11/03/2014

Jovens que estão em abrigos em Blumenau e Joinville serão capacitados

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) assinam termo de cooperação que marca o início das atividades do projeto Novos Caminhos em Joinville e Blumenau. A iniciativa busca capacitar profissionalmente os jovens que, ao completarem 18 anos, deixam as casas de acolhimento. Em Joinville, o convênio será firmado no dia 12, às 16 horas, no SENAI Sul, na Avenida Coronel Procópio Gomes, 911, bairro Bucarein. Em Blumenau será no dia 13 de março, às 8h30, no SENAI, na Rua São Paulo, 1.147, bairro Itoupava Seca.

"A educação é o caminho para o crescimento pessoal e profissional. Os cursos que serão oferecidos por meio do projeto Novos Caminhos vão abrir portas para esses jovens no mundo do trabalho, inspirar-lhes confiança e dar-lhes uma nova perspectiva de vida" afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. 

A AMC estima que nos próximos anos cerca de 600 jovens, ao atingirem a maioridade, deixarão os abrigos no Estado. Eles serão capacitados profissionalmente de acordo com as afinidades ou aptidões pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), SENAI/SC e SESI/SC, entidades da FIESC. Os jovens que têm entre 16 e 18 anos serão encaminhados para um curso de qualificação para posteriormente ingressar nas indústrias por meio de um programa de estágio. 

Projeto-piloto: Em agosto do ano passado foi implantado projeto-piloto em Chapecó. A primeira turma foi formada em dezembro. O grupo, integrado por 13 jovens, cursou nove módulos sobre temas como comportamento, proatividade, ética no trabalho e liderança. 

De acordo com o presidente da AMC, Sérgio Luiz Junkes, a iniciativa tem mostrado resultados surpreendentes. "Estamos muito satisfeitos com o sucesso do projeto e, sobretudo, pela possibilidade de oferecer um futuro melhor a esses jovens. Vamos envidar todos os esforços, juntamente com a FIESC e com TJ/SC, no sentido de levar o programa a outros municípios do Estado ainda este ano", ressaltou.

O projeto Novos Caminhos integra o Movimento a Indústria pela Educação, lançado em 2012 para estimular o setor industrial a promover o acesso ao ensino com a ampliação da oferta de serviços educacionais. Neste ano, o projeto Novos Caminhos também será implantado em Lages, São Miguel do Oeste, Itajaí, Florianópolis, Jaraguá do Sul e Criciúma. 

Fonte: Dâmi Cristina Radin/ Assessoria de Imprensa da FIESC.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.