11/03/2014

Cadeia de Reciclagem: um Olhar para os Catadores

Livro da Editora Senac São Paulo destaca a importância dos trabalhadores envolvidos na reciclagem e na preservação do meio ambiente.

A Editora Senac São Paulo lançará em São Paulo a publicação Cadeia de Reciclagem: um Olhar para os Catadores, de Jacques Demajorovic e Márcia Lima. O lançamento será neste sábado, 15 de março de 2014, na FNAC Pinheiros (Praça dos Omaguás, 34, em Pinheiros).

 

A obra discute um dos grandes desafios dos centros urbanos contemporâneos: encontrar alternativas para gerenciar quantidades crescentes de resíduos sólidos decorrentes da expansão da produção e consumo em nível mundial.

 

Em todo o mundo, uma das alternativas para lidar com esse desafio tem sido a ampliação de programas de coleta seletiva e o reaproveitamento desses materiais. No Brasil, ainda que programas municipais de coleta seletiva e iniciativas empresariais para a reciclagem de materiais tenham se expandido nos últimos anos, são os catadores os principais agentes da cadeia reversa de resíduos sólidos.

 

Individualmente ou cooperados, os milhares de catadores que atuam nas cidades brasileiras conseguem alimentar a enorme base de materiais reaproveitáveis que circulam pela cadeia de reciclagem até serem incorporados novamente em inúmeros produtos e processos. No entanto, mesmo sendo os responsáveis pela maior parcela da coleta, é o grupo integrante da cadeia de reciclagem brasileira que recebe a menor parcela do valor gerado no processo.

 

Pensar uma cadeia de reciclagem mais justa, que distribua de forma mais equitativa os ganhos gerados com a atividade, depende de um olhar mais atento para essa realidade e para o papel a ser desempenhado por cada ator social. Não se trata de favor ou assistencialismo, mas sim da valorização, ainda que tardia, do papel que os catadores desempenham para a expansão do mercado de reciclagem e mitigação de impactos socioambientais nos centros urbanos brasileiros.

 

Na valorização desse olhar, a obra dos autores Jacques Demajorovic e Márcia Lima, publicada pela Editora Senac São Paulo, aborda temas como como meio ambiente, sustentabilidade, cadeia de reciclagem, políticas públicas, inclusão social e corresponsabilidade. A publicação também apresenta uma bela e sensível sequência de imagens que revelam o dia a dia desses trabalhadores, com algumas fotos captadas pelos próprios catadores.

 

Sobre os autores

 

Jacques Demajorovic é bacharel em economia, mestre em administração pública e governo e doutor em educação. Atua desde 1990 na área ambiental desenvolvendo programas, entre os quais gerenciamento de resíduos sólidos e sistemas de gestão ambiental. É professor do programa de pós-graduação em Administração do Centro Universitário da FEI na linha de pesquisa em sustentabilidade. É autor dos livros Sociedade de Risco e Responsabilidade Socioambiental: Perspectivas para a Educação CorporativaModelos e Ferramentas de Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas para as Organizações eColeta Seletiva com Inclusão Social.

 

Márcia Lima é bacharel em fotografia, fotógrafa e arte-educadora. Trabalhou como repórter fotográfica no Diário Popular. Leciona fotografia em oficinas culturais pela Secretaria Municipal e Estadual de Cultura e no Sesc Belenzinho. É professora voluntária de fotografia no Núcleo Comunitário de Cidadania Amigos da Paz (NCCapaz).

 

SERVIÇO


Título: 
Cadeia de Reciclagem: um Olhar para os Catadores;
Autores: Jacques Demajorovic e Márcia Lima;
Editora: Editora Senac São Paulo;
Preço: R$ 34,90;
Número de páginas: 
155;
Lançamento: 15 de março de 2014, das 16 às 19 horas;
Local: FNAC Pinheiros
Endereço: Praça dos Omaguás, 34, Pinheiros – São Paulo (SP).

Fonte: Instituto Ethos.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.