10/10/2013

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho inaugura brinquedotecas do Projeto Recrear em Florianópolis

Fotos: Alessandro Darabas

Milhares de crianças em situação de vulnerabilidade social são beneficiadas pela rede de brinquedotecas do Projeto Recrear, iniciativa da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) em parceria com a Mattel do Brasil. A inauguração dos espaços está sendo realizada a partir desta quinta-feira (10/10) nas cinco organizações de Florianópolis que fazem parte do projeto.

 

O projeto visa a disseminação da prática do brincar em escolas, ONGs e hospitais, como estratégia para promover o desenvolvimento integral da infância em comunidades de baixa renda. O objetivo é qualificar o atendimento prestado pelas organizações sociais às crianças, por meio de métodos pedagógicos que fomentem a imaginação e o jogo em ambientes adequados a estas práticas.

 

“Este projeto integra a linha de ações destinadas a promover a educação como eixo fundamental do desenvolvimento social, foco de atuação da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e tema prioritário do investimento social privado do Grupo RBS” destaca Cheila Zortéa, coordenadora da FMSS.

 

As organizações que participam da Rede Recrear consideram o brincar como elemento chave de sua pedagogia e de suas ações sociais. Cada uma delas recebeu o mobiliário, objetos de decoração, livros e brinquedos para criar o ambiente de uma brinquedoteca. Neste primeiro ano de atuação, foram escolhidas cinco organizações para integrar o projeto por meio de um edital público de seleção. As educadoras das instituições participaram ainda de dois ciclos de formação relacionados à importância do brincar e à gestão de projetos sociais.

 

“Aqui no Hospital Infantil Joana de Gusmão, as crianças com problemas de câncer e leucemia contam agora com o fortalecimento de espaços lúdicos para minimizar o impacto dos procedimentos quimioterápicos. A brinquedoteca foi revitalizada e trouxe uma nova expectativa de socialização para as crianças e mães que vivem um momento tão difícil” destaca Bernadete Berto, Assessora Executiva da Associação de Voluntários da Saúde (AVOS). A brinquedoteca deve atender cerca de 3 mil crianças que procuram anualmente o ambulatório de oncohematologia.

 

Impacto Social
As brinquedotecas serão utilizadas de diferentes formas nas distintas organizações que integram o projeto. Na ONG Saúde Criança a brinquedoteca ajudará a estreitar os vínculos entre mães e filhos através do brincar conjunto. Já na Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), a brinquedoteca apoiará a construção de significados e referencias simbólicos entre as crianças atendidas.

 

Na Creche Montserrat, a brinquedoteca possibilitará a 120 crianças de 0 a 6 anos o acesso a brinquedos educativos em um espaço apropriado para a imaginação e o jogo. O atendimento às crianças permite às mães trabalhadoras manter os seus filhos longe da violência. Não muito diferente é a realidade das 200 crianças que utilizarão o espaço da brinquedoteca no Centro Educativo Girassol da IDES-PROMENOR.

Fonte: Acontecendo Aqui




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.