11/10/2013

Cuide-se + Prevenção do Câncer é lançado em Francisco Beltrão

Unidade Móvel tem os mais modernos equipamentos de detecção do câncer.
Foto:
Mauro Frasson

A Raffer é a primeira empresa a receber a unidade móvel do Sesi que percorrerá o Estado realizando exames gratuitos, beneficiando milhares de trabalhadores e suas famílias. Lançamento aconteceu nesta sexta-feira (11/10).

 

Nesta sexta-feira (11/10), o programa Cuide-se + Prevenção do Câncer, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) no Paraná, para beneficiar os trabalhadores industriais e suas famílias, foi lançado em Francisco Beltrão. O município foi o escolhido para dar início à trajetória da unidade móvel que percorrerá o Estado realizando exames gratuitos para a prevenção de câncer de pele, de próstata, de mama e de colo de útero – considerados os de maior incidência entre a população. O lançamento aconteceu nas dependências da empresa Raffer, que conta com 320 funcionários, e será a primeira a receber o atendimento do programa.

 

“A previsão é realizar 2.800 atendimentos por mês, em 87 cidades do Oeste e Sudoeste do Paraná, até o final deste ano. Depois, o programa será estendido às demais regiões do Estado”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, durante o evento.

 

“Com este lançamento na região, estamos iniciando o trabalho dessa primeira unidade móvel que vai percorrer o Paraná, combatendo o câncer”, observou Campagnolo. “A partir do próximo ano, o Sesi entrará com mais uma unidade móvel no Estado, que vai permitir fazer uma cobertura ainda mais ampla para a proteção da saúde do trabalhador paranaense”, destacou o presidente da Fiep.

 

Campagnolo citou também que a unidade móvel foi construída pelo Hospital do Câncer de Barretos, parceiro do Sesi no projeto e referência nacional em diagnóstico e tratamento da doença. “Esta unidade móvel que estamos disponibilizando tem três salas para exames e está equipada com um mamógrafo que é considerado o mais moderno do mundo”, acrescentou.

 

O diretor-presidente da Raffer, Osmar Mazetto, ressaltou a importância dessa ação do Sesi no Paraná, e falou sobre como ela vai impactar em sua empresa. “A maioria de nossos funcionários é de mulheres, ou seja, têm uma dupla jornada de trabalho. Então, a visita dessa unidade móvel vai facilitar ainda mais para que elas possam fazer seus exames, poupando tempo e deslocamento”.

 

“É uma iniciativa louvável do Sesi, que vai facilitar bastante para os trabalhadores das indústrias fazerem seus exames preventivos de câncer”, disse João Carlos Algeri, funcionário da área administrativa da Raffer.

 

Marta Salgueiro, zeladora da empresa, também cita a ação do Sesi como um grande incentivo para cuidar da saúde. “Além disso, ficamos muito felizes em saber que a unidade móvel voltará a cada ano para dar continuidade ao trabalho. Esse acompanhamento é importante e ficaremos aguardando a próxima visita”.

 

De acordo com Maria Aparecida Lopes, do Sesi, o atendimento ao público será feito por equipes multidisciplinares: médicos, enfermeiros, técnico em enfermagem e técnicos em radiologia.

 

Além de facilitar o acesso aos exames preventivos de câncer, o Cuide-se+ promoverá a conscientização do público, por meio de oficinas, com materiais impressos, vídeos e palestras, para estimular a prática de hábitos saudáveis e ajudar na prevenção da doença.

 

O lançamento do Cuide-se + Prevenção do Câncer, em Francisco Beltrão, contou com as presenças do presidente da Fiep, Edson Campagnolo, e da industrial, Sueli Campagnolo; dos vice-presidentes da Fiep, Rony Júnior Marini e Claudio Petrycoski; do diretor da Fiep e presidente do Sindirepa/Francisco Beltrão, Rafael Liston; da secretária municipal de Saúde, Rose Mari Guarda, representando o prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Cantelmo Neto; da gerente de Operações do Sesi no Paraná, Maria Aparecida Lopes; Fabiana Tozzo, coordenadora do Cuide-se+ Prevenção do Câncer; de outras lideranças do Sistema Fiep e representantes de diversas instituições ligada à área de Saúde.

 

Sobre o Cuide-se +: O programa Cuide-se + é uma das iniciativas do Sesi no Paraná para promover a qualidade de vida dos trabalhadores industriais, suas famílias e a comunidade, bem como estimular a gestão socialmente responsável das indústrias.

 

Além da prevenção do câncer, outro eixo do programa é prevenir o uso do álcool e outras drogas, tanto na sociedade quanto no ambiente de trabalho, o que rendeu uma série de encontros sobre o tema, em 2012 e 2013, mobilizando a comunidade industrial.

Fonte: Agência FIEP




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.