11/04/2014

ONU avança na elaboração de uma nova agenda sustentável pós-2015

Da direita para a esquerda: presidente da Assembleia Geral da ONU, John Ashe; presidente do ECOSOC, Martin Sajdik, e secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Foto: ONU/Paulo Filgueiras.

A ONU deu um passo importante no caminho para a elaboração de uma nova agenda, com foco em sustentabilidade, após dois dos principais órgãos da Organização – a Assembleia Geral e o Conselho Econômico e Social (ECOSOC) – terem reunido esta semana os Estados-membros em um encontro para pensar em conjunto ações orientadas para mobilizar novas e existentes parcerias para o desenvolvimento.

 

“Precisamos mobilizar os nossos esforços para utilizar todo o potencial de uma abordagem conjunta. Essas parcerias devem ser formadas em todos os níveis, desde a base ao nível nacional, regional e global”, declarou o presidente do ECOSOC, Martin Sajdik, pedindo que os Estados-membros mantenham o foco nas necessidades dos países mais vulneráveis, incluindo as nações sem litoral e menos desenvolvidas, pequenas ilhas e países africanos que saem de conflitos.

 

“Temos de criar novas parcerias e ampliar as já existentes, a fim de lidar com os desafios enfrentados por esses países de cabeça erguida.”

 

A ONU tem se esforçado para alcançar uma nova agenda de desenvolvimento pós-2015 para suceder os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Essas metas, acordadas pelos líderes mundiais na cúpula da ONU em 2000, têm o objetivo de reduzir a fome e a pobreza extrema, diminuir a mortalidade materna e infantil, combater doenças e proporcionar o acesso à educação universal e de cuidados de saúde – todos até o final de 2015.

 

Em declaração à sessão de abertura do encontro, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que o Sistema das Nações Unidas está aumentando rapidamente o seu trabalho com novos atores, que têm ajudado na aceleração dos esforços da Organização para atingir os ODM, além de trazer novas perspectivas de como os desafios de desenvolvimento podem ser enfrentados.

Fonte: ONU Brasil.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.