10/04/2014

FIERGS apresenta proposta de reindustrialização do Rio Grande do Sul

Presidente da FIERGS, Heitor José Müller, esteve reunido com empresários no SinmaqSinos, em Novo Hamburgo. Foto: divulgação.

"O ano de 2014 deve ser utilizado para planejar ações de industrialização, temos urgência. É o setor industrial que garante o crescimento sustentado dos municípios", afirmou o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, durante a reunião empresarial realizada na sede do Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Industriais e Agrícolas de Novo Hamburgo (SinmaqSinos), nesta quinta-feira. Ele ressaltou que desde 2007 a produção industrial física no Brasil não cresce. Além disso, a participação de produtos industrializados na pauta das exportações nacionais vem caindo. Se em 2000 representava 59% das vendas externas, no ano de 2012, registrou apenas 37%. "Precisamos reverter essa tendência e decidir se queremos ser apenas um camelódromo ou uma nação desenvolvida como a Coreia do Sul", completou. Também informou que é um equívoco comemorar o desempenho da economia do Rio Grande do Sul em 2013, quando registrou alta de 5,8% no PIB, pois é apenas a recuperação na comparação com um período de crise como foi o de 2012. 

Outras bandeiras da FIERGS e do CIERGS apresentadas pelo presidente foram a clarificação na Norma Reguladora 12, a revisão da carga tributária, que inflaciona os preços dos produtos nacionais até 35% acima dos importados, e a necessidade de investimentos nas áreas de infraestrutura logística e geração de energia elétrica. "Seguimos importando 70% da energia consumida no Estado, enquanto temos a maior jazida de carvão mineral do País, uma energia firme, que não está sujeita a oscilações da natureza", lembrou. 

O presidente do SinmaqSinos, Davilson Luiz Nogueira, destacou o apoio do Sistema FIERGS, por meio de Sesi, Senai e IEL. "Essa ligação com a FIERGS é determinante para o bom funcionamento dos Sindicatos", afirmou.

Fonte: Agência de Notícias FIERGS.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.