09/12/2013

Praia dos Ingleses, em Florianópolis, realiza 1º Mutirão Praia Limpa

Evento foi iniciado com um alongamento realizado pelo professor Anselmo Malavazi, da i9 Academia, direcionado para a atividade de coleta de lixo na Praia dos Ingleses (7/12/2013). Foto: Joaquim Jose Machado

Foi realizado na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, no último sábado (7/12), o primeiro Mutirão Praia Limpa. Organizado pelo Núcleo de Hotéis da Praia dos Ingleses, em parceria com a ACIF e com empresas e entidades da região, a iniciativa contou com a participação de cerca de 30 voluntários para limpeza da praia.


O evento foi iniciado com um alongamento realizado pelo professor Anselmo Malavazi, da i9 Academia, parceira da iniciativa. Os voluntários receberam camisetas, luvas, sacos de lixos, água e suco de laranja. Dezenas de sacos de lixo foram coletadas principalmente com bitucas de cigarro, plásticos, canudos, pedaços de isopor, garrafas e vidros. Muito lixo espalhado pela praia antes de começar a temporada de verão repleta de turistas.


O mutirão atraiu a atenção da comunidade para a preservação do meio ambiente. Muitos aplaudiram, sensibilizaram-se e participaram da coleta ou se comprometeram a participar da próxima edição. "Mais do que o lixo coletado, o importante é conscientizar a comunidade da região a não jogar lixo na praia", afirmou Gustavo Melo, um dos organizadores do mutirão e representante do Hotel Geranius e do Núcleo de Hotéis da Praia dos Ingleses.


A iniciativa, que contou também com o apoio da Editora Expressão, foi um sucesso e a organização do evento já pensa em realizar a próxima edição em breve. Uma das ideias é realizar um mutirão específico para a limpeza das dunas aonde há uma concentração maior de lixo.


Como tudo começou

Em julho de 2013, o leitor Fabio Silva Teixeira enviou para Editora Expressão fotos da Praia dos Ingleses que mostravam grande quantidade de lixo acumulado nas dunas, local que é um dos principais pontos de visitação turística do Norte da Ilha de Florianópolis. Casas de madeiras e bares que ficavam nas dunas foram enterrados pela areia e não houve nenhum esforço do poder público para remoção desse lixo. “Se não tomarmos uma providência, em poucos meses ou anos as dunas serão cobertas por lixo", afirmou Teixeira indignado na matéria veiculada pelo Portal da Expressão.

Leia matéria publicada pela Editora Expressão em 23/07/2013


No dia 13 de setembro, com base nas informações da matéria publicada pela Expressão, a RBS TV (afiliada da rede Globo nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul) veiculou no Jornal do Almoço uma reportagem sobre o assunto, mostrando a indignação da população com a situação, que afasta os turistas e prejudica o esporte e o lazer nas dunas. Mesmo com as reportagens veiculadas, o poder público não se sensibilizou com a grave situação do meio ambiente, que afeta diretamente a comunidade da região.

Veja reportagem completa no Jornal do Almoço da RBS TV em 13/09/2013



Veja o cartaz de divulgação do 1º Mutirão Praia Limpa



Mais informações
consultor2@acif.org.br / (48) 3244-5578

Fonte: Redação Expressão




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.