09/01/2014

Parque Nacional do Iguaçu comemora 75 anos com grandes eventos

Cataratas do Iguaçu. Foto: Adílson Borges

O Parque Nacional do Iguaçu, unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade localizada no Paraná, comemora nesta sexta-feira (10/01) 75 anos de criação. Para celebrar a data a diretoria do parque preparou diversas atividades e atrações culturais.


A comemoração oficial acontece das 9 às 11 horas no mirante das Cataratas do Iguaçu, antigo heliponto. No local será montado um palco com vista especial para a belíssima paisagem natural, para as atrações musicais convidadas e para toda a solenidade do evento. Os interessados em participar da celebração precisam confirmar presença com Ana Luiza, pelo telefone (45) 3521-8365, até as 14 horas de quinta-feira, 9 de janeiro.


No dia 10, aqueles que forem prestigiar o aniversário deverão dirigir-se até o Centro de Visitantes do parque. No local, os ônibus da unidade irão transportá-los até o mirante das Cataratas, onde ocorrerá a cerimônia e, posteriormente, farão o retorno de todos convidados. Em caso de chuva, o evento será transferido para o auditório do Centro de Visitantes.


Trajetória
Criado em 10 de janeiro de 1939, o Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo ICMBio, autarquia em regime especial responsável pela gestão das unidades de conservação federais. A unidade abriga o maior remanescente de floresta atlântica (estacional semidecídua) da Região Sul do Brasil. O zelo pelo meio ambiente e a sua riquíssima diversidade biológica colocaram o parque como a primeira unidade de conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, em 1986.


Desde o ano de 2000, no que se refere às ações de visitação turística, a unidade conta com o apoio da Concessionária Cataratas Iguaçu S.A., empresa que visa à ampliação do número de visitantes, sem perder o foco na qualidade do ecossistema, proporcionando conforto e segurança aos turistas.


Ao que tudo indica, esse é apenas o início de uma série de eventos que estão por vir no decorrer deste novo ano. De acordo com o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pergoraro, o aniversário da unidade de conservação é um ponto inicial de uma série ações programadas para 2014.


"O momento é muito positivo. Este ano a cidade de Foz do Iguaçu completa 100 anos; e o parque, 75 anos. Para unir estas histórias e projetar o futuro iremos formalizar um ano de comemorações com atividades no parque, nas áreas de turismo, comunidade, meio ambiente e esporte", anunciou.


Exemplo disso é o Lual das Cataratas, organizado pelo gestor da unidade de conservação, ICMBio, juntamente com a Concessionária Cataratas do Iguaçu S.A., que está programado para os dias 15 e 16 de janeiro e promete surpreender a todos com a incrível vista dessa maravilha da natureza emoldurada pela beleza de uma noite de lua cheia.


"Mesmo que o visitante já tenha contemplado as Cataratas do Iguaçu durante o dia, a visão das quedas à noite, somente iluminadas com a luz da lua, se traduz numa experiência única. Trata-se de um novo olhar sobre as Cataratas do Iguaçu. Convidamos a todos para conhecerem este espetáculo da natureza, agora acessível em duas noites por mês", convidou o chefe do parque, Jorge Pegoraro.

 

O ingresso para viver essa emoção custa R$ 45 e inclui a entrada e o transporte no Parque Nacional do Iguaçu. O visitante deve adquirir o ingresso na bilheteria do Centro de Visitantes, das 20h às 21h40, nos dias dos passeios. Do Centro de Visitantes os participantes são levados de ônibus até as Cataratas do Iguaçu. Os interessados têm até a 0h para vivenciar o atrativo, quando circula o último ônibus de retorno. Os próximos luais já têm data agendada para fevereiro, nos dias 14 e 15, e para março nos dias 14 e 15.


Gastronomia
Durante o Luau das Cataratas os visitantes podem desfrutar a infraestrutura do Espaço Porto Canoas. No local os turistas podem provar as maravilhas gastronômicas do Restaurante Porto Canoas e apreciar a visão singular do Rio Iguaçu. O custo do jantar é de R$ 60. Os interessados podem fazer reserva por meio do telefone (45) 3521-4443 ou pelo e-mail reservas@catarataspni.com.br. Para quem deseja fazer apenas um lanche, há boas opções no local.


Maiores informações: www.cataratasdoiguacu.com.br

Fonte: Lorene Lima / Comunicação ICMBio




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.