09/09/2013

Impacto da hidrelétrica na Bacia do Rio Uruguai é tema de debate

Salto do Yucumã, localizado no Parque do Turvo, em Derrubadas (RS), é o maior salto d’água longitudinal do mundo. A construção de hidrelétricas no Rio Uruguai afeta sua sua vazão de água e pode prejudicar o meio ambiente. Foto: divulgação

Hemerson Luiz Pase (UFPel) e Matheus Muller (UFRGS) analisam as políticas compensatórias sobre o remanejamento de populações atingidas pela hidrelétrica que compreende os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

A construção de hidrelétricas no Brasil tem sido alvo de inúmeros protestos, inclusive da classe artística, como no caso da de Belo Monte (PA). Entre as principais alegações de grupos que defendem a paralisação desse tipo de obra estão os danos causados ao meio ambiente e a ecossistemas das regiões e os efeitos sobre as populações, principalmente ribeirinhas, que muitas vezes dependem da região para tirar o sustento das famílias.

 

Para debater sobre o impacto dessas construções e enaltecer as discussões do tema de forma ampla, o maior encontro sobre a agenda brasileira terá em seu evento, realizado em São Paulo, em setembro, a palestra As implicações das políticas de remanejamento de atingidos por hidrelétricas.

 

Ministrada pelos professores Hemerson Luiz Pase, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e Matheus Muller, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o debate visa analisar, principalmente, os impactos individuais e sociais das políticas compensatórias de remanejamento de populações atingidas por hidrelétricas da bacia do Rio Uruguai, que compreende os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

Considerado o maior fórum de discussão da agenda brasileira e internacional no País, o 37º Encontro Anual da ANPOCS – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais acontece entre os dias 23 e 27 de setembro na cidade de Águas de Lindóia, em São Paulo.

Fonte: Em Foco Assessoria de Comunicação (Marcos Vargas / Fabiano Nakashima)




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.