09/03/2015 Defesa Civil e Ciram lançam alertas para ciclone tropical em SC

Defesa Civil e Ciram lançam alertas para ciclone tropical em SC

Imagem de satélite mostra ciclone subtropical entre os litorais norte do RS e sul de SC. Foto: Reprodução/Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia (Ciram) de SC.

Ciclone subtropical pode evoluir para ciclone tropical. Ventos podem atingir até 80 km/h na costa e 100 km/h em alto-mar.

 

A Defesa Civil e o Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia (Ciram) de Santa Catarina lançaram alerta no estado, pouco depois das 20h do dia 9/03 (terça-feira), porque o ciclone subtropical, que está entre o litoral sul de SC e norte do RS, pode evoluir para um ciclone tropical nas próximas 12 horas. 

A defesa Civil e o Ciram levam em conta um aviso emitido pelo Centro de Previsão dos Estados Unidos (NCEP, na sigla em inglês). 

Segundo os dois órgãos, os litorais norte do RS e sul de SC devem enfrentar ventos mais intensos, com rajadas de 60 km/h a 80 km/h, e pancadas de chuva mais fortes, com trovoadas em alguns pontos, acumulados em média próximos de 50 mm, entre a noite do dia 9/03 e a manhã do dia 10/03. 

Não estão descartados temporais e trombas d’água (tornado no mar). 

O mar deve permanecer agitado no litoral catarinense, com condições adversas. Os picos de onda próximos da costa podem variar entre 3 m e 4 m, mantendo a condição de ressaca. Em alto mar as rajadas podem ultrapassar 100 km/h e as ondas superar 5 m, tornando “totalmente desfavorável às atividades de pesca e navegação”. 

 

Defesa Civil e Ciram orientam para o acompanhamento dos boletins de tempo e recomendam para que as pessoas observem movimentos de terra e inclinações de postes e árvores. Ao sair de casa em caso de risco de deslizamentos, acionar Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros. Sob chuva de granizo, procurar proteção em lugar seguro, fechar janelas e portas e não manusear equipamentos elétricos ou telefone por causa do risco de raios e relâmpagos. 

Fonte: Portal G1.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.