10/06/2016 Novo portal do IAP garante mais facilidade ao usuário de serviços ambientais

Novo portal do IAP garante mais facilidade ao usuário de serviços ambientais

O site, desenvolvido em parceria com a Celepar, foi criado com o objetivo de ser mais acessível e transparente para a sociedade. Foto: Celepar.

Para encerrar as comemorações da semana do meio ambiente, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) lançou nessa sexta-feira (10) o seu novo portal. O site, desenvolvido em parceria com a Celepar, foi criado com o objetivo de ser mais acessível e transparente para a sociedade.

“Recebíamos muitas reclamações dos usuários quanto as dificuldades de acesso a algumas informações e conteúdos. O novo portal vem para diminuir esses problemas. Além disso, a ideia é ser cada vez mais transparentes nas nossas ações”, explica o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

O site registra uma média de mais de 45 mil acessos mensais e é um dos dez mais acessados do Governo do Estado. O portal anterior, atendia algumas exigências legais com relação a transparência, como os licenciamentos ambientais vigentes, editais de notificação, termos de compromisso, estudos ambientais.

O novo site mantém o conteúdo, mas tem um novo layout que facilita a navegação do usuário, e, além disso, está integrado com os sistemas de informação desenvolvidos pelo IAP, como o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), na qual o usuário pode solicitar e emitir alguns licenciamentos e dispensas de licenciamento online, e a transmissão da qualidade do ar em tempo real.

“A ideia foi de portal que se comunicasse nos mesmos moldes que o SGA, uma vez que nosso objetivo é acabar com os processos físicos, padronizando e parametrizando procedimentos. Dessa forma, o usuário poderá encontrar informações de maneira mais prática, ou seja, dando menos cliques possíveis”, explica o chefe do departamento de informática do IAP, Elias José Rodrigues.

MUDANÇAS - O novo site foi desenvolvido para outras plataformas além do desktop, isto é, ele se adapta ao mecanismo que é acessado, seja computador, celular ou tablet. Com a modernização do layout, afirma o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, os usuários terão acesso aos conteúdos mais recorrentes, desenvolvido a partir de uma análise dos perfis dos cidadãos. “Além de mais transparência, esta parceria tem por objetivo gerar facilidades à população paranaense na obtenção de informações e serviços públicos do IAP, por meio da utilização de tecnologia de ponta”.

Foram criados botões para facilitar a busca dos serviços mais usados na página, como a solicitação do licenciamento ambiental, acompanhamento da solicitação, requerimento de mudas, certidão negativas, taxas e boletos, entre outros.

Os menus também foram definidos por área de acesso dos usuários, como informações pertinentes sobre o IAP, licenciamento ambiental, monitoramento, fiscalização, unidades de conservação, restauração e monitoramento florestal e serviços e informações.

Durante as próximas semanas, o site continuará recebendo atualizações de conteúdo importantes para que fique mais enxuto e claro ao usuário ambiental.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

Fonte: Instituto Ambiental do Paraná (IAP).




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/10-06-16-Novo-portal-do-IAP-garante-mais-facilidade-ao-usuario-de-servicos-ambientais.php on line 149

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/10-06-16-Novo-portal-do-IAP-garante-mais-facilidade-ao-usuario-de-servicos-ambientais.php on line 149

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/10-06-16-Novo-portal-do-IAP-garante-mais-facilidade-ao-usuario-de-servicos-ambientais.php on line 149