09/12/2016 Visita à área preservada revela de onde vem a água para Curitiba

Visita à área preservada revela de onde vem a água para Curitiba

Dentro do Parque Estadual do Marumbi está localizada a área denominada Mananciais da Serra. Localizado em meio à floresta de mata atlântica, no município de Piraquara, o local abriga nascentes que vão alimentar as barragens Piraquara I e II e parte da barragem do Iraí. Estes reservatórios integram o sistema de abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana, que fornece água para 3,5 milhões de habitantes. Foto: Divulgação Sanepar.

Dentro do Parque Estadual do Marumbi está localizada a área denominada Mananciais da Serra. Localizado em meio à floresta de mata atlântica, no município de Piraquara, o local abriga nascentes que vão alimentar as barragens Piraquara I e II e parte da barragem do Iraí. Estes reservatórios integram o sistema de abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana, que fornece água para 3,5 milhões de habitantes.

 

Como forma de preservação, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) mantém um programa de visitas aos Mananciais da Serra. Uma vez por mês, a população é recebida no local para admirar as belas paisagens e conhecer um pouco mais do ecossistema que traz à cidade a água que brota da floresta.

 

Nos Mananciais da Serra também há história. Até hoje permanecem lá o conjunto dos 17 reservatórios que, a partir de 1908, abasteceram Curitiba. O Carvalho é o principal deles e de onde uma adutora de 38 km levava água até o Reservatório do Alto São Francisco, na capital.

 

Na área do Carvalho, os turistas podem conhecer o Santuário São Francisco, percorrer a Trilha do Salto (percurso de 1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta.

 

VISITAS - Neste fim de semana, dias 10 e 11 de dezembro, a área dos Mananciais estará aberta para visitação. O programa é ideal para passeios em família, para quem gosta de trilhas e de contato com a natureza. As visitas iniciam às 8h30 e a entrada é permitida até as 16h. Às 17h30 os passeios são encerrados.

 

Não é necessário agendar a visita para grupos com menos de dez pessoas. Grupos maiores devem agendar previamente pelo email mananciaisdaserra@sanepar.com.br ou ucsparana@iap.pr.gov.br

 

O Programa de Visitas é realizado pela Sanepar em parceria com Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual do Marumbi.

Fonte: Instituto Ambiental do Paraná.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.