08/11/2013

ONU comemora 20 anos da Transparência Internacional

Pais e mães levam filhos para a Marcha das Crianças, um protesto pacífico contra a corrupção e em favor de melhorias sociais. O ato ocorreu em Brasília em junho de 2013. Foto: Marcello Casal Jr/ABr

A organização global Transparência Internacional comemora 20 anos esta sexta-feira (8/11) e o aniversário mereceu destaque em uma mensagem do secretário-geral da ONU.


Ban Ki-moon parabeniza o grupo, que segundo ele, tem ajudado “nos esforços anticorrupção”, trabalhando em conjunto com outras organizações, incluindo as Nações Unidas.

Para o chefe da ONU, a corrupção não deve ser mais vista como o “preço de se fazer negócios”, por ser um “crime que precisa ser rejeitado” em todos níveis.

Ban lembra que “bilhões de dólares são perdidos todos os anos pela corrupção”. Ele nota alguns impactos “arrasadores e corrosivos” do crime, como tráfico humano e contrabando.



Empresas
De acordo com Ban Ki-moon, a comunidade internacional tem aumentado os esforços para ajudar as vítimas de corrupção. Ele cita a Convenção da ONU sobre Corrupção, que tem a participação de 168 países.

O secretário-geral lembra que as empresas têm o papel de defender ações anticorrupção como uma “oportunidade para a renovação da perda de credibilidade e de reputação”.

Ban Ki-moon afirma que as Nações Unidas enfrentam riscos de corrupção por atuar “nos lugares mais perigosos e instáveis do mundo”.

Segundo ele, a própria ONU é vulnerável, por ser uma organização tão grande, mas que já foi desenvolvido um sistema interno de controle para evitar casos de corrupção. O secretário-geral quer continuar trabalhando com a Transparência Internacional para eliminar a corrupção do mundo. Ouça a matéria no site da Rádio ONU em português, clicando aqui.

Fonte: ONU Brasil




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.