10/09/2013

FEPAM emite Licença de Operação da Central de Resíduos Sólidos Industriais da Marcopolo 

Complexo industrial da Marcopolo em Ana Rech, Caxias do Sul (RS)
Foto:
Arquivo Marcopolo 

A FEPAM emitiu  (em 9/9) a Licença de Operação da Central de Resíduos Sólidos Industriais Classe II, referentes aos resíduos gerados na Marcopolo S/A e empresas coligadas em uma área de 1.460 m2. A licença contempla a primeira célula da unidade centralizada de disposição final de resíduos sólidos industriais (Classe II, não perigosos e não recicláveis) oriundos da Marcopolo S/A (unidades de Ana Rech e Planalto) e das empresas a ela coligadas: Wsul Espumas Indústria e Comércio Ltda e Spheros Climatização do Brasil, localizadas em Caxias do Sul.

 

O empreendimento contempla o recebimento de 700 m³ mês de resíduos não contaminados, a maioria, transportados e dispostos nas células sob forma de fardos, e uma pequena porção transportada em big bags, para disposição a granel. A unidade é coberta por um telhado, construído com telhas metálicas em forma de arco, fixadas a uma sapata contínua de concreto, que funcionará também como uma calha de drenagem para as precipitações incidentes sobre a estrutura metálica. O mesmo será reutilizado nas células futuras, devido ao tamanho padrão.

 

O baixo teor de umidade dos resíduos a serem dispostos, associado ao telhado, deverá resultar na geração muito pequena de chorume, que quando gerado será conduzido a um reservatório em fibra de vidro, para posterior tratamento na ETE da unidade da Marcopolo.

 

No período compreendido entre outubro e novembro de 2012 foi dado início a execução do projeto de cortinamento vegetal, que prevê o plantio de 3.540 mudas de espécies nativas da região em todo o entorno da área diretamente afetada pelo empreendimento abrangendo área equivalente em torno de 16.097,26 m2. Num primeiro momento foram plantadas 758 mudas.

Fonte:  FEPAM / SEMA




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.