09/09/2013

Audiência pública discute projeto telhados verdes em Curitiba

Especialista em direito ambiental faz ressalvas sobre projeto de lei na cidade
Foto:
Divulgação/Câmara Municipal de Curitiba

A Câmara Municipal de Curitiba realiza, nesta quarta-feira (11/9), às 14h, audiência pública para debater projeto de lei do vereador Professor Galdino (PSDB), que institui em Curitiba o sistema de telhados verdes. A medida pretende reduzir a poluição do ar, as ilhas de calor e facilitar a drenagem da água da chuva, ajudando a evitar inundações. Para Galdino, as coberturas ajardinadas trarão ainda conforto térmico e isolamento acústico aos moradores dos prédios.

 

De acordo com vereador, o objetivo da audiência é promover uma ampla discussão a respeito de sua proposta, aprimorar o texto e definir os encaminhamentos necessários para a adoção da nova técnica construtiva. “Para que o telhado verde se torne uma realidade, vamos fomentar o debate entre o poder público e a sociedade civil. Nossa cidade tem potencial para voltar a ser referência na área do meio ambiente”, argumenta o parlamentar.

 

Porém, segundo a Associação Tecnologia Verde Brasil – ATVerdeBrasil, instituição de Porto Alegre que incentiva projetos de infraestrutura verde e promove o uso de telhados verdes no Brasil, o projeto deve ser analisado com atenção.

 

O secretário executivo e especialista em direito ambiental, Renan Eschiletti Guimarães, vê o projeto com ressalvas e irá se manifestar na audiência pública. "Podemos dizer que ele é tecnicamente inadequado e poderá inclusive prejudicar a utilização e o desenvolvimento desse tipo de tecnologia", afirma.

 

De acordo com ele, há vários pontos a discutir, a começar pela própria definição do que é um teto verde e o que se busca com a sua utilização. “A associação apoia a promoção e o desenvolvimento da tecnologia dos telhados verdes, mas busca "aparar" leis que, por não serem tecnicamente adequadas, podem prejudicar o alcance desse objetivo”, ressalta.

 

Para fundamentar a discussão, o evento vai contar com a presença de representantes do poder público municipal, de empresas e técnicos que atuam no segmento, além de especialistas do meio acadêmico.

 

SERVIÇO
Data:
11/09/2013 (quarta-feira)
Hora: 14h
Local: Plenário da Câmara Municipal de Curitiba (Anexo II)

Fonte: Thais Gonzales / Gonzales Comunicação




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.