Luiz da Silva- Membro do Laboratório de Etologia Aplicada e Bem-estar Animal e do NEBEq - Núcleo de Etologia e Bem-estar de Equinos da UFSC.

 

18h30min – Mesa redonda e debates sobre os temas apresentados.

 

19h00min – Encerramento.

 

 

  • Nos intervalos da manhã e tarde, a  Psicóloga Maria José Padilha, Coordenadora da AADAMA – Associação Amigos Defensores dos Animais e do Meio Ambiente do Recife estará autografando aos interessados o livro de sua autoria “Crueldade com animais X Violência doméstica contra mulheres”.



Fonte: Halem Guerra / Ecosul




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.