09/08/2017 Governo deixa fonte solar de fora de um dos leilões de energia de 2017

Governo deixa fonte solar de fora de um dos leilões de energia de 2017

Usina solar em Votuporanga. Foto: Ascom de Votuporanga-Wikimedia.

O Ministério de Minas e Energia anunciou a realização de dois novos leilões para o final do ano

 

O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou na segunda-feira (7) que realizará dois leilões para contratar energia nova no final de 2017, incluindo renováveis como hidrelétrica, solar fotovoltaica, eólica, biomassa, além de fontes fósseis, como termelétricas a gás e a carvão. É o primeiro certame desde dezembro do ano passado.

 

O anúncio do leilão mostra uma mudança de planos por parte do governo. No final do ano passado, o ministério cancelou um leilão de energia de reserva e passou a considerar a opção de descontratar projetos de energia já em andamento. Na época, o governo dizia que não havia a necessidade de novos projetos, já que a crise econômica reduziu a demanda por energia.

 

O anúncio dos novos leilões foi bem recebido pelo setor de energias renováveis, mas há uma reclamação da indústria solar fotovoltaica – a solar só poderá participar de um dos leilões, não dos dois, diferentemente de usinas a biomassa ou eólica.

 

>> Em seis meses, Brasil dobra número de instalações de painéis de energia solar

 

>> A aposta da Alemanha em energia solar

 

Os leilões são definidos pela data de início do projeto contratado. O primeiro, chamado de A-4, é para projetos que vão entrar em operação daqui a quatro anos, ou seja, em 2021. A solar pode participar deste, junto com as outras fontes renováveis, mas não do outro, o A-6, para projetos que entrarão em operação em 2023.

 

A assessoria do MME informou à reportagem que a fonte solar só é compatível com projetos de curto prazo, classificados como A-3 ou A-4. Por isso, ficou de fora do segundo leilão. Essa tese é contestada pelo setor. Segundo Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a indústria já participou de contratações com prazo de cinco anos, como em um leilão A-5 em 2013. Logo, poderia também participar de um A-6.

 

Segundo Sauaia, essa situação deixa a indústria solar em desvantagem em relação a outras fontes de energia. Isso acontece por conta do cenário econômico do país. Quem define a quantidade de energia a ser contratada são as empresas distribuidoras de energia. Com a crise, as empresas podem considerar uma menor demanda no curto prazo e uma maior para daqui a seis anos. Logo, os melhores contratos estão previstos justamente para o A-6.

 

"A solar já foi prejudicada em 2016 com o cancelamento dos leilões de reserva. Deixar ela de fora novamente pode atrapalhar o desenvolvimento da indústria no país", diz Sauaia. "E como a indústria solar fotovoltaica lidera a redução de custos, impedir a participação pode significar prejuízo para o consumidor, que acabará consumindo uma energia mais cara."

 

>> Pesquisa revela que brasileiros querem ter placa solar no telhado

 

>> Minas é o estado que mais instala painéis solares no Brasil

 

A indústria solar fotovoltaica cresce com velocidade no mundo todo graças a uma forte redução no preço dos painéis. No Brasil, a quantidade de usinas centralizadas, como as que poderão ser contratadas no leilão, é ainda pequena. O crescimento tem ocorrido principalmente na forma de geração distribuída – a instalação de painéis solares nos telhados de famílias e comércios no país, que não dependem dos leilões promovidos pelo ministério.

Fonte: Bruno Calixto - ÉPOCA | Blog do Planeta.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/09-08-17-governo-deixa-fonte-solar-de-fora-de-um-dos-leiloes-de-energia-de-2017.php on line 148

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/09-08-17-governo-deixa-fonte-solar-de-fora-de-um-dos-leiloes-de-energia-de-2017.php on line 148

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/09-08-17-governo-deixa-fonte-solar-de-fora-de-um-dos-leiloes-de-energia-de-2017.php on line 148